BMW GS Brasil
Viscosidade do Oleo - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o)
+--- Tópico: Viscosidade do Oleo (/Thread-viscosidade-do-oleo)



Viscosidade do Oleo - flabomba - 04-05-2014

Pessoal,

Eu vi uns meses atras uma tabela interessante sobre viscosidades x climas.
Sao coisas que estão diretamente ligadas, principalmente para partida a frio (a primeira partida da manha) alguém teria inforamcoes sobre isso ?
por exemplo: qual e a diferença de usar um oleo 20w50 ou um 15w40 ?
eu procurei isso mas não encontrei...

Abs !


Viscosidade do Oleo - M.Fonseca - 04-05-2014

SAE = sociedade americana de engenharia, o primeiro numero com um "W" depois é a recomendação de viscosidade para o inverno, o ultimo numero é a recomendação para o calor. Nos motores são utilizados óleos multiviscosos, porque no inverno o óleo fluirá melhor pelas galerias quando frio, e após aquecido continuará com viscosidade adequada.
[ATTACH=CONFIG]4764[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]4765[/ATTACH]


Viscosidade do Oleo - tiagolima - 03-09-2015

Pessoal, estou com uma dúvida!

No Manual da R1200GS LC orientam a troca do Oleo 5W40, porém lá fora num país com o clima semelhante ao do Brasil o pessoal está usando o 5W40 300V da Motul que custa em média R$ 95,00/Litro.
Em estudo pela internet, esse 300V supera e garante total proteção contra atrito das peças, ou seja a mesma é usada para motos de competição e em condições severas de uso.
Com base na pesquisa, também o Motul 7100 5W40 atenderia, mas não garantiria a total proteção como o 300V fornece.
Será que a CC se recusaria a trabalhar com esse oleo 300V nas revisões ?

Com isso também vem o Gear 300 - Oleo de cambio e o MoCool que garante a redução de 15 a 30% a temperatura do motor.


.jpg   300V_Racing.jpg (Tamanho: 66.99 KB / Downloads: 55)

[ATTACH=CONFIG]8006[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]8007[/ATTACH]


Viscosidade do Oleo - luiztrovao - 03-09-2015

Cuidado com a marketagem, que é o que mais se vê na embalagem dos produtos e nos sites dos fabricantes.
A shell, por exemplo, tinha material de marketing que falava que seus óleos eram usados em motores da Formula 1 que giravam a 19000RPM, etc, só não diziam que aqueles motores tinham 8 bombas de óleo !!
Em termos de viscosidade, se um óleo tem especificação 5W40, qualquer óleo de outra marca que seja 5W40 terá a mesma viscosidade - isto é regulado pela SAE.
Um outro aspecto a ser observado é a especificação API (American Petroleum Institute) do produto - a mais moderna e que atende aos mais exigentes requerimentos hoje em dia, é a SN. Se 2 fabricantes diferentes têm óleos 5W40 SN.... serão praticamente iguais no que diz respeito a atender aos mais modernos requerimentos.
Ainda assim, ninguém pode dizer que um óleo 5W40 SM seja muito inferior....
abraços


Viscosidade do Oleo - tiagolima - 03-09-2015

luiztrovao Escreveu:Cuidado com a marketagem, que é o que mais se vê na embalagem dos produtos e nos sites dos fabricantes.
A shell, por exemplo, tinha material de marketing que falava que seus óleos eram usados em motores da Formula 1 que giravam a 19000RPM, etc, só não diziam que aqueles motores tinham 8 bombas de óleo !!
Em termos de viscosidade, se um óleo tem especificação 5W40, qualquer óleo de outra marca que seja 5W40 terá a mesma viscosidade - isto é regulado pela SAE.
Um outro aspecto a ser observado é a especificação API (American Petroleum Institute) do produto - a mais moderna e que atende aos mais exigentes requerimentos hoje em dia, é a SN. Se 2 fabricantes diferentes têm óleos 5W40 SN.... serão praticamente iguais no que diz respeito a atender aos mais modernos requerimentos.
Ainda assim, ninguém pode dizer que um óleo 5W40 SM seja muito inferior....
abraços


Luiz, Obrigado pela orientação.
Em relação a viscosidade tudo tranquilo, o API desse é SN...Fiquei desconfiado deviso ao uso dele ser constante lá fora, claro que devemos sempre considerar o custo Brasil pra se adotar um oleo desses aqui!