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Aterrissando - Eder - 12-06-2014 O plano é não aterrissar de bico: [ATTACH=CONFIG]5152[/ATTACH] Aterrissando - Eder - 12-06-2014 Um conto sobre precaução ao saltar com uma Big Trail Como o excesso de exuberância da KTM 990 pode causar problemas. Autor: Rob Dabney - http://www.advpulse.com/ Traduzido por Eder Giovani Savio - freeriderfloripa@gmail.com No mês passado participamos do Rawhyde Rally Adventure na Overland Expo e tivemos uma interessante participação no Rodeio do evento. Tudo começou na sexta-feira quando eu e o colaborador da ADV Pulse, Mike Massucco, conhecemos Jim Hyde, dono da Rawhyde Adventures. Estávamos conversando sobre a filosofia do seu programa de treinamento quando ele perguntou: "Ei, vocês pilotam bem? Querem participar do rodeio? " Já tínhamos ouvido que o rodeio da Rawhyde Adventure Motorcycle é uma demonstração do que Big Trails são capazes de fazer nas mãos de pilotos habilidosos. A ideia de pilotar motos grandes como arruaceiros em uma pista de motocross soou como uma bomba e obviamente aceitamos. Pensando no que nos metemos fomos para a pista dar uma olhada. Pudemos ver vários saltos, barrancos e estacas delineando o percurso. A maioria dos saltos pareciam relativamente pequenos, o que nos deu confiança. Seguimos um grupo de instrutores da Rawhyde até a pista para uma sessão de treino. Embora fosse apenas um treino, uma multidão considerável já havia ocupado a arquibancada para assistir o evento principal prestes a começar. Não conseguia me esquecer de que a única experiência que tive em uma pista de motocross foi pilotando uma pequena off road no mínimo 120 kg mais leve que a minha KTM 990 Adventure, com tanque cheio. Após algumas voltas cautelosas, comecei a me sentir confiante e a me divertir. Logo percebi que não era tão fácil arremessar uma Big Trail para o alto. Você tem que dar carga na suspensão e uma acelerada para conseguir uma decolagem decente. Não contente com o tempo quanto ficava no ar, decidi dar um gás a mais no pulo seguinte. Segundos depois, isso aconteceu: [ATTACH=CONFIG]5153[/ATTACH]
Animação do tombo (Fotos: Chad Berger) As KTM 950/990 Adventure têm uma reputação lendária por, para seu tamanho, serem competentes no off-road. De alguma forma isso faz você tentar coisas que você não deve fazer em uma Big Trail. Um pouco de gás a mais na KTM 990 Adventure foi um pouco demais e acabei indo muito mais alto que nas tentativas anteriores. Por um instante pensei ter acertado em cheio, mas logo percebi que exagerei no pulo. O tanque cheio fez a frente mergulhar e eu estava indo para o chão. Tentei jogar meu peso para trás, mesmo assim a suspensão dianteira bateu no fundo com o impacto e fui jogado no chão. Tudo o que não estava bem preso a mim ou a moto saiu voando em todas as direções ao som do meu corpo batendo no chão. Consegui ouvir a multidão soltando um grande "Oooooohhh!" Levantei rápido para mostrar que o tombo não tinha sido tão ruim, mas foi. Os outros pilotos pareciam preocupados enquanto me ajudavam levantar a moto e catar minhas coisas espalhados pelo chão. Eu estava com muita dor, mas, felizmente, não sofri qualquer lesão grave (talvez algumas costelas trincadas). Retirei-me para os bastidores para me recompor enquanto Mike e os instrutores continuavam com o evento. Tentei tirar algumas fotos da ação quando o rodeio começou, mas a adrenalina correndo pelo meu sangue deixou meus braços trêmulos demais para segurar a câmera com firmeza. [ATTACH=CONFIG]5154[/ATTACH]
Danos a moto foram mínimos. Danos ao orgulho? Um pouco mais graves. (Foto: Chad Berger) Logo depois fui checar a moto. A KTM 990 Adventure estava bem, considerando a magnitude da queda. Com a adrenalina ainda entorpecendo minha dor, decidi voltar a pista e me juntar ao resto dos caras para o final do evento. Alguns saltos cuidadosos e uma bela derrapagem arrancaram aplausos da plateia o que me fez recuperar um pouco da auto-estima. À noite, depois de algumas cervejas, perguntei a um dos instrutores se ele poderia me dar alguma dica de como saltar com uma Big Trail. A resposta dele? "Não faça isso!" Aterrissando - Crodao - 12-06-2014 kkkk com certeza isso não ia dar certo Aterrissando - Eder - 14-06-2014 R1200GS Adventure, pneu de trilha. ![]() Aterrissando - MC-1969 - 18-06-2014 Eder, caramba !!! Onde você garimpa esses vídeos e fotos? Adorei esse desenho. Sua patroa não fica com ciúme não??? kkk Eder Escreveu:R1200GS Adventure, pneu de trilha. Aterrissando - Eder - 18-06-2014 Nada, minha mulher é um amor. Como estou fazendo faculdade de letras/inglês na UFSC com o objetivo de ser tradutor de literatura inglesa, preciso ler o máximo que puder em inglês. Daí uno o útil ao agradável. Aterrissando - MC-1969 - 19-06-2014 Quando traduzir o livro do keith code (Twist of the wrist) ou aquele Sporting riding techniques não esqueça de enviar aos colegas !!! Eder Escreveu:Nada, minha mulher é um amor. Como estou fazendo faculdade de letras/inglês na UFSC com o objetivo de ser tradutor de literatura inglesa, preciso ler o máximo que puder em inglês. Daí uno o útil ao agradável. Aterrissando - Eder - 19-06-2014 MC-1969 Escreveu:Quando traduzir o livro do keith code (Twist of the wrist) ou aquele Sporting riding techniques não esqueça de enviar aos colegas !!!Boa ideia. Vou fazer contato com eles. Aterrissando - Gui Dantas - 20-06-2014 Eder, pra saltar com uma moto e ela não cair com a roda da frente tem que acelerar no salto. Se parar de acelerar no salto a frente embica e a roda dianteira toca o chão antes da traseira. O problema é explicar isso pro Uk na hora que tá napista. Dá é muito medo de sair voando e não conseguir aterrizar. Aterrissando - Eder - 20-06-2014 É verdade. O agravante é fazer isso como uma motoca de 240 kg e cheia de coisa cara para estragar. Com uma KTM de 100 kg que rola e não quebra é molezinha ![]() Gui Dantas Escreveu:Eder, pra saltar com uma moto e ela não cair com a roda da frente tem que acelerar no salto. Se parar de acelerar no salto a frente embica e a roda dianteira toca o chão antes da traseira. O problema é explicar isso pro Uk na hora que tá napista. Dá é muito medo de sair voando e não conseguir aterrizar. |