Pessoal,
Boa tarde
Acabei de adquirir uma BMW 1200 GS Adventure 2019 e minha esposa esta reclamando muito devido ao calor que vem do escapamento.
Alguem tem o mesmo problema ou saber como resolver ?
Versão Imprimível
Pessoal,
Boa tarde
Acabei de adquirir uma BMW 1200 GS Adventure 2019 e minha esposa esta reclamando muito devido ao calor que vem do escapamento.
Alguem tem o mesmo problema ou saber como resolver ?
A minha não é Adv, mas um amigo vendeu a moto por conta desse calor - a esposa não conseguia acompanhá-lo na garupa.
Nas conclusões dele, a carenagem "desvia" muito a ventilação e acaba por prejudicar o carona.
Não sei se é fato, mas vou acompanhar os relatos e experiências dos demais.
Minha é ADV 2015,Bolivia,Perú,Carretera Austral,Chapada Diamantina,Veadeiros e a patroa adora a moto,nenhuma reclamação.Ouvi dizer que as mais novas esquentam mais,nao sei.
A minha é uma usina nuclear de calor, incomoda mesmo.
Pior que na época de calor ainda nem andei na moto, eu já percebi que se a temperatura ambiente estiver maior que 28 graus celsius eu começo a sentir mais.
Comprei uma thermotape e vou envolver o catalisador com ela para ver se resolve alguma coisa, quando acabar a garantia vou botar um coletor sem catalisador e aí adeus problema.
Obseve se é do escapamento ou do catalisador mais embaixo ou na frente da moto. As modelos 17 em diante vieram com essa atualização devido s novas legislações de poluição na europa. Use somente gasolina comum ou aditivada.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Desculpe a correção: gasolina SEMPRE deve ser a de maior octanagem possível.
Por dois motivos:
a- quanto maior a octanagem da gasolina, melhor para o funcionamento do motor.
b- o manual BMW indica a octanagem mínima, que é de 91 RON e ainda informa que restringe um pouco a potência. A recomendada mínima é de 95 RON.
Aqui no Brasil, a gasolina Petrobrás Podium tem octanagem 102 RON. Caso tenha dificuldade em encontrar, use a Shell V-Power com 98 RON.
c- em emergência, recomenda-se até cachaça, desde que seja da boa....
Eu sempre usei podium nas motos e estava usando na GSA tbm e depois que mudei para comum/aditivada o calor do catalisador diminuiu.
Claro!!! Menor energia gera menos calor, óbvio assim....
Mas não se esqueça que aumentam os depósitos de borras e cinzas, aumenta a incrustação de sede das válvulas, contaminação maior do óleo do cárter, etc.
Quanto maior a octanagem da gasolina, melhor. A combustão é melhor devido à maior eficiência no processo da queima, menor consumo (o barato SEMPRE sai caro...), motor com menos depósitos de borras, cinzas e outros quetais...
Esse é da minha. Por sinal atualizaram nas 19 uma vez que não existe combustivel no Brasil com até 10% de alcool. https://uploads.tapatalk-cdn.com/201...596a5f0781.jpg
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Quando eu resolver esse lance do catalisador eu volto para a Podium mas por enquanto vou na aditivada/comum pois a diferença de temperatura no catalisador é muito grande.
Chega a ser insuportável andar na moto de tanto calor que é gerado.
Quando eu instalar a thermotape eu posto aqui o resultado.
Curioso que a CC é enfática... ou normal, ou Podium, nunca aditivada!
Como sou teimoso, uso quase sempre a aditivada! Kkk
Isso foi uma orientação do Beto da Beto Motos... disse que como uso diariamente para ir de aditivada. É o que estou fazendo!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Roberto,
Como assim a conce$$ionária manda usar gasolina "normal"??? Eles sabem o que é octanagem??? Eles sabem ler o próprio manual dos produtos que vendem???
Esse é o problema aqui,falta de profissionalismo. Se não há engenheiros mecânicos na na gerência da oficina, pelo menos tenham o bom senso de ler a documentação de fábrica, que deveriam seguir como uma Bíblia.
Depois reclamam que a maioria dos proprietários foge deles como o diabo da cruz....
Vai entender... a explicação é que na aditivada não se sabe ao certo quais os aditivos são utilizados e para minimizar os riscos recomendam a “normal”.
Em 90% das vezes eu abasteço-me com comum. Usei a Podium poucas vezes e confesso não sentir nenhuma diferença quer na temperatura, quer no desempenho ou mesmo no consumo. (isso na GS, pq na Vstrom o consumo aumentava sensivelmente).
