Alguém utiliza esta tecnica?
http://olddogcycles.com/2013/08/dica...elocidade.html
Venho de uma moto custom e estou tentando me acostumar com a GS12. O freio traseiro dela não freia muito é isso mesmo?
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Alguém utiliza esta tecnica?
http://olddogcycles.com/2013/08/dica...elocidade.html
Venho de uma moto custom e estou tentando me acostumar com a GS12. O freio traseiro dela não freia muito é isso mesmo?
Pode utilizar só o dianteiro. O manete do freio dianteiro aciona também o traseiro. A distribuição de frenagem entre roda dianteira e traseira é controlada pelo ABS.
Eu li este post há alguns meses e tenho usado a técnica. O freio traseiro da 800 também é bem manso (comparando ao da minha antiga XT) mas dá conta do recado.
Desde que comecei a usar fico tentando entender as forças atuantes que dão equilíbrio à moto.
Em baixa velocidade, no transito, só uso freio traseiro...
Meu caro colega,
Os freios da moto são superdimensionados. A roda dianteira conta com dois discos e duas grandes pinças de 2 pistões cada, e na roda traseira, há um disco com pinça de 2 pistões. A moto freia muito bem no asfalto, graças ao ABS, que realmente evita o pior e mantém a moto nos trilhos o tempo todo. Pode “alicatar” o freio a vontade, mesmo em piso molhado. As rodas nunca travam, e a moto fica imobilizada em pouquíssimo tempo. Nunca utilizo a freio traseiro, são raras as vezes, só para compensar em uma curva, haja vista que ao acionar o manete do freio dianteiro, o sistema de freio distribui a força de frenagem da seguinte forma: 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, então pode esquecer o pedal de freio.
Até breve,
Reinaldo
São os velhos hábitos que nunca nos deixam...rsrsrs
Eu esquecer do pedal de freio traseiro, seria correspondente a minha mulher esquecer da buzina do carro...impossível!!!kkkk
Abcs!
Que eu saiba a F800 não tem freio combinado, o dianteiro e traseiro são independentes
A minha é a F800GS ADV, e até onde sei não tem ABS combinado não... Não achei nada no manual que diga que a frenagem é distribuída. Talvez seja nas 1200, mas nas 800 (e provavelmente tampouco nas mono 650) não seja combinado não...:confused:
A propósito, só uso o freio da frente quando estou com a moto na vertical, o ABS é maravilhoso mas não é mágico... Se entrar muito deitado em uma curva com piso molhado e alicatar a roda da frente acredito que nem por milagre consegue-se evitar o chão... Em fim, na dúvida sou mais conservador... Better safe than sorry!!!!;)
A f800 não tem abs combinado, e acredito q só as 1200 Lc devem ter o abs combinado
São "pequenos" detalhes que fazem a diferença de preço .
Nunca utilizo o freio traseiro na minha. Até porque, quando utilizei, logo ao comprá-la, por ter vindo das customs, comecei a sentir a resposta do ABS contra meu pé. Ou seja, como e combinado o freio dianteiro, a moto distribui a frenagem.
Um bom início de semana a todos!
Janoario
Gente, na boa,o tópico se desviou um pouco.
A técnica que o Brigadeiro expos ao abrir o tópico é universal.
Serve para qualquer moto, de qualquer potëncia,com ou sem abs, EM BAIXA VELOCIDADE.
A usei na G, na F800 e agora na GS1200LC.
Usa-la apropriadamente é questáo de segurança.
Recomendo aos amigos que assistam ao video RIDE LIKE A PRO.
Náo é porque fazem uma coisa há anos que estão fazendo a coisa certa.
