BMW GS Brasil
Dna bmw - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs)
+--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-discuss%C3%A3o-geral)
+--- Tópico: Dna bmw (/Thread-dna-bmw)

Páginas: 1 2


Dna bmw - sal silva - 23-03-2013

Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.


Dna bmw - shw - 24-03-2013

sal silva Escreveu:Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.

Nada haver...


Dna bmw - TOLENTINO - 24-03-2013

Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).

Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.


Dna bmw - Crodao - 24-03-2013

sal silva Escreveu:Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.
Não ter comércio de peças de origem duvidosas seria interessante.
Mas não têm nada a ver. Para isso todas as peças teriam que ter algum chip codificando as mesmas.
Besteira.


Dna bmw - sal silva - 24-03-2013

TOLENTINO Escreveu:Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).

Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.

Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.


Dna bmw - Victor L - 24-03-2013

sal silva Escreveu:Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.

Esse mecânico tb me chamou atenção... Nem comprei a moto e já estou gostando dos serviços dele Smile


Dna bmw - shw - 24-03-2013

TOLENTINO Escreveu:Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).

Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.

Exato o cara deve ser bom... Ótima referencia


Dna bmw - CM-R1200-GS - 25-03-2013

Pessoal, o mecanico que o Tolentino se referiu, não é credenciado BMW, o cara trabalha na casa dele, mas ELE É BOM PACAS !!!!
Não conheço pessoalmente, mas as referencias são boas.


Dna bmw - TOLENTINO - 25-03-2013

Esse mecânico, o "Fofão", é gerente de oficina da ccs Toyota aqui de Itu onde dá expediente diário, mas como apaixonado por motos, montou na própria residência uma oficina para mexer nas motos dele (Hayabusa e CB1000R) e dos amigos.

Ele é muito detalhista e tem todos os softwares, manuais técnicos e ferramentas necessárias para manutenção de motos "premium", porém, como ele trabalha sozinho nessa oficina, de segunda a sexta-feira das 19h as 22h, os "clientes" tem que agendar com bastante antecedência e não ter pressa. Mas vale a pena, porque o cara é fera e mexe nas motos como se fossem dele. Alem de ser muito gente boa e cobrar um preço que, se não pode ser classificado como barato, é justo.

Levo minhas motos na ccs apenas enquanto estão na garantia, mas só para pegar o bendito carimbo do manual, mas em seguida levo para o Fofão "revisar a revisão".

Eu tenho uma opinião: com raríssimas exceções, mecânico de motos que é bom não trabalha em concessionária.


Dna bmw - FPoli - 25-03-2013

Essa opinião faz todo sentido.