![]() |
1250 com gasolina "pura" - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs) +--- Fórum: BMW - R1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: 1250 com gasolina "pura" (/Thread-1250-com-gasolina-pura) |
1250 com gasolina "pura" - Olive - 21-01-2020 Boa noite, meus caros. Estou com uma dúvida desde que li em algum lugar que a BMW teria feito ajustes no motor da 1250 para que ela ficasse menos exigente com a gasolina, afinal, é moto projetada para rodar pelo mundo e precisa funcionar bem com gasolinas de má qualidade (sic)... Na contra-capa do manual tem as especificações da gasolina recomendada, octanagem e quantidade "mínima de etanol 15% e máxima 30%". Queria confirmar: a gasolina da Argentina é "pura", certo? 0% de etanol... é isso mesmo? Vamos ignorar, então, a recomendação do manual quando formos rodar por lá? 1250 com gasolina "pura" - Gnegraes - 21-01-2020 Olive Escreveu:Boa noite, meus caros. Estou com uma dúvida desde que li em algum lugar que a BMW teria feito ajustes no motor da 1250 para que ela ficasse menos exigente com a gasolina, afinal, é moto projetada para rodar pelo mundo e precisa funcionar bem com gasolinas de má qualidade (sic)... Rondon, Nossas gasolinas muito pouco diferem das gasolinas na Alemanha e Europa. USA não sei. A octanagem ideal e mínima encontrada nos manuais de proprietário aqui no Brasil é a mesma dos manuais na Alemanha. Já se foi o tempo que nossa gasolina era um lixo, lá se vão mais de 20, 30 anos... O motor 1250 é o mesmo vendido na Alemanha, Europa, etc... Álcool é usado como aditivo aqui para fazer a correção da octanagem, fomos um dos primeiros países do mundo a abandonar a tetraetila de chumbo no início dos anos 90, produto poluente e cancerígeno. Alemanha abandonou muito tempo depois que nós. Gasolina na Alemanha contém álcool, se não me falha a memória são 10%. 1250 com gasolina "pura" - Olive - 21-01-2020 Guilherme, concordo que nossa gasolina seja boa, sim. Eu nunca tive problemas com a gasolina brasileira em minha moto. Rodei 75 mil km na 1200 abastecendo em vários postos diferentes e jamais senti qualquer falha no motor ou aumento exagerado no consumo. Abastecia com comum, aditivada, qualquer uma. Aliás, mesmo em meus carros, desde que abandonei o carburador (em 1989 com um Gol GT alguma coisa... faz tempo! rsrs)) não me lembro de ter tido qualquer problema.A questão aqui é entender se esses 15% de etanol, de certa forma exigidos, serão essenciais para o bom funcionamento do motor... 1250 com gasolina "pura" - Gnegraes - 22-01-2020 Olive Escreveu:Guilherme, concordo que nossa gasolina seja boa, sim. Eu nunca tive problemas com a gasolina brasileira em minha moto. Rodei 75 mil km na 1200 abastecendo em vários postos diferentes e jamais senti qualquer falha no motor ou aumento exagerado no consumo. Abastecia com comum, aditivada, qualquer uma. Aliás, mesmo em meus carros, desde que abandonei o carburador (em 1989 com um Gol GT alguma coisa... faz tempo! rsrs)) não me lembro de ter tido qualquer problema.A questão aqui é entender se esses 15% de etanol, de certa forma exigidos, serão essenciais para o bom funcionamento do motor... Não sei sobre o que se basearam, já que aqui no Brasil a porcentagem de álcool na gasolina não é um valor arbitrário, mas definido em Lei. A não ser que tenham colocado uma faixa de teores de álcool para atender diferentes locais no mundo, já que o Manual de Proprietário é o mesmo em diversos países, devido ao motor ser o mesmo. 1250 com gasolina "pura" - Reiner - 22-01-2020 Eu entendo que o valor é definido por lei. Isto para atender a oferta de álcool em determinada epoca em que a lei foi feita. Pergunto? esta determinação é a ideal? tenho um carro que se alimenta com gasolina hehehe....a cada mexida da lei o consumo aumenta um pouco.... Nao seria este o nosso "problema" ..que nos diferencia do exterior? Com a gasolina 90 x 10, o consumo é muito menor que a gasolina 73 x 27. Nao cito potência e torque do motor....só consumo. O mesmo motor com uma gasolina 90x10 no Chile vai rodar mais km, talvez com menos potência, que no Brasil com a gasolina 73x27....teórica, pois pode ser batizada com a adição de mais alcool para aumentar o lucro do revendedor. A qualidade da nossa gasolina é otima, a TDM rodou 13 anos sem nunca fazer revisao na injecao. E sem alteracoes de funcionamento. Apenas o consumo cresceu na medida que aumentavam a % de alcool por forca de lei.... penso eu.... Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk 1250 com gasolina "pura" - Gnegraes - 22-01-2020 Reiner Escreveu:Eu entendo que o valor é definido por lei. Isto para atender a oferta de álcool em determinada epoca em que a lei foi feita. Pergunto? Reiner, Que me lembre, o teor de álcool está no mesmo valor há bastante tempo. Quem decide o teor é a ANP. Na Alemanha, o último dado que me passaram era de 10%. Para eles tudo é importado, já aqui há interesse em termos teor maior de álcool e assim diminuir a importação de petróleo. Os valores tanto da gasolina pura quanto do álcool, dependem de condições de mercado: barril de petróleo em US$, produção de cana (chuva muita ou pouca), preço do açúcar ( se está bom, produzem menos álcool..), contratos de exportação, etc... 1250 com gasolina "pura" - Reiner - 22-01-2020 Guilherme, enfim, o que queria destacar, é que, a gasolina com menos alcool no mesmo motor rende mais....dá mais KM por L..... sds Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk 1250 com gasolina "pura" - Gnegraes - 23-01-2020 Reiner Escreveu:Guilherme, enfim, o que queria destacar, é que, a gasolina com menos alcool no mesmo motor rende mais....dá mais KM por L..... Acabei esquecendo de mencionar: visitei o site da ANP e lá a informação é que o teor de álcool deve ser de 25% +/- 1% Concordo com você que o menor teor de álcool melhora o consumo. |