E na hora do vamos ver, se é 70-30 ou não, se não souber manusear o chão o espera.
no fim das contas, tudo depende de onde voce está andando - daí a versatilidade de termos 2 sistemas de freio - traseiro e dianteiro
- se você está rodando só na cidade, mesmo nas 800 e nas 650 que não têm o C-ABS (combined ABS), é mais do que suficiente usar só o freio traseiro combinado com reduções de marcha em conjunto (muito mais confortável do que ficar tendo que trabalhar o acelerador e o freio com a mão direita)
- na estrada (supondo asfalto), para as motos que não têm o C-ABS, prefiro usar mais o freio dianteiro (eu raramente uso o traseiro na minha 800 nestas condicões)
- já quando estou descendo a minha estradinha de terra, uso só o traseiro e deixo o ABS me ajudar numa alicatada mais forte. Numa condição desta, usar o freio dianteiro é risco de tombo certo, pois, se você der o azar de uma alicatada forte, dependendo do tempo de resposta do ABS, pode não ser suficiente para evitar que a roda dianteira "dê uma escapada" e aí, meus caros, todo mundo sabe que quando a roda dianteira vai embora é chão na certa. Aliás, para as motos que não têm ABS, nesta condição, a técnica correta é usar SÓ o freio traseiro
Não são só as LC, mas desde que foi concebido o ABS nas R1200GS, esse sistema de combinado foi implementado. Uma delicia, pois o pedal de freio fica esquecido, somente nos modelos R1200GS com sistema ABS.
Esse sistema so funciona em freiadas bruscas?
SAL, o ABS entra em funcionamento sempre que "sente" que uma das rodas está travando. Isto pode ocorrer numa freada brusca no asfalto seco ou mesmo numa freada suave no asfalto molhado ou numa estrada de terra em que a condição de aderência é muito reduzida
Quando isto acontece, o ABS tem "inteligência" para aliviar a pressão no freio daquela roda específica, evitando o travamento dela (daí você tanto escuta quanto sente no pedal/manete aquela trepidação que parece um "rrr" ). No final das contas, o objetivo é fazer o veículo frear firme e fortemente sem que nenhuma das rodas trave.
Já o C-ABS, ou "combined ABS" é o ABS em que, tanto faz se você acionar só a manete de freio ou só o pedal de freio, a moto aplica a frenagem nas 2 rodas.... super confortável, não? Todo mundo adora. (aliás, para quem não sabe, o C-ABS das XRE 300 que vem com este equipamento, é considerado um dos melhores)
Numa condição de frenagem normal, o que para realmente a moto (carro, bike, etc...) é o freio dianteiro, por isso a moto tem 2 discos grandes na frente e um menor na traseira,
Dependendo do piso, usa-se uma maior ou menor dosagem no freio dianteiro, agora, se usar somente o freio traseiro, vai aumentar muito a distância de frenagem e o gasto das pastilhas traseiras. Na terra, o uso do freio dianteiro é muito menor, mas tambem deve ser utilizado.
Em manobras em baixa velocidade, essa técnica de usar o freio traseiro realmente ajuda muito, além do cara não ficar pagando o mico de andar arrastando os pés, parecendo que está com rodinhas na moto... rsrsrs...
O freio traseiro em qualquer moto, com ou sem ABS serve apenas para rabear a moto numa curva ou reduzir a velocidade na curva sem fazer a moto endireitar. O freio que derruba a moto não é o dianteiro, mas o traseiro. De qualquer forma, trata-se de privilegiar performance ou conforto. O traseiro é mais confortável porque impede a decomposição vetorial quando em linha reta e não travado, ou seja a moto puxa a roda traseira (âncora) em linha reta.
Quando fiz um curso de pilotagem eu vi essa técnica que o Brigadeiro mostrou, de usar o freio traseiro + acelerador para controlar a moto em baixa velocidade. Fiz uns exercícios e vi que realmente funciona, mas nunca tive técnica e habilidade para usar isso no dia-a-dia. Não adianta, sou barbeiro demais para conseguir fazer isso.
Quanto aos outros comentários sobre freio traseiro, no meu caso:
- quando aprendi a andar na terra aprendi a só usar o traseiro nas descidas
- quando andava rápido de esportiva aprendi a usar só o dianteiro e ignorar o traseiro
- na cidade, em uso mais civil,me acostumei a usar os 2 no velho esquema 70/30
Costumo usar o traseiro em muitas situações em complemento ao conjunto da moto e o dianteiro junto ao traseiro em frenagens mais fortes que na 1200 trabalham juntos quando freia o dianteiro sendo que tem sido difícil esquecer do pé nessas condições rs.
