![]() |
COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Motos em geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-motos-em-geral) +--- Fórum: Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-discuss%C3%A3o-geral) +---- Fórum: Outras Motos - Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-outras-motos-discuss%C3%A3o-geral) +---- Tópico: COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium (/Thread-comparativo-yamaha-xt1200z-super-t%C3%A9n%C3%A9r%C3%A9-x-bmw-r-1200-gs-premium) |
COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - RKY-RJ - 11-11-2013 Srs. segue abaixo um comparativo que fiz em abril/2013, depois de rodar 4.200km em 16 dias com uma BMW R1200 GS Premium ano 2012 com 34.000 km rodados. Na época, minha Yamaha estava com 10.000km rodados. Sem a pretensão de estar 100% correto em minha avaliação, vou colocar minhas impressões logo depois da viagem que fiz pela Africa do Sul: 1- Posição do piloto: Na BMW = natural, confortável, nada a observar Na XTZ = natural, confortável, talvez com um "raiser" pra ficar um pouquinho mais alto ou próximo do corpo ficasse 100% Nas duas, a garupa fica distante do piloto (às vezes até esqueço que estou acompanhado). 2- Suspensão dianteira: Na BMW = o sistema telelever - faz uma grande diferença = ele dá a sensação de dianteira sempre firme no chão Na XTZ = o sistema de garfos invertidos é excelente, mas comparado com o da BMW, fica uns 80%. 3- Suspensão traseira: Na BMW = ajuste eletrônico Na XTZ = ajuste manual Existem controvérsias, mas pela comodidade o eletrônico é melhor (tem gente que prefere o manual porque gosta de mexer e encontrar a melhor combinação). 4- Posição/conforto do(a) garupa: Minha garupa oficial não sentiu diferença alguma. Para melhor nem para pior. 5- Acionamento dos manetes: Na BMW = muito natural, embreagem macia, freio dianteiro normal Na XTZ = embreagem um pouco mais dura, freio dianteiro igual 6-Alavanca de câmbio Na BMW = engates macios, mas marcou minha bota Na XTZ = engates macios também. Tem um macete para não fazer barulho na primeira engatada do dia. Dar umas 6 apertadas na embreagem com o motor em ponto morto. 7-Freio traseiro Na BMW = posição natural, acionamento suave Na XTZ = posição um pouco recolhida (fica melhor quando em pé na moto), acionamento suave 8-Espelhos Na BMW = ótima posição - campo de visão idem Na XTZ = ótima posição - campo de visão idem 9-Protetores de mãos Na BMW = boa posição, mas de material muito frágil - ele é feito pra desencaixar em caso de tombo, mas normalmente eles viviam desencaixando só de esbarrar Na XTZ = boa posição - material mais rígido e inteiriço 10- Farol Na BMW = não pude observar pois só usamos a moto durante o dia. Na XTZ = excelente. Melhor farol de moto que já tive (dos originais, é claro). 11- Manutenção: Na BMW = das 6 motos da viagem, 4 precisaram completar o óleo por volta de 3.000km rodados (a que estava comigo por acaso não precisou) Na XTZ = Troquei aos 5.000km e estou levando para a revisão dos 10.000 sem precisar completar. 12- Posição do motor: Na BMW = o motor boxer parece um trambolho no começo, mas logo se acostuma. Único inconveniente, é nas manobras com a moto parada, pois limita muito a movimentação (bate nas canelas quando se empurra a moto para trás) Na XTZ = normal, o que é diferente é a ventoinha quando acionada sobre o radiador que fica do lado esquerdo do tanque - faz barulho e joga um bafo quente quando a moto está parada. 13- Arrancada: Na BMW = Excelente. O motor roda cheio e sem engasgos. Na XTZ = Excelente. Da mesma forma, o motor roda cheio, mas dá impressão de ter mais potência (pelo menos em baixos giros). 14- Dirigibilidade: Na BMW = senti muita firmeza na parte da frente, mas é muito diferente nas correções em curvas (cheguei a levar sustos nas primeiras vezes), pois é totalmente diferente da Yamaha. mas muito seguro. Na XTZ = a frente parece um pouco mais leve e o comportamento nas curvas é o mesmo que estou acostumado com todas as motos que já tive. 15- Paradas. Na BMW = o descanso lateral deixa a moto muito deitada (levei muitos sustos até me acostumar). Fiquei sabendo depois que isso tem regulagem. O descanso central = ótimo (fácil de acionar) Na XTZ = o descanso lateral deixa a moto mais aprumada. O descanso central = ótimo (fácil de acionar) 16- Vibração Na BMW = parece ser característica dos motores boxer. Senti muito nos primeiros dias. Cheguei até a trocar de moto e rodei mais de 200km com uma quase zero, e o problema persistiu. Ao final da viagem já estava acostumado, mas no começo (na primeira semana) acordava de manhã com formigamento nas mãos. Na XTZ = zero de vibração. 17- Escapamento Na BMW = o som é um pouco mais metálico (e talvez um pouco mais alto) Na XTZ = o som é mais discreto e grave. 18-Pneus Idênticos nas duas motos, destaque para o sensor de pressão no painel da BMW (muito útil para quem tem preguiça de calibrar constantemente). 19-Bolha Na BMW - de 0 a 10, nota 8 - deixava escapar muito inseto e sujeira para o capacete Na XTZ - nota 8 também. Ou seja, o ideal é colocar uma bolha maior, ou aquela extensão (não sei se funciona). Recentemente troquei por uma bolha maior - agora está nota 10. 