![]() |
Nova Corrente livre de manutenção - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Nova Corrente livre de manutenção (/Thread-nova-corrente-livre-de-manuten%C3%A7%C3%A3o) |
Nova Corrente livre de manutenção - Gnegraes - 13-09-2020 Matéria bem interessante sobre Corrente livre de manutenção: https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2020/09/12/nova-corrente-para-motos-promete-fim-dos-ajustes-e-da-lubrificacao-conheca.htm De acordo com a reportagem, a BMW sai na frente oferecendo esta corrente da empresa Regina Chain nas BMW S1000RR e S1000XR, para os outros modelos da marca será oferecida como acessório. Sem lubrificação e sem necessidade de esticar.... sonho antigo... Nova Corrente livre de manutenção - Benicio - 13-09-2020 Que notícia boa, vai facilitar muito! Obrigado Nova Corrente livre de manutenção - rodpcastro - 13-09-2020 Na materia em espanhol fala um preço bem interessante para a novidade - 122 euros. https://www.todocircuito.com/noticias/24105-revolucion-bmw-presenta-una-cadena-que-no-necesita-lubricacion-ni-tensado-periodico.html?fbclid=IwAR3SndEt9CQW0t0IfTcpJJEPwbG_MaDORG_prdsx_e9XCPOMzs_PBxQxR6E Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk Nova Corrente livre de manutenção - Gnegraes - 13-09-2020 rodpcastro Escreveu:Na materia em espanhol fala um preço bem interessante para a novidade - 122 euros. Isso seria algo como R$1500 aqui no CC. Pensando que deve durar bastante, me parece que vale a pena. A única questão que me fica na cabeça é quanto à durabilidade do par coroa-pinhão, já que a corrente é feita de aço revestido de material extremamente duro. Sem lubrificação, alguma coisa as engrenagens devem sofrer com o passar do tempo. Mas isso é apenas uma conjectura minha... Visitei o site da Regina Chain na Itália e esse modelo M-Endurance ainda não consta do catálogo para o público em geral. Parece ser um projeto exclusivo para a BMW... Mais uma na lista imensa de novidades que a BMW introduz no motociclismo.... Nova Corrente livre de manutenção - Gnegraes - 13-09-2020 A revista alemã Motorrad trás mais informações e preços também: "A corrente M Endurance com passo 525 está agora inicialmente disponível para os dois modelos de quatro cilindros BMW S 1000 RR e S 1000 XR. O preço da corrente M Endurance é de 286,08 euros e um conjunto completo de corrente incluindo pinhão, corôa (convencionalmente e sem revestimento especial) e peças pequenas custa 425,59 euros. Se a corrente M Endurance for encomendada diretamente da fábrica como equipamento opcional, o custo adicional é de 100 euros. Opções de equipamento para outros modelos BMW estão em preparação." Nova Corrente livre de manutenção - luiz baum - 14-09-2020 Fiquei alguns anos sem ter moto e minhas experiências com correntes são do tempo em que ainda não havia a tecnologia de retentor e lubrificação permanente. Portanto a necessidade de ajustar a folga da corrente era frequente, assim como o desgaste do conjunto coroa/pinhão era alto. Coloquei uma corrente Regina na minha G650gs 2010 junto com coroa e pinhão JT. Maravilha!!! O conjunto já rodou 40 mil km e está como novo. Dentes com pouco desgaste considerando o que já rodou. Não ando na terra, não lavo frequentemente a corrente, uso lubrificante spray Mobil e sou suave na tocada. Quero bater os 50 mil km com esta transmissão. Cheguei numa conclusão bem simples: O que desgasta os dentes de coroa e pinhão é uma corrente ruim...aquela que exige constantes ajustes para manter a folga recomendada. Muda a distância entre os elos. E essa diferença causa desgaste dos dentes toda vez que a corrente "entra" e "sai" das engrenagens. Uma corrente que não "estica" não provoca esse escorregamento nos dentes. Portanto o desgaste das engrenagens é muito menor. Eu bem que compraria essa corrente milagrosa na próxima troca. Luiz Baum Nova Corrente livre de manutenção - Gnegraes - 14-09-2020 luiz baum Escreveu:Fiquei alguns anos sem ter moto e minhas experiências com correntes são do tempo em que ainda não havia a tecnologia de retentor e lubrificação permanente. Luiz, O que causa o desgaste em correntes de rolo e engrenagens do par coroa-pinhão é uma mistura do lubrificante com poeira. É uma mistura bastante abrasiva, que come os rolos da corrente e as engrenagens. Pelo artigo, a corrente é revestida com material extremamente duro, o que deve preservar a corrente com o uso. Talvez o par de engrenagens dure mais pois não se formará a pasta abrasiva de lubrificante e poeira. Nova Corrente livre de manutenção - luiz baum - 14-09-2020 Concordo totalmente que material abrasivo cause/acelere o desgaste. Acho que eu não expressei direito o que pensei. Imagine a situacao: Mesma moto Mesmo conjunto coroa/pinhão Mesmo piloto Mesmo uso Porém numa situação a moto estaria equipada com corrente sem retentor. Em outra situação a corrente seria com retentor e, consequentemente, teria lubrificação permanente. Ao longo do uso normal, muitas vezes rodamos por alguns períodos com a lubrificação da transmissão aquém do recomendado. Podemos afirmar que o desgaste da corrente sem retentor será maior ao longo do tempo. E na corrente com tecnologia inferior a distância entre os elos irá aumentar. É aí que quero chegar. Veja em detalhe o que ocorre no contato entre corrente e engrenagem de uma corrente desgastada e outra sem desgaste. A corrente desgastada é forçada na marra a se acomodar nos dentes das engrenagens. Da mesma forma, no momento de desconectar das engrenagens, a corrente desgastada quer voltar à sua medida entre elos maior, justamente por estar desgastada. Na corrente com retentor entendo que o a distância entre os elos se conserve por tempo maior, proporcionando um engrenamento perfeito. Esta diferença de situações no meu modo de entender explica o "afiamento" dos dentes de coroa e pinhão. Luiz Baum Nova Corrente livre de manutenção - Gnegraes - 15-09-2020 luiz baum Escreveu:Concordo totalmente que material abrasivo cause/acelere o desgaste. Teu entendimento está correto ao meu ver. A pasta abrasiva óleo-poeira começa por desgastar os rolos e os dentes das engrenagens, começando o processo de alteração do passo que por sua vez aumenta todo o problema.... O conceito desta nova corrente da BMW M Endurance é o revestimento extremamente duro que impede o desgaste nas superfícies externas, uma bucha interna (Hülse) do mesmo material na região do pino (Bolzen), aliado a retentores (Dichtung) adequados para manter o lubrificante dentro do alojamento do pino. [ATTACH=CONFIG]10647[/ATTACH] Esse material é o ta-C, um Carbono amorfo tetraédrico, conforme texto da revista: "... Esse enorme ganho de performance foi possível com a utilização de um novo material de revestimento para os rolos: carbono amorfo tetraédrico ta-C, também conhecido como diamante industrial. Este revestimento é caracterizado por sua extrema dureza e resistência e está posicionado entre o conhecido revestimento DLC (Diamond Like Carbon) e o diamante puro. Em contraste com as superfícies de metal usadas anteriormente, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento também oferece um coeficiente de atrito drasticamente reduzido." |