Costumo usar o traseiro em baixa velocidade e realmente ajuda no equilíbrio da moto.
Resumindo, se os dois freios tem controles separados é porque uma ação independente tem serventia em diversas situações.
Sempre usei essa técnica do vídeo no trânsito, instintivamente. Pra quem sempre andou de bicicleta isso sempre é muito usado. Qdo criança a gente sempre brincava de tentar ficar parado fazendo isso. De moto tbm da.
E sim, o freio da XRE 300 e um dos melhores.
Ric,
Kkkkk
E isso aí. Nos somo fera.
Mas da pra ficar parado por alguns instantes controlando a aceleração e pisando no freio. A roda dianteira funciona como o bastão do equilibrista. :)
Eder, no C-ABS, o pedal traseiro atua nas duas rodas. É por isso que é chamado de C-ABS
Abaixo, um trecho de uma das notas técnicas disponíveis na internet (neste caso, é do site ashonbikes.com:
"...So Combined ABS does much more. It allows normal, direct and conventional rider control of the brakes up to medium levels of braking (although the ABS will always come into play should a wheel show signs of locking up even when braking gently). Then, as the lever pressure increases further, pressure sensors detect this and the system takes over: it continues to monitor the pressures being applied at the front and rear brake levers, but cuts off the direct connection between the levers and the brake calipers.... "
e esta aqui é do site moto.com.b:
"...O sistema CBS surgiu pela primeira vez na CBR 1000F em 1993. O princípio é simples: ao acionar o manete do freio dianteiro com a mão ou ao pisar no pedal de freio traseiro uma central eletrônica distribui a frenagem nas duas rodas de tal forma que proporcione a mais rápida e segura desaceleração possível. Lembrando que a frenagem nada mais é que uma desaceleração, uma aceleração negativa ..."
não tenho conhecimento de quais modelos de motos BMW vêm com o C-ABS (se é que alguma vem). A F800GS 2013, que eu tenho, eu tenho certeza de que não o tem.
Então amigo, sem querer polemizar ou gerar atrito, amistosamente lhe digo que se não sabe não deveria postar uma informação tão importante no fórum, pois não há qualquer dúvida de que o sistema de freio integrado da BMW funciona apenas no manete, mesmo porque seria uma sabotagem funcionar no pedal, posto que há várias técnicas de pilotagem em que é necessário frear só a traseira. Todas as motos top da BMW o têm. Em deferência à sua dúvida acabei de colocar a moto no cavalete e testar para confirmar que funciona só com o manete.
Eder, vejo a polemica como bem vinda para esclarecimento geral para todos, assim sendo me sinto estimulado por ela e sempre de uma perspectiva bem positiva.
Com relação ao que eu não sei: realmente não sei informações mais detalhadas a respeito do tipo de sistema ABS dos modelos BMW, mas sim, sei que o sistema que nasceu com o nome C-ABS, sim, tem esta característica - e quando postei a informação para os colegas, explicitei isto - repare que em nenhum momento frisei que esta era uma característica do sistema ABS que vem equipando os modelos BMW.
Farei uma pesquisa adicional na internet para pegar maiores detalhes a respeito, mas posso te assegurar que este sistema foi lançado pela Honda, a qual já equipa diversos modelos de alta cilindrada com esta característica em discussão, ou seja: que ao pressionar só o pedal do freio traseiro, o sistema freia as 2 rodas.
Volto depois com os resultados. Obrigado pelo estímulo à discussão fundamentada.
abs
O sistema de ABS-combinado da BMW, esta descrito no manual, conforme segue:
Sistema de travões com BMW Motorrad Integral ABS com BMW Motorrad Integral ABS Generation II SA
Travão integral parcial
A sua moto está equipada com um travão integral parcial. Neste sistema dos travões, os travões
da roda dianteira e traseira são activados em conjunto por meio da manete do travão. O pedal do
travão actua apenas no travão da roda traseira.