Veja que matéria interessante... https://jornaldocarro.estadao.com.br...lhor-do-mundo/.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Roberto,
A resposta está no texto que você enviou. Mesmo sendo para leigos, a questão da octanagem da gasolina está ligada à Taxa de Compressão do motor.
A octanagem é um índice que mede a capacidade de uma gasolina que, submetida a uma pressão, não entra em processo de explosão. Quanto maior a Taxa de Compressão, maior deve ser a octanagem do combustível.
Se você está usando uma gasolina de baixa octanagem, antes do pistão atingir o PMS (Ponto Morto Superior que é onde temos a maior compressão na câmara de combustão) a gasolina entra em combustão antes do momento correto, o famosos efeito de bater pino. Isso causa a médio prazo danos aos mancais, casquilhos, pino do pistão, etc, sem falar na perda de rendimento térmico e consequentemente perda de potência.
Se a BMW especifica uma determina octanagem ideal e uma outra como "aceitável", procure usar gasolinas dentro destes parâmetros.
Em minha opinião, no Brasil confio apenas na Petrobrás e Shell, Ipiranga como plano "B".Outras bandeiras são simplesmente duvidosas e nem considero.
Combustíveis sérios tem uma série de aditivos para manutenção da estabilidade química do produto no tanque, anti-oxidantes, detergentes, para correção da octanagem especificada e até lubrificantes.
Aditivos sem qualificação causam mais problemas que benefícios: incrustações na cabeça dos pistões, na sede das válvulas, borras e outros que tais...
Nenhum distribuidor conta quais são os aditivos que usa, são seu segredo industrial, isso aqui ou em qualquer parte do mundo. E mesmo na Podium ou V-Power, ninguém sabe quais aditivos tem, pode ter certeza que não é gasolina pura....
Hoje a rede de postos tem uma malha de distribuição grande, difícil não achar um posto Petrobrás ou Shell.
No meu caso com meu automóvel, uso Diesel Podium da Petrobrás, o melhor do Brasil. Antes de fazer uma viagem para um local que não conheço, faço uma pesquisa de postos Petrobrás no trajeto e destino que disponibilizam o diesel Podium e assim abasteço tranquilo.
Sempre é bom lembrar que vivemos no Brasil. A quantidade de postos vendendo gasolina batizada é assustadora. Pelo menos busque as bandeiras da Petrobrás e Shell. O estado geral do posto indica o cuidado e a responsabilidade que o dono tem com os produtos que vende....
Obrigado pela detalhada explicação Guilherme! Muito bom poder contar com amigos de amplo conhecimento técnico!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Calor do escapamento.
Bem, primeiro que o catalisador se localiza nos coletores e não na ponteira final. O catalisador não me parece ser o vilão da história. E o aquecimento não é exclusividade das LC ADV.
Joguei este tema no site da Alemanha para "ouvir" as queixas e observações deles por lá.
Eles também citam o calor, mas em temperaturas altas, acima de 30 graus C, principalmente quando viajam para a Itália, Espanha, etc.
Mais ou menos como por aqui. Mas ninguém colocou sua moto à venda por este motivo
Nestas temperaturas ambientes altas, todas as motos ficam quentes, principalmente no transito da cidade, no anda-e-para.
Ouço muita gente reclamar disso nas Triumphs. Procurem conversar com donos de outras marcas para ouvir o que dizem a respeito, seria interessante...
Minhas duas últimas motos foram a Tiger Explorer 1200 e a GS 1200 - minha atual.
Comparando essas duas, penso que a Triumph era mais "calorenta", pois a ventoinha jogava o ar quente bem nas pernas do piloto, mas nada insuportável.
Com a GS não sinto incômodo, mesmo na cidade, com trânsito travado.
Ainda não tive a chance de rodar com a GSA.
Me parece que essa reclamação de aquecimento exagerado ocorre mais para o garupa do que para o piloto...
No meu caso, não sinto absolutamente nada!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
A Patroa estreou a GS ADV nesse FDS, estava calor (Ribeirão Preto/SP), e não se queixou de calor não.
Como piloto, tbm não tenho nenhuma reclamação nesse quesito.
Muuuuito melhor que várias outras motos que já tive.
Acho que assunto encerrado, mais uma vez.... Pá de cal em cima, para não brotar nem capim...
Espero que não ressurja das trevas escaldantes dos catalisadores advetureiros.... kkkkk...
