![]() |
Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? (/Thread-kit-rela%C3%A7%C3%A3o-f800gs-17-42-ou-16-42) |
Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - Aprubem - 06-06-2018 Como fazer essa escolha. Sei que 16 ou 17 significam o número de dentes do pinhão. Mas qual colocar na F800GS? Não encontrei essa especificação no manual. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - André M. - 06-06-2018 Alex, você pretende alongar a relação final da F 800 gs ? O pinhão 16 é o que vem na moto de fábrica. Na minha ex f 800 gs coloquei coroa 41 e pinhão 16, ficou ótimo para estrada sem perder muito torque em baixo giro para trechos off road. Alguns colegas aqui do fórum usam coroa 42 com pinhão 17, o que alonga ainda mais a relação final. Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - Aprubem - 11-06-2018 André M. Escreveu:Alex, você pretende alongar a relação final da F 800 gs ? O pinhão 16 é o que vem na moto de fábrica. Na minha ex f 800 gs coloquei coroa 41 e pinhão 16, ficou ótimo para estrada sem perder muito torque em baixo giro para trechos off road. Alguns colegas aqui do fórum usam coroa 42 com pinhão 17, o que alonga ainda mais a relação final. Coroa e pinhão da marca Sunstar são bons? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - Henri - 11-06-2018 Pessoal, Até entenderia alongar a relação de motos trail de baixa cilindrada, mas da 800 eu não consigo ver qual é a vantagem. No off road técnico e no trânsito lento nas cidades, bem como em ultrapassagens, penso que seria desvantajoso. Abs, Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - André M. - 12-06-2018 Aprubem Escreveu:Coroa e pinhão da marca Sunstar são bons? Tem que descobrir se a coroa é aço 1045; 1049... acredito que o mesmo fabricante possa ter mais de uma opção de aço. Henri Escreveu:Pessoal, Henri, Na minha opinião a F 800 gs vem com a relação final muito curta para estrada, já que visa também atender a turma do off road. Como ela tem muito torque em baixa, alongar um pouquinho a relação final privilegiado as estradas, acaba sendo vantajoso ao meu ver. ( lembrando que eu viajo sem garupa, sem bauleto e sou bem leve) Eu optei na época em diminuir somente um dente da coroa, para não comprometer subidas de serra e passeios um pouco mais off que possam surgir em uma viagem. Na prática a moto ficou um pouco mais econômica, a vibração em velocidade cruzeiro diminuiu um pouco também. Na cidade o toque em baixa da f 800 da conta de sobra. Abraços Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - Henri - 12-06-2018 André M. Escreveu:Tem que descobrir se a coroa é aço 1045; 1049... acredito que o mesmo fabricante possa ter mais de uma opção de aço. Oi Andre, Tb acho que cada um deve escolher a melhor opção para si. Entretanto, depois de rodar mais de 50 mil km de estradas no Brasil e 5 países da A. Sul com a GS 800, eu temeria ter uma relação mais longa. Os ventos de 70 km/h na Patagônia, os passos de 5 mil metros de altitude na cordilheira dos Andes, bem como o ripio solto e grosso da Ruta 40 exigem mais torque e menos giro, e a relação alongada pediria uma marcha mais baixa, prejudicando o rendimento da moto - não apenas o consumo - na estrada. Na minha, coloquei a relação de correia (mas com os dentes originais), depois que minha corrente original, com 20 mil km, foi danificada pelo ripio boliviano. A correia já tem 30 mil km, e mesmo com 2 mil km de ripio, está como nova. Deve durar 100 mil. Abs, ![]() Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42? - André M. - 12-06-2018 Henri, concordo com você, tudo depende do roteiro, se eu fosse para o Jalapão por exemplo, poderia optar por colocar uma coroa com um dente a mais do que a original. Lembrando que um dente a menos na coroa corresponde mais ou menos a meio dente a mais no pinhão. o que não é uma mudança drástica. A moto não fica pedindo troca de marcha a toda hora (na subida por exemplo.) |