Marivaldo,
Você está corretíssimo. Deve-se sempre verificar toda a cadeia de componentes que estejam interligados.
No caso das bobinas, já ví muito video de oficinas no exterior onde o mecânico alerta para a "delicadeza" que se deve usar para retirar e montar as bobinas. É a mesma situação para a retirada velas de ignição, ferramentas de péssima qualidade muitas vezes escapam e com a força aplica quebra-se a vela...
O espaço é exíguo e qualquer força lateral mal aplicada, corre-se o risco de danos internos na bobina ou até mesmo no cabo.
Acho que na maioria dos casos onde se verifica falha na bobina, muito provavelmente houve manipulação errada na mesma.
O saca bobina é uma ferramenta baratíssima e na minha opinião de uso obrigatório..
Há operações que em caso de emergência, a gente usa o que tem na mão, não há outro jeito.
Mas na tua garagem ou em uma oficina de bom nível, o uso de ferramental original BMW que não sejam as ferramentas universais, é obrigatório. A BMW vende todo o ferramental por ela produzido nas CCs.
Se você gosta de fazer o serviço, muna-se com o ferramental adequado.
Exemplo: colocação do volante do motor na posição correta para ajuste da folga de válvulas.
Muitos e muitos usam o método de retirar a vela de ignição e com uma chave de fenda buscar o PMS (ponto morto superior).
Não é o correto. No motor boxer BMW há um pequeno orifício com uma tampinha no bloco onde se introduz uma haste cilíndrica que se encaixa em um pequeno furo no volante do motor. Com isso temos o motor não somente travado mas também na posição correta para ajustar as válvulas.
Ferramenta muito barata, não consigo entender uma oficina não tê-la.....
Se é para fazer, faça direito.
Anexo 10900