Vou falar da minha moto, um dia voltando de um rolê parei na eurobike onde todo sábado vai uma galera de moto. Lá estava um amigo meu que teve o mesmo problema de aquecimento nas pernas como eu tenho e vendeu a moto por isso. Ele chamou outros amigos que estavam com ele e fomos lá na minha moto e ao tocarem o quadro as ferragens das malas as peças estava extremamente quentes, isso tudo calor gerado pelo sistema de escape.
Hoje mesmo eu encostei a moto e estou instalando um full akrapovic para ver se finalmente consigo usar a moto sem essa caloria toda.
Em forums americanos achei um pessoal reclamando disso tbm e quem eliminou o catalisador solucionou o problema. Meu catalisador é todo azulado, diferente de outras motos que vejo onde o catalisador está cromado ainda.
Tem moto que tem o defeito e tem moto que não tem, vai entender o que se passa, a Eurobike diz que está normal, normal não está pois o calor é excessivo. Como eles não dão solução eu resolvi comprar o escape sem catalisador e ver se resolve. Tomara que resolva.
A moto desempenha normalmente apesar do problema do excesso de calor.
Quando eu buscar a moto eu posto aqui o resultado.
Moto quente demais pode ser mistura pobre. Se for instalar o escapamento convém colocar um bazzaz e resolver o problema da mistura também. Não faz sentido ver motos idênticas esquentando de forma diferente a não ser por diferença de mistura
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Mistura pobre não aquece em excesso o motor e os gases de combustão.
Mistura rica faria "fumaça" visível no escape também, se for defeito na sonda Lamda.
E o rendimento do motor reduz muito, seria perceptível ao dirigir.
O ideal seria emparelhar duas motos e medir as temperaturas na superfície de todo o escapamento com termômetro de contato e localizar os pontos realmente quentes.
Me desculpe, mas não é uma questão de opinião, é um fato físico, dê um google e veja por si. Motor girando com mistura pobre esquenta mais porque o vapor do combustível não o esfria como acontece com mistura rica. Hoje em dia as motos são programadas para funcionar com mistura pobre em razão de regras antipoluição. Eu sempre alterei as minhas motos com power commander ou bazzaz, os motores passam a rodar uns 10 graus mais frios. Volto a dizer que não faz nenhum sentido dois motores iguais com temperaturas diferentes a não ser por mistura ou, talvez, por falta de óleo...que não deve ser o caso do amigo, caso contrário ele já teria um motor fundido.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Marcos,
Você tem toda razão. Com mistura normal ou rica, há excesso de combustível que necessita ser vaporizado (transformado de fase líquida para fase vapor) para que haja a queima. O excedente de combustível que não queima permanece na fase líquida.
Mas as relações A/F não podem ser tão desequilibradas assim somente pelo fato de legislação ambiental, os efeitos no motor são negativos. Existem outros truques para controle de emissões.
Além disso uma mistura pobre leva a alguns outros problemas como rotações às vezes descontínuas, dificuldade para dar a partida, etc., sintomas que o Barra não relatou aqui.
O que me intriga é que na Alemanha, pelo menos neste site dedicado a motores BMW do qual faço parte, não conhecem relatos deste fenômeno de sobreaquecimento do escapamento, que aqui foi informado como sendo do catalisador (que está lá embaixo do motor e que não deveria incomodar o piloto e carona). E aqui no Brasil há alguns casos de reclamação.
Seria muito interessante se o Barra pudesse verificar o sistema de injeção da moto dele.
E também verificar a sonda Lambda, o problema poderia estar nela.
Na Alemanha eles usam gasolina nas motos [emoji1787] aqui se tiver sorte encontra 70% de gasolina... isso parece agravar ainda mais o problema. Mas não estou querendo resolver o problema da moto do colega, só elocubrações mesmo... de qualquer forma, sonda lambda com problemas pode levar o motor a ajustar-se numa mistura errada.
Eu sei que usar gasolina com solvente gera uma borra sobre a sonda lambda e dá erro na medição, levando a peça a empobrecer a mistura e esquentar o motor
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Anexo 10197Anexo 10198
Escape trocado, moto trabalhando mais fria agora, se eu soubesse que ficaria tão boa teria colocado antes, eu desconfio que a minha moto deveria ter algum defeito naquela borboleta que tem no escape, mas a Eurobike disse que tava normal. Cansei desses caras da eurobike e resolvi o problema, ficou caro mas ficou imoral de bom, baita prazer andar na moto agora.