BMW GS Brasil
Frio... itaipava RJ - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Fotos e Vídeos (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-fotos-e-v%C3%ADdeos)
+--- Tópico: Frio... itaipava RJ (/Thread-frio-itaipava-rj)



Frio... itaipava RJ - Rbaena - 14-06-2016

[Imagem: fd8aa83f6000a572f765f88f44704634.jpg]

Enviado de meu SM-G928G usando Tapatalk


Frio... itaipava RJ - Regson - 14-06-2016

Pqp!

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk


Frio... itaipava RJ - Iceman - 14-06-2016

Quando as temperaturas ficam perto de 0C, é preciso tomar muito cuidado com um fenômeno muito comum e conhecido na Europa, porém desconhecido dos pilotos tropicais: GELO NA PISTA!!!
Notem que um símbolo, em forma de cristal de gelo (ou floco de neve), está aceso no painel, alertando o condutor sobre este perigo.

Isto ocorre quando a temperatura da pista fica ligeiramente acima de zero (portanto a água ainda em estado líquido) e de repente cai abaixo de zero (temperatura de congelamento da água).
Ou seja, aquele lençol de água, lisinho como um espelho, de repente se solidifica e vira GELO!!

Isto é muito comum em pontes, onde ventos gelados por cima e por baixo, permitem uma variação mais brusca da temperatura do asfalto.
Em uma pista normal, o calor armazenado no solo impede as mudanças drásticas de temperatura, e geralmente são preciso algumas horas de temperatura ambiente abaixo de 0C, para permitir que a água congele sobre o asfalto.
Com um pouco de sorte, pode nevar neste intervalo, e neve é muito melhor que gelo!
Neve = barro
Gelo = água e sabão

Caso você se depare com uma situação destas (andando sobre gelo) o melhor a fazer é não fazer nada!!!
Não tente freiar, não tente mudar a rota, quando muito, desacelere muito lentamente.
Com a moto (ou carro) sobre um filme de gelo, não ha como alterar a trajetória da moto, pois o atrito com os pneus é ZERO!
Imagine-se andando sobre uma pista coberta com água e sabão!

Se não fizer nada, a tendencia é a moto seguir seu curso, em uma linha reta (a mesma força que impede a moto de tombar em velocidade, também a manterá alinhada em seu curso).

Agora, se tentar freiar (reação instintíva ao perceber a falta de atrito dos pneus) ou tentar mudar de rota, a queda é inevitável.

Portanto, todo cuidado é pouco nestes dias frios, principalmente aos colegas que gostam de andar por regiões serranas, onde a temperatura geralmente é mais baixa e a chance de ter pontes é maior.


Frio... itaipava RJ - Rromagnani - 14-06-2016

Sábado saí de S.Paulo as 7hrs. E fui até Monte Verde... O objetivo era apenas um... PASSAR FRIO!!!

Alcancei meu objetivo, mas fiquei um pouco frustrado... Não estava geando (como era a previsão) e não consegui acender a luz indicativa de gelo no Painel! Kkkkkkk.

O dia estava lindo e a temperatura por volta dos 4/4.5 graus!

[Imagem: 4eae6cd656374aa9ddabad64f8373676.jpg][Imagem: 47190748cb6fa07980c775cfada44865.jpg]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Frio... itaipava RJ - Iceman - 14-06-2016

Mas vejo que o aquecedor de manete estava ligado no máximo kkkkk :p


Frio... itaipava RJ - Rromagnani - 14-06-2016

E as mãos dormentes! Kkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Frio... itaipava RJ - Rbaena - 14-06-2016

Iceman Escreveu:Mas vejo que o aquecedor de manete estava ligado no máximo kkkkk :p
Verdade...

Enviado de meu SM-G928G usando Tapatalk


Frio... itaipava RJ - Rromagnani - 14-06-2016

Na minha moto tenho uma espuma instalada sobre a manopla. Mesmo no máximo, não é tão quente assim!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk