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Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Gnegraes - 19-05-2020 All, Há uma série de avanços nas soluções mecânicas, na eletrônica embarcada e outras coisas, que a maioria não imagina de onde vieram. Vou tentar fazer uma série com os desenvolvimentos e criações dos engenheiros da BMW nas últimas décadas. Tem muita coisa interessante. Se acharem interessante, continuo...... 1) Garfo telescópico dianteiro Foi uma criação do Eng. Rudolf Schleich que o introduziu em 1935 nos modelos R12 e R17 Um pequeno resumo destas motos: R12 motor de 745cc, 20HP @ 4.000rpm, com válvulas nas laterais do cabeçote. R17 motor de 736cc, 33HP @ 5.000rpm, válvulas na cabeça (OHC) [ATTACH=CONFIG]10422[/ATTACH] Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Reiner - 19-05-2020 Continua.... Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Gnegraes - 19-05-2020 Reiner Escreveu:Continua.... tentei de tudo, mas não entendo por que a foto sai deitada.... Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Benicio - 19-05-2020 Guilherme Aguardo outras boas histórias pela frente! Obrigado [emoji4] Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Benicio - 20-05-2020 Posta mais! Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Iceman - 20-05-2020 Conhecimento nunca é demais. Se precisar, tenho o livro da história da GS em casa (aliás, acho que foi vc mesmo que me recomendou). Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Gnegraes - 20-05-2020 Iceman Escreveu:Conhecimento nunca é demais. Eu mesmo.... en passant, você já leu??? Tenho outros comigo, com todos os dados de todas as motos fabricadas pela BMW. Só não tenho os desenhos de fabricação das peças... ![]() Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - profCarlos - 22-05-2020 Já estou ansioso pelos próximos capítulos. Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Gnegraes - 25-05-2020 BMW - a origem da marca A BMW Bayrische Motorenwerke surgiu oficialmente em 1917. Ela era resultado da associação de dois fabricantes de motores aeronáuticos, a Rapp Motorenwerk e a Otto-Werke. [ATTACH=CONFIG]10424[/ATTACH] O dono da Otto-Werke era o engo. Gustav Otto, filho do inventor do motor 4 tempos, Nicolaus Otto, que foi patenteado em 1877. Daí se vê que o DNA da origem da empresa era muito técnico e inovador na engenharia mecânica. A firma Rapp Motorenwerk estava passando por apuros e essa fusão com a Otto-Werke veio trazer estabilidade à empresa. [ATTACH=CONFIG]10425[/ATTACH] Gustav Otto Em 1913 a Rapp recebeu uma encomenda muito grande de motores das forças armadas alemãs. Devido à iminência de conflito na Europa, Rapp foi solicitado a fazer motores de 6 e oito cilindros para reforço das aviações da Alemanha e da Áustria. Com o início da Guerra em 1914, os motores construídos pela Rapp se mostraram pouco confiáveis e de baixa performance e com isso os militares se recusaram em comprar mais. Rapp então depositou suas esperanças em fabricar motores aeronáuticos sob licença da Austro-Daimler. Franz Josef Popp inspecionou as instalações como representante dos militares e declarou ser possível a tarefa. Popp trabalhou como supervisor de produção e assumiu o comando da empresa quando Karl Rapp renunciou. [ATTACH=CONFIG]10426[/ATTACH] Franz Josef Popp A companhia tinha adquirido uma péssima reputação dos tempos de Rapp e os militares estavam cientes disso. Para dar um ar fresco no reinício da empresa, os proprietários a renomearam de BMW Bayrische Motorenwerke e conseguiram um pedido para fabricar motores sob licença da Austro-Daimler. Trouxeram um jovem engenheiro chamado Max Friz para assumir o departamento de engenharia da empresa. De imediato ele desenvolveu um novo motor de 6 cilindros em linha, com uma enorme vantagem sobre a concorrência: um carburador ajustável que permitia enriquecer a mistura ar/combustível na decolagem e empobrecia a mistura conforme a altitude do avião aumentava. O novo motor tinha uma performance tão boa em grandes altitudes que em poucos meses todos os aviões alemães usavam esse motor. [ATTACH=CONFIG]10427[/ATTACH] Max Friz Com o término da guerra, a BMW continuou a fabricar motores e em 1919 o piloto Franz Zeno Diemer bateu o recorde mundial de altitude alcançando mais de 32.000 pés ou 9.750 metros com o