Bom dia galera alguém sabe se pode usar ou já usou o tal de militec no motor da moto
Versão Imprimível
Bom dia galera alguém sabe se pode usar ou já usou o tal de militec no motor da moto
De acordo com os especialistas de plantão e o manual da BMW, a resposta é NÃO.
O Guilherme logo aparece e te explica melhor. :o
Manual da minha F800R é bem claro a respeito, creio que o dos outros modelos também seja.
Aditivos ao óleo não são permitidos, inclusive os à base de molibdênio.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/202...6532a34532.jpg
---------------------------------------------
Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Não é permitido o uso de aditivos a base de bisulfeto de molibdênio (Molykote que foi o inventor deste aditivo, Militec produto genérico, etc.) devido à reação química adversa do aditivo com o material tipo Nikasil ou Galnikal (carbeto de níquel) que são depositados nas camisas utilizado plasma, para endurecimento superficial.
O uso destes aditivos causa danos às camisas e consequentemente aos pistões e anéis.
não é recomendado no manual e o problema é que dizem que o oleo do motor lubrifica os discos da embreagem e dizem que o militec pode fazer com que a embreagem nao funcione e vai gerar um custo maior para a troca dela... melhor evitar...
Sent from my iPhone using Tapatalk
Eu uso na minha moto, e respeitando a explicação técnica do colega. Eu vi um resultado extremamente positivo.
Mesmo usando óleo e filtro especificado e inclusive da mesma marca usada na CC, notava que a moto batia seco ao dar a partida do motor pela manhã (não faço uso diário) até que a bomba de óleo conseguisse lubrificar o conjunto.
Coloquei cerca de 10ml (uma tampinha) de Militec no óleo da moto. E a partir daí a moto da partidas matinais, extremamente silenciosa. Diferentemente daquele barulho ferro-com-ferro anteriormente.
Agora, cabe cada usuário comparar. No meu caso eu assumo uma pequena corrosão da camisa e pistões (que fiquei sabendo agora) diante do atrito dos metais - cerca de 3 segundos.
Fora que por vezes colocamos uma gasolina sem procedência na moto, e vai lá saber se o que tem ali também não é agressivo.
Se a fábrica proíbe o uso (está explicito no manual de cada proprietário), sinceramente não entendo por que usar. Reage quimicamente com o material de revestimento das camisas. Danificar as camisas dos cilindros é pouco? Com camisas superficialmente danificadas, vem os pistões desgaste de anéis, etc.. Três segundos? Não entendi...
Gasolinas adulteradas entopem filtros, sujam bomba de combustível, sujam bicos injetores, incrustam cabeças de pistões e sedes de válvulas.
Até onde saiba, não corroem o motor e outras partes internamente.
Mas tudo vai do livre arbítrio que Deus nos deu. Aditivos proibidos pelo fabricante e postos de combustível suspeitos estão entre as coisas que cada um opta pessoalmente em usar. A vida é feita de escolhas.
Taí algo que também não entendo. E o negócio nem é gratuito, pelo contrário. A pessoa paga para estragar a própria moto.
É tanto mito em torno de óleo... Marca essa, marca aquela, aditivo... Basta trocar nos intervalos corretos, usar lubrificante na especificação requerida e tá feito. Guardem o dinheiro que vai sobrar para colocar pneus e pastilhas de freio melhores.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Para que a informação seja transparente e correta.
Molykote (e seu genérico Militec) é um aditivo a base de bissulfeto de Molibdênio. Uma molécula plana gigantesca que além de característica anti-fricção fantástica, tem a propriedade de aderir a aços. Com isso, penetra em micro fissuras e micro ranhuras, permanecendo na superfície do aço por muito tempo. Nas camisas de cilindros, preenche as ranhuras naturais, melhorando significativamente a taxa de compressão de motores "cansados" e muito rodados. Sempre usei em meus motores, câmbios e caixas de transmissão diferenciais. Minha opinião como engenheiro mecânico: funciona e tem resultados excelentes.
No nosso caso aqui, o que ocorre é que nos motores BMW de moto as camisas dos cilindros recebem um revestimento de carbeto de silício e níquel depositado em altíssimas temperaturas através de arco de plasma, para endurecimento da superfície. Foi introduzido pela primeira vez na Alemanha pela fábrica Mahle e permite que se use cilindros de alumínio revestidos com esse processo. O alumínio tem duas vantagens enormes: baixo peso e alta condutibilidade térmica (camisas, pistões, anéis, cabeçotes e válvulas câmara de combustão trabalham em temperaturas mais baixas). Infelizmente o Nikasil reage quimicamente com o bissulfeto de Molibdênio e com o tempo destrói essa capa endurecida na superfície dos cilindros.
