![]() |
Óleo velho!! - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Óleo velho!! (/Thread-%C3%B3leo-velho) |
Óleo velho!! - Valas - 02-06-2015 Pessoal, preciso de uma ajuda com certa urgência. Eu cheguei a dar uma pesquisada, mas não consegui encontrar as respostas. Estou fechando negócio numa F800 GS Trophy 2012... mas no momento da compra perguntei quando a pessoa fez a última troca de óleo, e para a minha surpresa, a última troca de óleo da moto foi feita ainda em 2012 e de lá pra cá ficou com ele mesmo!!! :eek: A moto não tem nem 5000km, mas ainda assim me preocupa a possibilidade do motor estar de alguma forma comprometido. Além de estar preocupado com a possibilidade de ter criado alguma borra de óleo no motor, pensei em trocar o óleo e o filtro de óleo antes mesmo de sair de lá com a moto, mas aí que vem minhas dúvidas. 1) Alguém sabe se dá para conferir de alguma maneira, sem precisar abrir o motor, se há borra de óleo ou algum outro problema decorrente da presença deste óleo velho? Comprei o filtro de óleo da K&N e estou em busca do óleo da Castrol recomendado no manual, mas para trocar o óleo e o filtro de óleo vou precisar das ferramentas corretas. 2) A F800 GS acompanha jogo de ferramentas suficientes para tirar o protetor de carter, parafuso de saída do óleo e o filtro (este último me preocupa mais, pois não sei se é fácil encontrar a ferramenta ou se dá pra tentar tirar na mão)? 3) Caso não tenha, alguém saberia me passar as especificações das ferramentas para eu procurar comprar antes de ir pegar a moto? (vou pegar a moto nesta quinta-feira 04/06) Valeu! Óleo velho!! - Queirozjh - 02-06-2015 Ferramenta vc compra em qualquer loja de autopeças ou dessas de ferramentas mesmo, e serve aquela chave universal pra filtros que tem um arco auto ajustavel. comprei essa paguei R$15,00. o protetor vc tira com uma chave L de boca 8mm ou 10mm. nao tenho certeza. facil de fazer. Óleo velho!! - luiztrovao - 02-06-2015 hmmm... 3 anos com o mesmo óleo no motor? Me desculpe o vendedor, mas eu estaria fora! Não é à toa que as revisões (com troca do óleo) têm que ser feitas a cada ano, independente se a quilometragem rodada ficou abaixo da máxima. O óleo oxida com o tempo. Seja ele mineral ou sintético. O mineral tem prazo de 6 meses e até onde eu sei, o sintético tem prazo de 1 ano. Boa sorte aí. Óleo velho!! - shw - 02-06-2015 Cara, a F800 tem que trocar o óleo a cada 10 mil KM (5 mil km no Brasil) ou 1 ano! A F800 quando tirada OKm faz revisão de 1000 KM ou 1 ano!veja de quando foi a revisão de 1000 KM Se o cara tirou ela em DEZ de 2012 a troca de óleo foi feita em 2013, então esta moto deve ter um óleo de 2 anos! Para tirar o protetor de carter vc precisa de uma chave de 8mm de boca para soltar 4 parafusos, e uma chave halen que não sei a medida! Óleo velho!! - Valas - 03-06-2015 Valeu pessoal, vou hoje lá ver se troco o óleo... Depois levo numa concessionaria para dar uma geral nela... Acho estranho a BMW não vir com ferramentas para isso, mas tudo bem.. Vou comprar no caminho. Abraços! Óleo velho!! - sal silva - 03-06-2015 Valas,a BMW não facilita nada para nos que gostamos de fazer a manutenção,até porque com a eletrônica a gente fica cada vez mais na mao deles$$$$$Mas com um pouco de paciência , pesquisas no fórum , internete e algumas ferramentas da para fazer o basicão.Valeu,e boa sorte com a sua novo Motao. Óleo velho!! - Iceman - 03-06-2015 Valas, minha sugestão, para o caso de ter formado alguma borra em função do óleo velho, seria trocar o óleo e filtro por itens mais baratos (não filtro K&N p. ex.), rodar uns 500 km com ela, e trocar novamente, ai sim por óleo e filtro bons. Assim voce "lava" o motor internamente com o óleo e filtro meia boca, e depois põe tudo novinho, de primeira, no motor já limpo. Sei que é um gasto a mais, mas em se tratando de uma BMW já fora da garantia, acho que vale o investimento para garantir a saúde e longevidade do seu motor. Mas não acho que o óleo velho, por sí só, possa danificar o motor. Agora se ficar rodando com ele, ai sim, o prejuizo pode ser grande. Óleo velho!! - sal silva - 03-06-2015 Eu acho que não formou borra nenhuma rs.Para escoar o óleo velho legal tombar a motoca para os dois lados,isso se a sua lombar estiver boa rs, senão pede para alguém te ajudar,tu vai ver como vai sair pelo menos umas 70 ml de óleo velho. Óleo velho!! - CM-R1200-GS - 03-06-2015 Concordo com a colocação do "homi di gelu" Eu também trocaria o filtro por um filtro normal, e colocaria um MOTUL 5.100 - 15/50W Andaria uns 500 Km, e ai sim trocaria o filtro por um K&N, quanto ao óleo, sempre usei o MOTUL 5.100 Boa sorte Óleo velho!! - Valas - 04-06-2015 Fui hoje lá e depois de apanhar bastante dos parafusos e pra tirar o filtro original... Consegui! Confesso que fiquei irritado para tirar e colocar o protetor de cárter... 2 tipos de parafusos pq?! E pq tão difícil?! Para tirar o filtro, como não tinha a chave certa, acabei usando a técnica da escrotidão: furei o filtro com uma chave de fenda e girei... Serviço de porco, mas deu certo depois de levar algumas espirradas de óleo na camisa social... rs Antes de ir, peguei uma vasilha em casa, coloquei 3 litros d'água e marquei o nível... Quando tirei o óleo e o filtro, vi que bateu na marcação que fiz na vasilha, oq me deixou aliviado. Óleo novo, filtro novo... E segundo a sugestão do pessoal, devo trocar tudo de novo em 500km... Tudo bem ter gasto a mais agora, desde que fique tranquilo. Agora é rodar! Jalapão em setembro... E alguns roles com a galera do grupo noa próximos fds! Muito obrigado pela ajuda senhores! Abraços! |