motor IVa. [ATTACH=CONFIG]10428[/ATTACH] Franz Zeno Diemer [ATTACH=CONFIG]10429[/ATTACH] Motor IVa recordista de altitude em 1919 Com a assinatura do Tratado de Versailles em 1919, a Alemanha foi proibida de fabricar equipamentos para a indústria bélica e Popp começou a busca por produtos que pudesse fabricar para manter a firma. Por sorte havia uma enorme demanda por motores para a agricultura, tratores e motores marítimos e a BMW começou a busca por clientes nesses nichos de mercado. Popp conseguiu um grande contrato para fabricar freios para locomotivas e vagões ferroviários e com isso estabilizou financeiramente a firma. O gerente de produção, o engo. Martin Stolle, sugeriu que começassem a fabricar motocicletas. Ele era um entusiasta do motociclismo e em 1920 começou a projetar e experimentar motores para motos. Ele desenvolveu vários projetos e protótipos de motores de 2 cilindros opostos tipo boxer utilizando conceitos do motor Douglas inglês, até criar o modelo M2 B15, que se mostrou um sucesso e começaram a receber pedidos da fábrica de motocicletas chamada Victoria da cidade de Nuremberg, próxima e ao norte de Munique. [ATTACH=CONFIG]10430[/ATTACH] motor M2 B15 Características do motor M2B15: Volume: 494cc pistões: 68mm de diâmetro deslocamento: 68mm camisas: ferro fundido cabeçote: ferro fundido válvulas: laterais carburador: 1 estágio potência: 6,5 HP @ 3.000rpm peso: 32 kgf [ATTACH=CONFIG]10431[/ATTACH] Motocicleta Victoria [ATTACH=CONFIG]10432[/ATTACH] Martin Stolle em uma Victoria Com o sucesso das motos Victoria, outros fabricantes procuraram a BMW para comprar seus motores e o M2B15 se tornou um sucesso na Alemanha. Apesar do negócio de freios ferroviários ser lucrativo, Popp estava ansioso em abandonar o negócio. No verão de 1922 ele separou as empresas em duas e com apoio financeiro do industrial austríaco Camillo Castiglioni, ele adquiriu os direitos sobre os projetos de motores BMW e estabeleceu a nova empresa. Com a juda de sócios chave no negócio, Stolle e Friz, ele mudou a fábrica para uma das muitas empresas de Castiglioni, a Bayrische Flugzeugewerke, conhecida como BFW. [ATTACH=CONFIG]10433[/ATTACH] Camillo Castiglioni Como curiosidade, a firma fabricante de freios existe até hoje e é a famosa Knorr Bremse, uma das maiores fabricantes no mundo e fornecedora de freios para caminhões, trens, etc. e tem filial no Brasil. Durante a Guerra, a BFW tinha fabricado componentes para aviões e feito manutenções e reparos para os militares. Assim como a BMW, eles foram forçados pelo Tratado de Versailles a paralisar sua produção. Liderado pelo engo. Karl Ruhmer, ele desenvolveu uma pequena motocicleta que na realidade era uma bicicleta motorizada com o apelido de Flink. [ATTACH=CONFIG]10434[/ATTACH] Flink Fabricou também uma moto de nome Helios e que usava o motor M2B15. A Flink e a Helios não eram muito populares devido a fragilidade dos quadros. A quebra das motos quase levou a BFW à falência mas os motores da BMW se mostravam excelentes nos outros fabricantes de moto. [ATTACH=CONFIG]10435[/ATTACH] Helios A colaboração técnica entre a BFW e a BMW mostrou claramente que havia um único objetivo: desenvolver um novo quadro que pudesse usar o motor M2B15 da BMW. Popp designou a Friz fazer o novo projeto desta moto. Friz foi um pouco relutante no início em embarcar nesse projeto, afinal ele era um engenheiro aeronáutico e não um projetista de motos. De qualquer forma ele tinha adquirido alguma experiência com motos e com isso ele se mostrou disposto a encarar o projeto. Trabalhou durante 4 meses, sozinho, em sua cabana nos Alpes. O resultado deste trabalho é a R32, com todos os desenhos, detalhes e soluções, pronta a ser fabricada. A designação R é de Rad (roda) para diferenciar dos outros projetos de motores aeronáuticos; a designação 32 é uma incógnita até hoje. Com a má experiência dos chassis da Helios, ele criou uma estrutura triangular bastante rígida e instalou o motor M2B33, que ele fez como uma evolução do M2B15. O motor teve a sua posição alterada para melhorar o resfriamento dos cilindros, com o layout que tem até os dias de hoje. [ATTACH=CONFIG]10436[/ATTACH] [ATTACH=CONFIG]10437[/ATTACH] Coisas sobre a BMW que você não sabia.... - Gnegraes - 25-05-2020 Próximo capítulo: a primeira moto BMW, a lendária R32.... |