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Falta de torque adequado pode c ausar acidentes sérios!!! - Gnegraes - 15-08-2024 All, Pode parecer frescura e preciosismo de técnico gabaritado ou de engenheiro mecânico. Mas torquear parafusos é extremamente importante. Todo parafuso deve ser torqueado no torque correto e de acordo com a geometria da rosca (diâmetro e passo da rosca) e do seu material. Não importa em que parte da moto está. Todo parafuso de qualidade tem gravado em sua cabeça o código de material e de sua tensão de elongamento. Não há desculpa, existem tabelas por todos os lados, inclusive aqui no nosso Fórum. Na minha maleta de ferramentas da moto tenho uma pequena tabela com os torques mais comuns para as rodas e pinças de freio. Vejam o vídeo abaixo. é o segundo que já assistí. A causa mais comum é desmontar a pinça para troca de pastilhas e ao remontar não torquear os parafusos de fixação da pinça. Com o passar do tempo a trepidação solta os parafusos, a pinça se solta e degola os raios da roda. https://www.facebook.com/share/r/xyL5iKLE7ZtEKrJ8/?mibextid=UalRPS Falta de torque adequado pode c ausar acidentes sérios!!! - EvertonM - 15-08-2024 Ratificando o que o Guilherme disse acima, tenho um amigo que levou a moto para trocar as pastilhas e a CC não deve ter colocado o torque adequado (se usou torquímetro). Resultado: soltou a pinça e, por sorte, ele estava em baixa velocidade e conseguiu parar sem maiores problemas. Após isso, eu sempre dou uma revisada na moto (visual e manualmente) depois do retorno da CC. |