"Radar, Pardal, Detector de Velocidade... mesmo nome para tudo
Olá pessoal,
Espero poder ajudar um pouco... mas em primeiro lugar me desculpem pelo longo post! :D
Aqui no Brasil usamos o mesmo nome para tudo então isso explica um pouco o porque acabamos sempre nos "fonicando" comprando um treco que vendem como X e é Y.
"Radar" Fixo // Sensor Magnético
Anexo 8440
Os radares fixos não são "Radares" eles trabalham com sensores magnéticos colocados sob o asfalto, é possível sempre ver marcas próximas a estes "Detectores de Velocidade"
Anexo 8441
Anexo 8443
Sempre existe um gabinete com um computador que armazena as imagens filmadas pela câmeras e realiza os cálculos de velocidade, quando o computador identifica que a velocidade estava acima do permitido ele gera N arquivos .jpg dos quadros último segundo (8 a 16 frames) que posteriormente serão checados por uma pessoa para ver em qual das imagens é possível identificar a placa do veículo.
"Radar" Fixo // Sensor Laser ou Óptico
Existem radares fixos que não usam sensores magnéticos, podem ser vistos por exemplo na 23 de Maio em São Paulo, eles possuem duas tecnologias: Laser e Óptico, o primeiro como pode ser detectado por "AntiRadares" é sempre posicionado para fazer a leitura de velocidade depois que o veículo passou pela ponte, por exemplo, assim, mesmo que um detector alerte o motorista já e tarde demais para reduzir. Já os mais antigos que usam sensor óptico são colocados virados para chão ou para o lado da pista, e uma câmera fotográfica fica apontada para frente, onde o carro estará depois de passar pelo sensor.
Anexo 8444
Anexo 8445
Ambos os "Radares" que mencionei acima não podem ser detectados por um dispositivo "AntiRadar".
Radar Móvel // Laser, Rádio Frequências
Anexo 8439
Este efetivamente é o verdadeiro radar, ele envia uma onda de rádio e através do efeito doppler o sinal reflete no objeto e volta para o emissor, como são enviados N pulsos por segundo quando começam a retornar já mostram a velocidade do veículo.
Normalmente são dispositivos móveis, apontados para a frente do veículo, possibilitando ao agente policial tempo suficiente para bloquear a pista e parar o veículo aplicando a multa. Ele também é usado oculto e o agente comunica por rádio outra equipe mais adiante tomar as providências.
Os modelos maiores com tripé, normalmente possuem acoplada uma câmera que captura diversos quadros "fotos" para efeito de prova.
Apesar que sempre alguns ficam escondidos e mesmo isso sendo ilegal alegam que a medida visa preservar o equipamento de vandalismos e que o artigo 4º da Resolução 396 determina que apenas os medidores fixos precisam estar visíveis.
Anexo 8442
radar móvel escondido dentro cone de sinalização
Anexo 8446
radar móvel escondido dentro de veículos
Conclusão
Portanto os dispositivos "AntiRadar", só irão reconhecer o último que mencionei, de qualquer forma, em menos de 3 segundos já é possível identificar a velocidade do veículo, e o aparelho só vai servir para ficar apitando "Beeeeepppp vc foi multadoooooo". Usar nas grandes cidade também é complicado pois o aparelho fica muito louco com a quantidade de sinal de rádio que existe no ambiente.
Os dispositivos "Jammer", são emissores de rádio frequência, assim que recebem o primeiro sinal começam a enviar como se fosse um "Echo" na mesma frequência com intervalos irregulares, dificultando a leitura no Radar Móvel. Entretanto se o agente acionar o laser, o "Jammer" apenas vai apitar como o "AntiRadar", pois com o laser, não existe como bloquear o sinal ou gerar interferência.
O terceiro dispositivo foi o que o Iceman comentou e que tambem é chamado de "AntiRadar" é na verdade um "Waypoint GPS", ou seja, ele tem marcado pontos baseados em coordenadas GPS pré cadastradas em uma base de dados, e emite um alerta sempre que o veículo se aproxima deste Waypoint. Alguns modelos se baseiam apenas na coordenada GPS, outros mais precisos avaliam a velocidade do veículo para disparar ou não o alarme e também em qual direção está indo, evitando avisar que existe um radar e quando vamos ver está na pista no sentido contrário.
O "AntiRadar" e o "Jammer" são proibidos, apesar de existirem brechas na legislação de transito os agentes são orientados que devido a impossibilidade de saberem se o aparelho é um detector ou um aparelho que gera sinal, devem reter o veículo e apreender o equipamento e em alguns casos o condutor. #cana
Já o "Waypoint GPS" não tem qualquer problema de ser utilizado, se não fosse pelo problema de não existir uma base de dados confiável sobre os radares fixos, e possíveis localizações de radares móveis. Então nunca vamos saber se quando apita tem algo ou é mais um dos 10.000 alarmes falsos.