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Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - Versão de Impressão

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Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - Videira - 31-08-2014

Pessoal, eu instalei o GPS Garmin Zumo 350l utilizando o chicote original BMW vendido na NippyNormans que liga numa tomada que se encontra disponível para acessórios em cima da bateria.


.jpg   IMG_2598.jpg (Tamanho: 245.78 KB / Downloads: 186)

Acontece que fiquei apenas 4 dias sem ligar a moto e a bateria tinha esgotado (minha moto tem menos de 1 ano). Outro problema que percebi foi que a tomada do isqueiro original as vezes nao funcionava e tinha que desligar e religar a chave para que funcionasse de novo.
Ao testar com Multimetro vi que ao desligar a chave, a tomada original continuava com corrente de 12v e não desligava mais (foi por isso que esgotou a bateria).
OBS: esta tomada que estou medindo a corrente é a que liga no isqueiro original da moto.


.jpg   IMG_2592.jpg (Tamanho: 421 KB / Downloads: 172)

Outra coisa muito estranha!!! Ao religar a chave, a corrente da tomada original (do isqueiro) marcava 8v com polaridade INVERTIDA!! Percebam na imagem que o multimetro esta nos mesmos fios e tem um sinal de menos!


.jpg   IMG_2590.jpg (Tamanho: 391.89 KB / Downloads: 167)

Eu segui as instruções e liguei usando os fios e o suporte que veio com o Garmin e ao testar a tomada do GPS no suporte, estava marcando a corrente de 5,2v de forma correta.


.jpg   IMG_2600.jpg (Tamanho: 145.57 KB / Downloads: 167) tg
.jpg   IMG_2601.jpg (Tamanho: 131.78 KB / Downloads: 165)
.jpg   IMG_2602.jpg (Tamanho: 213.76 KB / Downloads: 166)

Eu vou mandar um email para concessionária, apesar de achar que é perda de tempo, pq imagino que a resposta padrao vai ser: não nos responsabilizamos por acessorios instalados e que vai comprometer a garantia, etc.
Confio muito mais nos amigos do fórum para me ajudar nesta.


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - Mcolnagosp - 05-09-2014

Videira, eu instalei meu zumo 390 direto na bateria. Por que você não fez assim, já que o GPS vem com fiação própria para isso? Estou querendo entender. Smile


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - sal silva - 05-09-2014

Eu também instalei o meu direto na bateria,mesmo porque não entendo nada dessas maricagens de can- bus,ate agora ta funfando legal e a bateria sempre esperta.


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - JSmith - 05-09-2014

Se vc desinstalar o Garmin, ela volta ao funcionamento normal?


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - buzios - 05-09-2014

Eu tambem instalei meu Garmin usando o conector auxiliar ligado ao CAN-BUS.

O conector auxiliar e' temporizado. Ele mantem o power ativo por +- 40 segundos apos o desligamento da chave de ignicao porem O TEMPORIZADOR NECESSITA DE UMA CORRENTE MINIMA PARA FUNCIONAR.

Na verdade eu instalei 3 acessorios ligados ao conector:
1 - GPS garmin
2 - Leds adicionais
3 - Rele do farol auxiliar (os farois em si estao ligados via rele direto na bateria com fusivel, a alimentacao do rele esta ligado ao conector auxiliar)

O que acontece e' que o conector auxiliar necessita de uma amperagem minima para ativar o temporizador.

Por exemplo, se eu desligo a moto com o GPS e farol auxiliar desligados, os leds ficam ligados para sempre porque consomem muito pouca corrente e o temporizador nao e' ativado.

Por outro lado, se eu desligo a moto com o farol auxiliar ou GPS ligado, o temporizador funciona e tudo desliga apos +- 40 segundos.

O que deve estar acontecendo no seu caso e' que o Garmin quando apaga a tela passa a consumir pouca corrente que nao e' suficiente para o temporizador ativar.


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - buzios - 05-09-2014

Mcolnagosp Escreveu:Videira, eu instalei meu zumo 390 direto na bateria. Por que você não fez assim, já que o GPS vem com fiação própria para isso? Estou querendo entender. Smile

Voce instalou um fusivel em serie com o seu Garmin?
A vantagem de se usar o conector auxiliar e' que o CAN-BUS desliga automaticamente o circuito no caso de curto.


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - Videira - 06-09-2014

Marcio, eu acho que é isso, pois isso acontece quendo o GPS nao esta no suporte e o unico consumo é do transformador de 12v pra 5,2v. Mas o que me intriga é que a tomada do isqueiro original tambem é afetada e fica ligada direto. E o pior, quando ligo a chave, acontece aquela polaridade invertida as vezes.
A fiaçao que vem com o GPS ja vem montadinha, com fusível e tudo, da pra ligar direto e acho que o transformador nao deve consumir energia quando nao estiver em uso, vou tentar ja que o pessoal ta fazendo isso e pelo visto ta dando certo.


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - Videira - 06-09-2014

Marcelo e Sal, eu nao instalei direto pq ele tem um pequeno transformador de 12v pra 5,2v que achava que ficaria consumindo corrente o tempo todo, mesmo qdo o GPS nao estivesse conectado, ai fiquei com receio de descarregar a bateria. A grande vantagem do Canbus é o temporizador que realmente desliga a tomada apos 40s, mas no meu caso nao ta funcionando. Acho que vou instalar um interruptor e ligar direto na bateria, pq raramente uso o GPS, ai quando nao estiver em uso eu desligo.


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - Videira - 06-09-2014

JSmith Escreveu:Se vc desinstalar o Garmin, ela volta ao funcionamento normal?

Quando tiro o conector da tomada auxiliar volta tudo ao normal e a tomada do isqueiro original tambem para de ficar ligada direto e inverter polaridade. Vou parar de usar essa tomada auxiliar, pq ja fiquei sem bateria umas 3 vezes...


Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin - Miguel - 07-09-2014

Pode ser que a Canbus esteja "vendo" o equipamento comomse fosse o carregador de bateria instalado na tomada auxiliar. Aí ela mantém a conexão. Por essa razão você está tendo a leitura invertida da voltarem na tomada.
A Canbus é programada para manter a conexão ligada se houver tensão entrando. Se o transformador tiver um capacitor que mantenha a tensão positiva na tomada, a Canbus vai "pensar" que é o carregador da bateria. Acho que a solução seria realmente instalar uma chave antes do transformador do GPS para cortar manualmente essa ligação.