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CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - fborges27 - 09-10-2012 Galera, Qual é a calibragem que vocês usam na motoca? Estou usando: ON ROAD 32 x 35 sem garupa; e 35 x 41 com garupa Pneus originais. e OFF ROAD 16 X 16 (quadrada) no barro; e 27 x 30 no asfalto (para o acesso ao barro). Metzeler Karoo II Não sei se estão corretas. CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - shw - 09-10-2012 fborges27 Escreveu:Galera, eu uso padrão sempre 32 x 32 CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - CM-R1200-GS - 10-10-2012 Estou usando o que recomenda no manual. Asfalto: 42 - 45 CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - Marlon - 10-10-2012 Eu uso sempre o que manda o manual ![]() CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - JPTex - 10-10-2012 Salvo engano, a tabela de calibragem dos pneus que vem debaixo do banco estipula 32X36 só piloto e 36X41 piloto + garupa e, se for o caso, essa mesma calibragem se for piloto + garupa + bagagem. Off road não tenho ideia. CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - TOLENTINO - 11-10-2012 Sigo o manual: somente piloto: 32x35psi (2.2x2.4 bar) com garupa/carga: 35x41psi (2.4x2.8bar). CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - FPoli - 11-10-2012 Tenho usado 39 x 42 em todas situações por recomendação da Caltabiano (pneus originais). Percebi que diminui a estabilidade na rodovia quando a Calibragem cai abaixo de 30. CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - fborges27 - 11-10-2012 TOLENTINO Escreveu:Sigo o manual: Beleza! Outra coisa, um dia na Caltabiano vi o mecânico chefe testando a calibragem de uma K 1300 (acho que era essa) que mostra a calibragem no computador de bordo. Ele disse que se a mangueira do posto for longa, geralmente é, é para colocar 2 libras a mais porque elas são perdidas na mangueira. Alguém já ouviu ou faz isso aí?!?!? Na concessionária eles checam a calibragem com calibrador, na roda! Abraços! CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - TOLENTINO - 11-10-2012 Borges, não sou engenheiro ou especialista no assunto mas não me parece lógica a informação do mecânico, pois pelo que sei o calibrador eletrônico "equaliza" a pressão ao ser conectado no bico do pneu/câmara, ou seja, forma-se um rede pressurizada entre o interior do pneu e da mangueira e, então, é injetado ou extraído ar de maneira que essa "rede" atinja o valor estabelecido. Uma vez desconectada, ocorre a despressurização apenas da mangueira, mas o pneu mantem a pressão definida. Nesse caso, não importa o comprimento da mangueira e sim sua estanqueidade. É muito simples tirar essa duvida. Basta ter em mãos um calibrador manual de boa qualidade e, após encher o pneu no posto de combustível, conferir o valor. O ideal é encher o pneu com uma pressão superior e posteriormente, com o pneu totalmente frio, utilizar um calibrador manual. CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD - fborges27 - 11-10-2012 Tolentino, Também achei bem estranho. Olha que corri de kart, carro, etc... Sempre conferimos a calibragem no calibrador, como você disse. Na concessionária vi que o dono da moto reclamou da calibragem sugerida. O mecânico mostrou que no painel faltaram as ditas 2 libras e faltou da mangueira. Sei lá! Vou comprar um calibrador e fazer o teste. Abraços |