Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 60

Tópico: Cardã ou corrente?

  1. #1
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Cardã ou corrente?

    Amigos, afim de melhor subsidiar minha busca por uma boa Bigtrail, na qual figuram com boas chances duas motos da BMW: a F800GS e a R1200GS, gostaria de abrir este tópico para debatermos sobre os dois tipos de transmissão que equipam essas máquinas: corrente na F8 e cardã na R12. Particularmente, nunca tive moto com eixo cardã, mas ouvi falar que é muito bom. Enfim, levando-se em consideração o uso on/off (50/50), qual o melhor sistema dentre esses dois?
    ____________
    Ricardo Boris
    Ipu / Ceará

  2. #2
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Ohhhh Ricardo, não têm nem o que comparar. Um dá manutenção o outro é zero . O cardã é só trocar o óleo à cada 20.000 Km que tá tudo certo.
    Ele não suja a roda, o quadro elástico, não faz barulho, não precisa ficar esticando, etc. É só alegria
    A única questão do cardã, é o custo dele.
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  3. #3
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A vantagem da corrente se vc quebrar ela, vc troca com facilidade, já o cardã vc vai gastar uma boa grana! Acompanhei um blog de um cara com uma R1150 GS que foi do Parana ao Alaska de moto, e la no EUA quebrou o cardã ai ficou caro para trocar!!
    Existem varios relatos de R1200GS com cardã quebrado!
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  4. #4
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    A vantagem da corrente se vc quebrar ela, vc troca com facilidade, já o cardã vc vai gastar uma boa grana! Acompanhei um blog de um cara com uma R1150 GS que foi do Parana ao Alaska de moto, e la no EUA quebrou o cardã ai ficou caro para trocar!!
    Existem varios relatos de R1200GS com cardã quebrado!
    Teve também o cara do Clube XT que estava com uma GS1100 ou 1150 e um carro bateu na traseira dele na Colômbia (se não estou enganado) e pra ele trazer a moto de volta foi uma verdadeira epopéia. Só pra resumir, ele entrou com a moto no Brasil pela Venezuela de forma clandestina. Ele voltou 1 ano depois pra buscar. Nenhuma CC da BMW queria dar assistência pra ele, pelo fato de ser 1150 (ou 1100 não me lembro).

    Eu tive uma corrente quebrada na Argentina em 2011 numa XT660 e digo que foi um parto pra conseguir arrumar, eu quase "pari" um filho, mas pelo menos conseguimos por a moto pra rodar.

    Então olhando por esse lado, você têm toda razão.
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  5. #5
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A pergunta proposta no tópico pode até ter resposta óbvia, pelo menos pra quem conhece. Como disse, nunca tive moto com cardã e este debate só vem a somar no rol de possibilidades pra quem pretende mudar para uma bigtrail como eu. Minhas maiores dúvidas não são nem tanto em relação à lubrificação, mas principalmente sobre a confiabilidade, resistência, custo de manutenção e uso extremo no off.

  6. #6
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Rodando pelas ruas a gente percebe que a maioria das motocicletas possuem sistema de tração por corrente. Andando um pouco mais, veremos modelos que utilizam correias dentadas e outros equipados com cardã. Afinal, qual dos três é melhor? É possível converter o sistema de sua moto?

    O sistema mais comum é o de acionamento por corrente.

    F800GS

    bmw_f800gs_luggage.jpg


    É também o mais barato, não só pelo uso comum, mas também pelo seu próprio mecanismo, que é mais simples. Neste sistema, a corrente é encaixada, na parte posterior, ao pinhão que está preso ao eixo (ou árvore) do câmbio, que sai do interior da "caixa do motor". Na parte anterior, ou seja, atrás, a corrente está encaixada à coroa dentada que, por sua vez, está presa à roda. A força motriz é gerada, claro, a partir do motor, portanto, vem do pinhão a tração necessária para a roda girar. As motos utilizadas no dia-a-dia e até 600 cilindradas (como é o caso da Honda Shadow), utilizam correntes em seus sistemas de tração.

    O sistema de tração por correia dentada é semelhante,

    F800 GT

    2013-bmw-f-800-gt-preview 1.jpg

    porém, com a vantagem que a correia não de dilata tanto quanto o aço da corrente, devido ao calor gerado no atrito das partes. Isso faz com que a manutenção - esticamento da correia - seja menos frequente do que da corrente. A correia é também mais silenciosa e não acumula a sujeira inevitável de graxas e lubrificantes necessários na corrente. A desvantagem da correia é que, se ela arrebentar-se durante uma viagem e o piloto não tiver uma reserva, conseguir a substituição será uma questão de sorte. Modelos especiais, como algumas Harleys e Buells, utilizam a correia dentada em seu sistema de tração.

    O sistema de acionamento por cardã

    R1200GS

    BMW R 1200 GS Adventure Special 2-1.jpg

    é, de longe, o que mais encarece a máquina, mas também o que menos requer manutenção. Os proprietários desses modelos só devem se preocupar com o óleo, mas, isso, a cada 10.000 Km. Evidentemente, levando-se em conta a peça não danificar-se por algum motivo. Mas, como nem tudo é 100%, há relatos de que, em arrancadas mais bruscas, o cardã costuma dar um tranco e levantar a traseira da moto. O cardã é visto em motocicletas como as Yamahas Virago 535, Drag Star 650 e VMax, entre outras.

    A não ser que modifique até mesmo parte da estrutura (do quadro) de uma moto, transformando-a numa chopper, por exemplo, não é conveniente e nem possível alterar o sistema de transmissão de uma motocicleta com corrente para cardã, ou o inverso, e o mesmo é válido para a correia. Isso, porque as peças são de tamanhos e formatos diferentes, e o quadro da motocicleta é desenhado para aquele sistema. É bem possível, no entanto, que com algumas adaptações, a troca de corrente por correia ainda seja menos complicado.

    Olha este video

    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  7. #7
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Shw, muito legal essa matéria!
    Valeu!

  8. #8
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Mas sem dúvida, peculiaridades à parte, o Crodao tem razão: o cardã tende a ser o melhor sistema no custo-benefício.

  9. #9
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Ricardo, eu tive minha primeira moto com cardã este ano. Sempre tive aptidão p/ off e rodo há 36anos, sempre com corrente.
    Confesso que ainda não me acostumei com o cardã e tirando a manutenção, sou mais transmissão por corrente.
    Ele tem uma folga que me incomoda.
    Cheguei até a voltar na concessionária achando que fosse defeito, mas constatei nas outras que é normal.
    Talvez seja só uma questão de me acostumar p/ me sentir mais confiante.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  10. #10
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pra vc ver como nem tudo são flores no cardã, heim Fabio? Valeu pela informação, amigo!

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!