Durante uma travagem com regulação ABS, o BMW Motorrad Integral ABS adapta a repartição
da força de travagem entre o travão dianteiro e traseiro à carga da moto.
A patinagem da roda traseira com travão da roda dianteira puxado (Burn Out) é consideravelmente
dificultada pela função integral. A consequências podem ser danos no travão traseiro e na embraiagem.
Não efectuar Burn Outs.
Como funciona o ABS?
A máxima força de travagem que pode ser transmitida para a faixa de rodagem depende, entre outros,
do coeficiente de fricção da superfície do piso da faixa de rodagem. Brita, gelo e neve, bem
como pisos molhados oferecem um coeficiente de fricção consideravelmente pior que um tapete
de asfalto seco e limpo. Quanto pior o coeficiente de fricção da faixa de rodagem, maior é o percurso
de travagem. Se for excedida a máxima força de travagem transmissível quando o condutor aumenta a
pressão de travagem, as rodas começam a bloquear e perde-se a estabilidade de marcha; existe o perigo de queda.
Antes que surja uma situação deste tipo, o ABS intervém e adapta a pressão de travagem à máxima força de
travagem transmissível, fazendo com que as rodas continuem a rodar e a estabilidade de marcha
seja mantida independentemente da condição da faixa de rodagem.
O que sucede em caso de irregularidades na faixa de rodagem?
Devido a ondulações ou irregularidades na faixa de rodagem, pode perder-se momentaneamente
o contacto entre o pneu e a superfície da faixa de rodagem, podendo diminuir a força de travagem
transmissível até zero. Caso se trave nesta situação, o ABS tem de reduzir a pressão de
travagem, de modo a assegurar a estabilidade de marcha quando é restabelecido o contacto com
a faixa de rodagem. Nesta altura, o BMW Motorrad Integral ABS deve partir de coeficientes
de fricção extremamente baixos (brita, gelo, neve), para que as rodas de circulação girem em todas
as situações imagináveis e para que esteja assegurada a estabilidade de marcha. Depois de
identificar as circunstâncias reais, o sistema regula a pressão de travagem ideal.
Como é que o BMW Motorrad Integral ABS se torna perceptível para o condutor?
Se o sistema ABS tiver de reduzir a força de travagem devido às circunstâncias acima referidas,
sentem-se vibrações na alavanca do travão de mão. Se a alavanca do travão de mão for accionada, através da função
integral também é formada uma pressão de travagem na roda traseira. Se só depois se accionar o pedal do travão,
a pressão de travagem já formada faz-se sentir como contrapressão mais cedo do que aconteceria se o pedal
do travão fosse accionado antes ou com a alavanca do travão de mão.
Levantamento da roda traseira
Em caso de fortes e rápidas desacelerações, em certas circunstâncias é possível que o BMW Motorrad Integral ABS
não consiga impedir que a roda traseira levante. Nestes casos, também é possível um capotamento da moto.
Uma travagem forte pode originar o levantamento da roda traseira.
Ao travar, tenha em atenção que o controlo ABS não consegue evitar sempre que a roda traseira levante.
Como está configurado o BMW Motorrad Integral ABS?
O BMW Motorrad Integral ABS, no âmbito da física de deslocamento, assegura a estabilidade de marcha em todos os solos.
O sistema não está optimizado para solicitações específicas resultantes de condições extremas de competição
em todo-o-terreno ou sobre a pista de corridas.
Depois de alguma pesquisa adicional, estas são as conclusões:
Acho que o equívoco contido no meu texto original foi associar diretamente o C-ABS à capacidade do sistema de frear as 2 rodas quando pressionando sómente o pedal do freio traseiro. Na verdade o C-ABS só faz isto quando pressionando sómente a manete do freio dianteiro. Em outras palavras:
- quando a moto está equipada com o C-ABS “convencional”, ao acionar sómente a manete, o sistema tem capacidade de também acionar o freio traseiro. Já quando somente o pedal do freio traseiro é acionado, o freio da roda dianteira nunca será acionado conjuntamente (porém o sistema continua garantindo que, mesmo acionando sómente o pedal, a roda traseira não travará).