Uma pena.....
Que aula!!!
Então, de fato a fábrica proíbe. Entretanto como soluciona-se o problema do motor bater seco ao dar partida?
Minha moto bate seco ao dar a partida pela manhã. Um barulho feio de ferro com ferro. Acho que isso me traria um prejuízo maior, se comparado à uma corrosão moderada dessa proteção do motor. (na verdade eu nem sabia dessa proteção com os detalhes que foram explicados nesse tópico).
O militech acabou com esse atrito. A longo prazo o que destruiria ou destruirá o motor primeiro?
Quanto ao combustível é facil escolher postos nas capitais, agora Espírito Santo pra cima, se abastece onde tem posto, compra gasolina na garrafa PET na mão do indio e por aí vai.
Como eu disse. Acabei buscando o militech pra solucionar um problema, que sinceramente não sei qual é o maior. Se é usar Militech ou deixar toda partida matinal ranger o metal do motor.
Pelo menos foi isso que vi na minha moto.
A dos senhores parte normal pela manhã?
Perfeitamente.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Leandro,
Todo motor ao partir, por alguns segundos iniciais tem um ruído assim, uns mais outros menos.
A circulação de óleo é bastante eficiente e a vazão dele nos cabeçotes é bastante grande, não só pela lubrificação, mas também para resfriar o cabeçote.
Nas 1200 AC é o óleo o grande responsável pelo resfriamento, 30% do calor rejeitado pelo motor é feito pelo radiador de óleo, 70% pelo ar passando por aletas e bloco do motor.
Nas 1200 LC isso é feito por água em galerias dentro do cabeçote, 20% do calor rejeitado pelo motor é feito pelo radiador de líquido de arrefecimento, 80% pelo ar passando por aletas e bloco do motor.
Para ter uma ideia da quantidade de óleo que circula, veja esse filme abaixo. em outros motores não é muito diferente.
https://1drv.ms/v/s!AtiZ5VhZnVBGhpl8...Qniww?e=3UUaNd
Que vídeo interessante. E que engenhoca esse cara fez ein...
aproveitando o tópico sobre lubrificante, qual filtro vcs usam? Nos videos do Piu ele elogia bastante o K&N.
Qdo peguei a moto já fiz a troca de oleo e foi colocado um filtro MAHLE, que tb não sei se tem essa qualidade toda. Preço ele tem
Xará,
A Mahle é uma empresa alemã, que por sinal está comemorando um século de existência, umas das maiores fornecedores de autopeças no mundo.
Sua grande especialidade é a fabricação de pistões, anéis, bronzinas, mancais, etc. Possui uma penca de patentes, entre eles o processo Nickasil.
Seus filtros são muito utilizados na Europa.
Outra grande do ramo é a Fram, de origem norte-americana.
A K&N é fabricante de filtros laváveis impregnados de resina líquida, que deve ser reposta de tempos em tempos.
São conhecidos como Filtros Esportivos e por esta razão muito usados em competições, pelo fato de ter uma área aberta maior, o que permite aumentar o fluxo de ar.
Tem em minha opinião o complicador de se ter de lavar o filtro corretamente, aplicar a resina ao filtro e esperar escorrer. E com frequências que dependem do meio ambiente, se mais poluído ou mais limpo.
Mas aí há também um senão: onde passa mais ar, passa mais sujeira (partículas de pó), não existe almoço grátis.....
Em veículos de competição isso é irrelevante, mas na vida real (urbana e na estrada) ao longo do tempo pode ser muito prejudicial à vida do motor.
Sinceramente não vejo motivos para abandonar os filtros de papel plissado originais, usados em todos os veículos no mundo.
Achou que ele se referia aos filtros de óleo da K&N, que não são laváveis. Boa marca, mas assim como a Motul fez fama por aqui e criou um mito em torno, encarecendo sem benefício a mais que justifique.
Eu uso HiFlo HF16O na minha F800R há vários anos. Usaria Mahle também de boa. O Fram já vi analises mostrando não ter a mesma qualidade, mas nada que seja inviabilize o uso.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Valeu demais pela aula xará.
O fram é bem fácil de achar e o preço bem em conta em relação ao Mahle. Se não me engano paguei 70 nele, e já vi o Fram de 35. Vale a pena pagar o dobro?
Lembrando que pra eu rodar os 5000 pra trocar o óleo, leva mais de 6 meses.
O filtro fram é muito ruim. Compre ao menos o mahle que tem um bom custo.