![]() |
Cardã ou corrente? - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Motos em geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-motos-em-geral) +--- Fórum: Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: Cardã ou corrente? (/Thread-card%C3%A3-ou-corrente) |
Cardã ou corrente? - RicBoris - 24-04-2013 Amigos, afim de melhor subsidiar minha busca por uma boa Bigtrail, na qual figuram com boas chances duas motos da BMW: a F800GS e a R1200GS, gostaria de abrir este tópico para debatermos sobre os dois tipos de transmissão que equipam essas máquinas: corrente na F8 e cardã na R12. Particularmente, nunca tive moto com eixo cardã, mas ouvi falar que é muito bom. Enfim, levando-se em consideração o uso on/off (50/50), qual o melhor sistema dentre esses dois? Cardã ou corrente? - Crodao - 24-04-2013 Ohhhh Ricardo, não têm nem o que comparar. Um dá manutenção o outro é zero . O cardã é só trocar o óleo à cada 20.000 Km que tá tudo certo. Ele não suja a roda, o quadro elástico, não faz barulho, não precisa ficar esticando, etc. É só alegria A única questão do cardã, é o custo dele. Cardã ou corrente? - shw - 24-04-2013 A vantagem da corrente se vc quebrar ela, vc troca com facilidade, já o cardã vc vai gastar uma boa grana! Acompanhei um blog de um cara com uma R1150 GS que foi do Parana ao Alaska de moto, e la no EUA quebrou o cardã ai ficou caro para trocar!! Existem varios relatos de R1200GS com cardã quebrado! Cardã ou corrente? - Crodao - 24-04-2013 shw Escreveu:A vantagem da corrente se vc quebrar ela, vc troca com facilidade, já o cardã vc vai gastar uma boa grana! Acompanhei um blog de um cara com uma R1150 GS que foi do Parana ao Alaska de moto, e la no EUA quebrou o cardã ai ficou caro para trocar!! Teve também o cara do Clube XT que estava com uma GS1100 ou 1150 e um carro bateu na traseira dele na Colômbia (se não estou enganado) e pra ele trazer a moto de volta foi uma verdadeira epopéia. Só pra resumir, ele entrou com a moto no Brasil pela Venezuela de forma clandestina. Ele voltou 1 ano depois pra buscar. Nenhuma CC da BMW queria dar assistência pra ele, pelo fato de ser 1150 (ou 1100 não me lembro). Eu tive uma corrente quebrada na Argentina em 2011 numa XT660 e digo que foi um parto pra conseguir arrumar, eu quase "pari" um filho, mas pelo menos conseguimos por a moto pra rodar. Então olhando por esse lado, você têm toda razão. Cardã ou corrente? - RicBoris - 24-04-2013 A pergunta proposta no tópico pode até ter resposta óbvia, pelo menos pra quem conhece. Como disse, nunca tive moto com cardã e este debate só vem a somar no rol de possibilidades pra quem pretende mudar para uma bigtrail como eu. Minhas maiores dúvidas não são nem tanto em relação à lubrificação, mas principalmente sobre a confiabilidade, resistência, custo de manutenção e uso extremo no off. Cardã ou corrente? - shw - 24-04-2013 Citar:Rodando pelas ruas a gente percebe que a maioria das motocicletas possuem sistema de tração por corrente. Andando um pouco mais, veremos modelos que utilizam correias dentadas e outros equipados com cardã. Afinal, qual dos três é melhor? É possível converter o sistema de sua moto? Olha este video [video=youtube;RQMN0nFpTTM]https://www.youtube.com/watch?v=RQMN0nFpTTM[/video] Cardã ou corrente? - RicBoris - 24-04-2013 Shw, muito legal essa matéria! Valeu! Cardã ou corrente? - RicBoris - 24-04-2013 Mas sem dúvida, peculiaridades à parte, o Crodao tem razão: o cardã tende a ser o melhor sistema no custo-benefício. Cardã ou corrente? - FPoli - 25-04-2013 Ricardo, eu tive minha primeira moto com cardã este ano. Sempre tive aptidão p/ off e rodo há 36anos, sempre com corrente. Confesso que ainda não me acostumei com o cardã e tirando a manutenção, sou mais transmissão por corrente. Ele tem uma folga que me incomoda. Cheguei até a voltar na concessionária achando que fosse defeito, mas constatei nas outras que é normal. Talvez seja só uma questão de me acostumar p/ me sentir mais confiante. Cardã ou corrente? - RicBoris - 25-04-2013 Pra vc ver como nem tudo são flores no cardã, heim Fabio? Valeu pela informação, amigo! |