as manoplas da minha estão bastante gastas e pretendo trocá-las. Alguém já fez isso? tem algum risco? essa troca é da mesma forma que se troca de qualquer outra moto? a minha dúvida é porque como todos sabem, essa manopla é aquecida
Versão Imprimível
as manoplas da minha estão bastante gastas e pretendo trocá-las. Alguém já fez isso? tem algum risco? essa troca é da mesma forma que se troca de qualquer outra moto? a minha dúvida é porque como todos sabem, essa manopla é aquecida
Compartilho da mesma dúvida, acrescentando a questão de se há necessidade de ser uma manopla especial.
Comprei umas substitutas pelo Ebay, são italianas, me custaram uns 130 reais em casa. Mas ainda não instalei e tenho a mesma dúvida de como fazer isso sem danificar o sistema de aquecimento.
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...a0371396f7.jpg
Posso estar enganado, mas acho que o sistema de aquecimento vem vulcanizado dentro da borracha da manopla.
Se não comprar a manopla original, ou paralela COM aquecimento, não vai funcionar.
Tem que ter dois fios saído da manopla, para ligar a resistencia de aquecimento.
[EDIT] Eu estava enganado. Não é vulcanizado não... :o
ok, melhor não mexer então.
Vulcanizado? Não creio. Já tive que mexer na manopla esquerda quando tive problemas nos comandos, e pelo que vi a manopla é apenas uma cobertura de borracha sobre a estrutura.
As conexões elétricas não estão ligadas na borracha, mas na estrutura abaixo dela. Aliás, é assim em todos os demais sistemas de aquecimento de manopla.
Abaixo a foto do punho esquerdo. Para retirar essa estrutura do guidon é preciso levantar a borracha da manopla junto aos comandos para retirar um parafuso, por isso afirmo que a borracha não tem conexões elétricas. Há uma estrutura abaixo.
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...95e52c4878.jpg
A estrutura sai toda do guidon.
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...d03ed525f3.jpg
Ainda não posso dizer como se faz a substituição, mas não tenho medo de tentar. Se foi montado, pode ser desmontado e remontado. A questão é retirar e recolocar a cobertura de borracha sem danificar a estrutura de aquecimento que há debaixo.
Valeu Rodrigo :)
Como eu nunca havia desmontado, deduzi que seria vulcanizado dentro da borracha.
Mas se não é, fica mais fácil de tentar a substituição.
Entretanto, um paleativo seria colocar os grips de raquete, uma solução bem mais barata.
Aliás, na minha R1200GS, eu já coloquei logo de cara, para evitar o desgaste dos manetes originais.
http://i719.photobucket.com/albums/w...S/F800GSME.jpg
Olha esse post de fórum gringo. Explica direitinho como fazer.
http://advrider.com/index.php?thread...cement.347652/
Eu devia ter pesquisado isso antes... Descobri nessas que preciso de duas manoplas de punho direito, e não do conjunto que comprei.
Deve dar para substituir, a questão é como,se não der é mais uma sacanagem da BMW, mas é ai que entra a criatividade do brasileiro.
Criatividade do mundo inteiro. Pesquisando fóruns de fora se acha muitas soluções para essas motos. Ao contrário do perfil típico do bmw rider daqui, apegado à garantia e concessionária, os de fora gostam de meter a mão na moto e descobrir soluções criativas.
usar a fita de raquete parece ser a solução mais simples e funcional.
E quando estiverem gastos, é só desenrolar e colocar um novo ;)
Só tomem cuidado com os "CUSHION GRIP", pois estes geralmente tem uma cola, que pode ou não (ainda não testei) dar problemas na hora de retirar.
Prefiar sempre os "OVER GRIP", mais finos e sem cola.
Fui dar uma olhada nas manoplas que comprei e tive uma boa notícia. As duas são de mesmo diâmetro interno, 1 polegada, então devem servir.
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...100249d65e.jpg
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...e3ffa8306f.jpg
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...74c83c3d77.jpg
Fui ver se o diâmetro das manoplas que comprei está adequado para o meu guidon. Está. A estrutura de aquecimento tem 1 polegada de diâmetro nos dois lados.
Manopla direita da minha moto.
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...698f38ce47.jpg
Manopla esquerda
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...4316cb0f80.jpg
Medida na direita, feita sem muita precisão.
http://uploads.tapatalk-cdn.com/2016...2af6dcb2a3.jpg
Para retirar as velhas eu pretendo cortá-las cuidadosamente. Dobro desta maneira aí e corto sem contato com a estrutura. Uma vez feito um primeiro corte, o resto vai até na puxada (se rasga), pois é borracha velha.
Iceman, ja joguei muito tenis(esporte e nao jogar tenis nos outros hehehe ) quando adolescente e hoje brinco de vez em quando mas vamos la: realmente o correto a usar é o turn grip que é essa fita fina e que não tem cola pois alem de não estragar a borracha da luva original da moto, deixa passar bem o aquecimento da mesma. Ja os cushion grip são bem grossos e possuem uma pequena cola e que à longo prazo ele pode estragar a manopla original. Tenho esse pensamento porque ja observei que quando vou trocar o turn grip da moto, a manopla fica marcada pelo mesmo...entao se isso acontece com essa fita fina e sem cola, imagina com cushion grip? Alem do que, como o cushion grip é grosso, o calor da manopla nao vai passar tanto.
Lembro que eu so usava o cushion grip sozinho no cabo da raquete e quando ele ficava desgastado so colocava um turn grip por cima.
Para por ou tirar as manoplas utilizem compressor de ar, levanta um pouquinho e taca ar dentro q sai tranquilamente.
Uma dica para o uso de overgrip (aqueles de raquete de tênis)... Antes de colocar, passem um filme plástico na manopla! Evita que o overgrip grude na borracha com o passar do tempo!
De olho, preciso trocar os da minha, ta muito ruim.
Fiz um tutorial de como substituir somente as manoplas de borracha em uma F800R com manoplas aquecidas:
http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php?t=6171
Creio que na 800GS seja exatamente a mesma coisa.
Troquei a minha por originais na CC de Brasília após 35 mil km.
Ficou como nova, e aquecendo normalmente.
Creio que peças sensíveis como estas só originais.
Abs,
Tutorial
Troca manopla F800R, F800GS, R1200GS
http://www.bmwgsbrasil.com.br/showth...1527#post81527