Segue as fotos do estado do cardã e o devido conserto. Uma vergonha uma moto de quase 90 mil Reais apresentar uma "patologia" dessas. Mas tudo tem soluçãoAnexo 9669Anexo 9670Anexo 9671Anexo 9672Anexo 9673Anexo 9674
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Segue as fotos do estado do cardã e o devido conserto. Uma vergonha uma moto de quase 90 mil Reais apresentar uma "patologia" dessas. Mas tudo tem soluçãoAnexo 9669Anexo 9670Anexo 9671Anexo 9672Anexo 9673Anexo 9674
A manutenção requer um certo conhecimento, pois devem ser retirados: 2 parafusos que sustentam o amortecedor; braço de referência do ESA; roda traseira, braço oscilante, cilindro de freio e sensor do ABS traseiro, " desnucar" o diferencial traseiro, com a ajuda de um macaco hidráulico erguer a balança traseira onde o cardã está, afastar a coifa dianteira para com a ajuda de uma espatula retirar o cardã.
Após a devida manutenção, remontar tudo e ser feliz por mais um tempo.
Só lembrando que o manual de serviço recomenda conectar o computador para avaliar se ficou alguma anomalia. Fiz isso utilizando o SOFTWARE MOTOSCAN através de uma conexão em bluetooth após remontar tudo na ordem inversa.
O manual é o mesmo interativo da BMW via DVD.
Ao meu ver o principal causador é a condensação de água no sistema "hermético". O cardã tem um tratamento muito porco contra corrosão. Estou pensando em adaptar um respiro no braço oscilante ou fazer uma saída na própria coifa. Ainda vou pensar.
O manual manda utilizar uma graxa da KLUBER nas coifas e apesar de eu ter conseguido através de um outro amigo que também tem bmw, ela é temporária, pois na montagem da fábrica eles utilizam e está aí o resultado.]
Colar a coifa seria uma opção, mas numa manutenção corremos o risco de rasgar.
Então, acho ainda melhor fazer uma manutenção preventiva uma vez ao ano e ser feliz.
Saudações...
Belo trabalho....a preventiva acho melhor também...a minha vai para a revisao de 60k em breve e vou pedir pra fazer algo parecido.
Oi Sal...Basta você "desnucar" o "diferencial" para uma breve inspeção:
- retire a roda, o quebra neve, o sensor do ABS, o cilindro de freio, a capa do duto do líquido de freio e o cabo do sensor, o braço anti-torção. Ao retirar o parafuso do braço o diferencial tenderá a girar para trás.
Neste momento você deverá inserir uma segurança com uma cinta, por exemplo e ir afrouxando devagar. Além disso, com cuidado você soltará a coifa pele lado do braço e não do diferencial. Neste momento você já verá o cardã e acompanhará o desconexão dele do diferencial. Pronto, a partir daí você já terá a visão da fera.
Para remontar, basta seguir a ordem ao contrário.
Caso opte por já retirar o cardã, aí já descrevi acima como fazer.
Saudações
Possenti,nao entendi o que é essa cinta de segurança rs.Estava pensando em jogar um WD-40 lá,mas fico com medo de que ele agrida as borrachas e retentores.Posso abrir sem trocar o oleo?Que tipo de graxa usou na borda da coifa para fechar?Obrigado e um grande abrax.
Segue o vídeo explicativo
Segue o link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OxP0...ature=youtu.be
Tirar tudo é fácil! Quero ver montar de novo! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
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Possenti,
Vc é parecido comigo. Gosta das coisas em perfeito estado.
Por causa disso, eu sofri um pouco com o vazamento da bomba d'água da F800GS que eu tive. Gastei tempo e dinheiro para resolver algo que não era um problema.
Tenho uma R1200GS agora e acredito que o cardã enferrujado seja a mesma situação. A corrosão é superficial e só é percebida se vc abrir as coisas para olhar. Mas, e se vc nunca olhar? Vai quebrar?
Acredito que foi avaliado pelos alemães. Afinal, não sei se há relatos frequentes de quebra do cardã devido à corrosão. Alguém sabe?
Para quem tem tempo e habilidade ou dinheiro, pintar o cardã é uma opção. Não acredito que seja obrigatório.
Mas concordo que deveria tem um acabamento decente para não levantar essas dúvidas e preocupações.
Um abraço,
Felipe
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Tive a felicidade (?) de ter a coifa furada com 28 mil km . Na concessionaria vi quando o mecânico abriu e o cardã estava zerado . A unica coisa que ele fez foi colocar graxa e trocar pelo novo modelo de coifa que vem com uma estrutura metálica que não deixa ela baixar e enroscar no cardã .abs
Ontem realizamos a inspeção em mais 4 motos de amigos, 3 ADV e uma GS Premium. Somente uma delas era 2016. todas entre 2014 a 2015. As fotos e os vídeos falam por sí só.
A mais nova, uma 2016 com apenas 10 mil km não apresentou problemas no cardã, pois a graxa NBU 30 PTM estava ainda ativa nas coifas. AS demais, não havia mais graxa.