20-Painel e controles Na BMW - a favor informações de pressão dos pneus, e indicação das marchas (muito importante); contra: o sistema de setas para a direita, esquerda e desliga (no começo me enrolava todo). Lembrando que as BMW 2013 em diante já vem com o sistema "universal". Na XTZ - a favor: Velocidade em grandes dígitos - e comandos universais. Contra: falta um indicador de pressão dos pneus e das marchas. Resumo: Fiquei bastante impressionado com a qualidade do motor e suspensão da BMW. Percebe-se que o motor é robusto, e às vezes me vinha à lembrança aqueles motores originais de avião. Até pela experiência de ter levado um pequeno tombo numa estrada de areia durante a viagem, tenho a certeza de ser uma moto muito robusta (não aconteceu nada com ela - e nem comigo). Se eu tivesse uma BMW trocaria os protetores de mãos por umas mais robustas (com alma de alumínio). Depois de 40 dias, andei dois dias seguidos com a XTZ. Levei o primeiro susto num pequeno congestionamento, quando a ventoinha deu sinal de vida. Na BMW praticamente não pegamos engarrafamentos, portanto não deu pra perceber se o calor do motor incomodava ou não. Em velocidade, nenhuma reclamação. Pela quantidade de elogios que estou fazendo na BMW pode parecer que não estou satisfeito com a XTZ. Muito pelo contrário. É uma moto muito confiável, ágil, confortável e com excelente arrancada. Mas, se hoje, com as impressões todas que tive nesses últimos dias tivesse que optar apenas pela moto, optaria por comprar uma BMW (fica claro que a moto que usei foi a top de linha antes da Adventure), mas quando se comparam os preços, não tem como pagar mais 40% do valor de uma XTZ. OBS.: O resumo foi o que fiz em abril, ou seja, depois disso a Yamaha já lançou a modelo 2013 com piloto automático e ajustes eletrônicos, e o preço também mudou um pouco (aumentou na Yamaha e abaixou na BMW). COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - shw - 11-11-2013 RKY-RJ Escreveu:Srs. segue abaixo um comparativo que fiz em abril/2013, depois de rodar 4.200km em 16 dias com uma BMW R1200 GS Premium ano 2012 com 34.000 km rodados. Seu relato foi muito bom, acho que a grande diferença é na questão de $ pq a BMW okm custa bem mais q a tenere! enfim duas lendas! COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - Crodao - 11-11-2013 Muito bom. mas deixa eu ver se entendí: você tem uma ST1200 e fez uma viagem com uma GS1200 pela Africa do Sul ? É isso ? Se for, PQP que chato ein. Bela viagem, parabéns. Passa pra gente as experiências, quanto gastou, roteiro, etc. Abc COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - RKY-RJ - 11-11-2013 Isso mesmo, Cláudio. Minha garupatroa é sul-africana e aproveitamos que ela não via os irmãos e a mãe e passamos o mês lá. Antes de irmos pesquisamos e encontramos uma empresa que fazia o tour saindo de Pretoria, passando pelo Krueger Park, e fazendo todo o litoral leste até a Cidade do Cabo. Em 2015 pretendemos voltar lá para fazer o lado oposto, passando por 4 paises, atravessando trechos de desertos, etc. A empresa que fez o tour: http://www.samatours.co.za - O guia foi o dono da empresa que foi com uma GS1200. Fomos dois casais do Brasil (o outro casal é aqui do RJ também - meus amigos há mais de 20 anos), um casal de australianos, um casal canadense e um australiano avulso (único que optou por uma F800GS). COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - Renato M - 11-11-2013 Roberto, Você estava escondendo o jogo, kkkkkkk Que isso meu amigo, depois dessa comparação fico até sem graça com tanta experiência... Kkkkkkkkkkk COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - FPoli - 11-11-2013 Roberto, pelo que entendi você rodou com a BMW 2012. Você chegou a rodar com o modelo novo 2013? Dizem que ficou ainda melhor que a 2012. A minha é 12/13 e ainda não rodei na 13/13 ou 13/14 pra não passar vontade rsrs. Belo relato esse seu. Nunca rodei na XT, mas o conjunto da GS e principalmente a suspensão me fez ficar apaixonado por ela, me sinto com muita segurança e como se estivesse rodando num carro de primeira linha, principalmente nas frenagens sem ter o tradicional mergulho. COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - CM-R1200-GS - 12-11-2013 yamada, Parabens pelo comparativo. Agora que viagem ?!?! Já entrei no site, deu agua na boca. E o preço, bem mais barato que Europa. Fiquei bem interessado, mas acho que só lá pra 2016...... COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - RKY-RJ - 12-11-2013 Se aperta um pouco e se programa pra 2015... quem sabe a gente não fecha um grupo só de brazucas !!! O período ideal é no mês de maio. COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - RKY-RJ - 12-11-2013 Fabio Poli Escreveu:Roberto, pelo que entendi você rodou com a BMW 2012. Você chegou a rodar com o modelo novo 2013? A moto que aluguei era 2012: ![]() COMPARATIVO - YAMAHA XT1200Z Super Ténéré X BMW R 1200 GS Premium - CM-R1200-GS - 12-11-2013 RKY-RJ Escreveu:A moto que aluguei era 2012: Deve ser irmã gemea da minha. Vamos ver, vou começar a pensar !!!! Maio/2015 !!!!!!!! |