O correto teria sido eu dizer que o “Electronically Controlled C-ABS”, inventado mais recentemente pela Honda, é que faz isto.
Este é o link do site da Honda, que explica como o Electronically Controlled C-ABS funciona:
http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/eCBS/
vale a pena entrar e dar uma olhada, pois há umas figuras animadas mostrando o funcionamento do sistema – seja pressionando só a manete do freio dianteiro ou só o pedal do freio traseiro - é bem legal
Neste link do Youtube (abaixo), voces podem ver John Seidel, Assistant Manager e spokesman da American Honda Co., explicando como o “Electronically Controlled C-ABS” funciona...vale muito a pena assistir.
Na descrição do sistema, ele apresenta o “pulo do gato” da Honda, que foi a eliminação do link direto entre “manete-freio dianteiro” e “pedal-freio traseiro”, ou seja: não importa se você está apertando a manete ou o pedal de freio, esta pressão é enviada não mais ao freio da roda correspondente como anteriormente, mas, sim, a uma Unidade Central (ECU) que irá, então, decidir a quantidade de pressão de frenagem que será aplicada em cada uma das rodas.
https://www.youtube.com/watch?v=obYKosoQhcA
É uma inovação espetacular, que já está disponível nas CBR 600 RR e CBR 1000 RR. A não ser que outras marcas já tenham desenvolvido um sistema similar ( o que ainda desconheço), somente estes 2 modelos têm esta inovação já embarcada.
Enfim, pra que serve na real o freio traseiro?
Para frear!
Para manter a moto alinhada numa freada normal e PRINCIPALMENTE de emergência!
Se o freio traseiro não for acionado numa freada de emergência o tombo é certo, pois como a moto nunca esta perfeitamente alinhada numa emergência a traseira tenderá a fazer um giro em torno do eixo do guidão devido a inercia da mesma não ser contida pelo freio traseiro. A menos é claro que vc a segure nas pernas e no braço quando ocorrer o fato, o que eu particularmente acho quase impossível.
Notem que isso é em EMERGÊNCIA, não se aplica em manobras treinadas para exibição.
Espero ter contribuído.
Abs.
Adail
Caro colega,não precisa discordar de nada, é claro a todos os motociclistas que a frenagem de emergência se dá na sua maior força com o freio dianteiro e eu não escrevi nada em contrário.
O exemplo que vc cita não se classifica naquilo que chamo freagem de emergencia para utilizadores normais de motocicletas. Uma esportiva em velocidade normal e dentro da lei jamais fará o que vc cita! Esta situação configura velocidade excessiva e condução perigosa. Isto esta fora dos padrões de normalidade a que me refiro. Na situação que vc mostra a moto nem precisaria técnicamente ter freio traseiro, e se vc observar cuidadosamente essa capotada verá a traseira sendo movida à direita ou esquerda no ar antes de completada a ação de capotagem.
Aqui me refiro a leis da física aplicáveis a inércia e a resultados vetoriais de uma situação como a aqui discutida, apenas isso.
De qualquer maneira agradeço ter me propiciado explicar melhor a que me refiro, de forma mais objetiva.
Abs.
Adail
Domingo voltando de Aparecida do Norte estava na pista local da marginal Tietê antes do acesso para a Salin Farah Maluf e tomei uma fechada de um carro que pela 1a vez o quão é eficiente o sistema de distribuição da frenagem dianteira da GS.... Tive que juntar o freio com vontade pra não encher a lata do FDP que simplesmente entrou da pista do meio para a esquerda do nada bruscamente. Não só distribuiu a carga entre dianteiro e traseiro assim como acionou o ABS... Se fosse na minha antiga HD tinha ido eu e patroa entrado na traseira do cidadão.!!!
Impressionante a eficiência que garantiu eu estar aqui fazendo esse relato ileso de um acidente [emoji108][emoji106]