Desta forma, concluo que a entrada de água ocorre por ausência da graxa que vai aos poucos sumindo e permitindo a entrada de água, obviamente depositando e por evaporação interna devido ao calor, causa o problema.
Esta graxa é exclusiva da KLUBER e custa muito caro, creio que nem existe no Brasil para comprarmos. Consegui através de uma amigo da manutenção de uma grande empresa agroindustrial.
Estas motos das fotos são todas de amigos e não houve custo algum para eles, pois não sou mecânico profissional que ganha a vida com isso.
Não consigo mais enviar fotos? alguém sabe dizer se há algum limite por tópico?
Graxa que deverá ser utilizada.
Anexo 9685
Uma graxa a base de Teflon acho que poderia resolver isso, pois irá expelir água, existe uma empresa no Brasil que chama Autoplast e tem uma graxa muito boa com baixo custo...
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Boa dica Willian,pode ser.Eu achei essa,pode ser que sirva.https://produto.mercadolivre.com.br/...acha-20-gr-_JM
Olha pessoal...A graxa Kluber realmente é uma bem pastosa, quase a ponto de uma cola, com a vantagem de lubrificar, algo que não precisamos neste caso.
No ebay tem ofertas bem acessíveis.
O importante são as revisões periódicas, pois estou convencido numa falha grave de projeto por parte da BMW, inaceitável pelo valor do bem. Se de tempos em tempos inspecionarmos, teremos longevidade ao conjunto todo, assim como demais itens e componentes da moto.
Saudações
Valeu Possenti,se souber de alguma marca passa o nome pra gente.Por falar em E-bay,estou quase 2 meses esperando chegar uma pastilha de freio e bateria do intercomunicador,até agora nada rs.Abrax
Ps.O ching do Alienexpress chegou rapidinho,etá Chinesada danada heheh.Comprei um protetor da tampa de válvula,slider de cardã e um cachimbo com saída Usb,tudo com preço justo e razoável qualidade heheh.
Pois possenti é de se revoltar que uma moto com esse preço tenha umas falhas ridículas como essa,mas agora não adianta chorar,vou torcer para que a minha aguente firme e forte pois não troco ela tao cedo,ja perdi muito dinheiro trocando de moto.Nao é só a BMW,vejo outras marcas e todas já não tem a mesma qualidade de antigamente.Mas o preço kkkkk.
KKK se for de rio a mamutinho vai ter água por ter passado no riacho do caminho de Castelhanos , ou foi com a Saharita rsrs ....
Não, foi com a Ratazana, quase bebi agua naquele riacho kkkk, mas para ir com a Mamute, obrigatoriamente terá que calça-la com pneus no mínimo 50% off.
Tem um video que um mecânico mostra agua dentro do Cardã, deve ser esse da foto, mas vai saber aonde o cara meteu a moto. De qualquer maneira, como disse o Possenti, com manutenção e uma graxinha dá para controlar esse problema.Abrax
È isso ai mas uma moto aventureira que não pode entrar na água é muita coxinhada .
Possenti, salvo engano esse eixo é de metal fundido, quase certo que seja ferro. Esse aspecto feio não traz problemas maiores se for ferro mesmo.
Por outro lado, nas estrias dos eixos essa ferrugem pode detoná-las.
Nesse feriado vou abrir o meu e ver como está, aproveitar e trocar o óleo do diferencial.
Minha moto é 2015 e está com 28.500 Km.
Na minha opinião pode colocar graxa nacional mesmo de boa qualidade. Ja que usuário tem seus dons de mecânico vale a pena abrir de novo depois de poucos quilômetros rodados E verificar A entrada de água no eixo. Se entrou agua uma vez pode entrar de novo.Foi na lavagem da moto? foi uma imersão da moto no rio?offroad?
acho também que não vale a pena pintar a peça pois a tinta vai se soltar ao entrar em contato com o atrito,temperatura e elementos químicos. EU Não pintaria a peça não. Abraço a todos. Carlos Bh
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A pintura é para satisfazer o ego do dono. A graxa NBU não agride a coifa e por ser bem grossa, faz a vedação. No entanto, não é uma cola eterna, apenas um vedante temporário.
A água acumulada é de todas as formas, chuva, lavagem, condensação, menos atravessar rios ou riachos. Isso, creio que o dono não o fez.
Manutenção preventiva, este é o segredo...
Acho que a coifa cumpre o papel de vedar areia e pedrinhas. Água, como ela é instalada, não impede de entrar.
Por isso acho que o aspecto não é tão importante. A ferrugem não ataca o ferro, apenas o deixa com visual feio. Mas é só supunhetação :)
Essa graxa tem no Brasil
https://www.klueber.com/br/pt/lubrificantes_especiais/
Achei a graxa NBU 15 no site All Track e recebi esta resposta.
Sr Saul graxa da marca Kluber só podemos vender para pessoa jurídica
Quanto a aplicação ela agride borracha e não conheço ninguém que use essa graxa para essa aplicação
Geralmente é para uso industrial, rolamentos de alta rotação
Que parte da moto será lubrificada?
Nosso segmento são Lubrificantes especiais
De alta performance
Já tentaram comprar essa graxa aqui: http://www.pizzanilubrificantes.com.br/web/