![]() |
Conector auxiliar de power can-bus - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Acessórios (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-acess%C3%B3rios) +--- Tópico: Conector auxiliar de power can-bus (/Thread-conector-auxiliar-de-power-can-bus) |
Conector auxiliar de power can-bus - buzios - 21-05-2017 Vi neste forum referencias ao conector auxiliar de power que existe nas motos BMW com can-bus. Não vi nenhuma descrição do conector. Fiz um documento mostrando o conector, pinagem e localização na F800GS. A pinagem é a mesma em qquer moto. A localização varia com o modelo. Segue o link para um pdf com a descrição: F800GS_auxcon_descricao.pdf Conector auxiliar de power can-bus - shw - 21-05-2017 Em qual aplicação poderíamos usar? Conector auxiliar de power can-bus - buzios - 21-05-2017 shw Escreveu:Em qual aplicação poderíamos usar? Ligar acessorios tipo GPS, farol auxiliar, roupa com aquecimento eletrico, tomada USB fixada ao guidom .... Todas as BMW novas usam can-bus o que dificulta e muito a instalação de qquer equipamento que necessite de 12V ligado ao chicote original da moto (para ser desligado quando a moto é desligada). Uma alternativa é ligar o equipamento direto à bateria que bypassa totalmente o can-bus. O problema é que se voce desliga a chave da moto o equipamento continua ligado e eventualmente a carga da sua bateria vai embora. Mesmo voce lembrando de desligar o acessorio, algum engraçadinho pode re-ligar a chave de um farol de milha por exemplo e sua bateria ... Usando este conector auxiliar voce pode ligar um acessorio qquer que vai estar atrelado à chave da moto. O unico senão é que quando tentei comprar o conector no Rio de Janeiro a Autokraft disse que não existia e eu tive que importar. No meu caso usei o conector auxiliar para ligar um GPS e farol de milha. PS: existem alternativas tipo o CLS connect porem custa 10 x mais que o conector BMW e ocupa mais espaço. Conector auxiliar de power can-bus - sal silva - 21-05-2017 Legal,eu uso o gps direto na bateria, é fato que se não se ligar a bateria vai arriar.Será que serve na LC? Conector auxiliar de power can-bus - buzios - 21-05-2017 sal silva Escreveu:Legal,eu uso o gps direto na bateria, é fato que se não se ligar a bateria vai arriar.Será que serve na LC? O conector auxiliar existe em todas as BMWs com can-bus e a pinagem é a mesma. A localização varia de modelo para modelo. Conector auxiliar de power can-bus - sal silva - 21-05-2017 buzios Escreveu:O conector auxiliar existe em todas as BMWs com can-bus e a pinagem é a mesma. A localização varia de modelo para modelo. E esse aqui sera que é bom? http://www.maxbmwmotorcycles.com/fiche/PartsDetails.aspx?source=catalog&category=Electrical&brand=BMW&diagram=EL_POWER_SOCKET Conector auxiliar de power can-bus - PabloTiago - 21-05-2017 Então, o que pode ser usado como alternativa ao conector do can-bus, que é impossível de ser achado no Brasil, é a utilização de um relé auxiliar recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto. Sem conflito nenhum com a can-bus na utilização de GPS e faróis auxiliares. E toda vez q se desliga a chave o sistema é desligado em seguida. Enviado de meu D6643 usando Tapatalk Conector auxiliar de power can-bus - buzios - 22-05-2017 PabloTiago Escreveu:Então, o que pode ser usado como alternativa ao conector do can-bus, que é impossível de ser achado no Brasil, é a utilização de um relé auxiliar recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto. Não é bem assim. Tudo na BMW esta ligado via can-bus e o microcontrolador esta calibrado para a carga de cada dispositivo. Se voce ligar um relé a qquer ponto do can-bus ("recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto") voce estara mudando a impedancia do circuito e o computador de bordo pode reclamar e sua moto não ligar mais. Voce pode tentar ligar um rele com impedancia muito grande em paralelo ou em serie com impedancia muito pequena e rezar para o computador ficar feliz. Outra opção é ligar em qquer ponto do can-bus e REPROGRAMAR o computador para a nova carga, o que exigiria acesso ao software da BMW (ou uma hackeada braba). Note que o conector auxiliar está ligado ao can-bus e é até aonde eu sei a unica forma garantida de voce ligar algum acessorio que necessite de 12V acoplado a chave de ignição. Como ja comentei em post anterior eu usei o conector auxiliar para ligar meu GPS e farois auxiliares que inicialmente eram de lampada comum de 55W cada. Como eu não sei qual é o limite de carga do conector auxiliar eu usei um relé. Assim a carga em si esta direto na bateria via relé e um fusível. O power de ativar/desativar o relé esta ligado ao conector auxiliar. Eu não sei se outras concessionarias BMW no Brasil teriam o conector auxiliar. Eu sei que tentei comprar na Autokraft do RJ e fui informado que não existia no Brasil (ou porque não tem mesmo ou porque eles não tinham e não queriam ter) Comprar nos EUA ou na Europa porem é facil. Conector auxiliar de power can-bus - PabloTiago - 22-05-2017 buzios Escreveu:Não é bem assim.Correto! No meu caso pego o sinal que chega a tomada 12v. Até hoje zero problemas. Talvez eu seja muito sortudo né!! Kkkkkk. Mas o melhor mesmo é importar tais conectores originais Bmw. Abraço a todos. Enviado de meu D6643 usando Tapatalk Conector auxiliar de power can-bus - buzios - 22-05-2017 PabloTiago Escreveu:Correto! Realmente ligar na tomada externa de 12V é uma opção porem para esconder os fios voce tem que descarcar a fiação original. Para exemplificar o que eu fiz na minha moto segue um esquema de ligações: ![]() |