Página 21 de 26 PrimeiroPrimeiro ... 111920212223 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 201 a 210 de 258

Tópico: Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles

  1. #201
    Piloto Nível 1 Avatar de ftavares
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Felipe Tavares
    Localização
    SJC
    Moto
    F800GS
    Posts
    76
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Todas as bombas apresentaram a mesma característica: silicone azul usado na fabricação da bomba aparecendo.


    Não acredito que seja entre a bomba e a sede no motor, pois já foi montada com um monte de silicone e não resolveu.

    Tem algum problema em outro lugar. A bomba é o sintoma apenas. Desconfio da termostática, mas até agora a BMW não teve a capacidade de me dizer se a minha tem problema ou não. E olha que eu fiz o favor de tirar, testar e medir comprimento do pistonete.

  2. #202
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Michell Leandro de Oliveira Borsari
    Localização
    Cuiabá
    Moto
    Nenhuma
    Posts
    75
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Essa é a bomba d´água da F 800, diagramação retirada do manual de reparos da BMW:


    lJ3BPq4.png

    A figura de numero 10 é a bomba, ao que consta é isso que é trocado após se fazer o reparo, temos notícias também que efetuam troca nos o-rings que é a figura 11, esses o-rings fazem parte da vedação do sistema. A F 800 tem a mesma bomba para água e óleo.

    Foto só da bomba aqui:


    S28Tfu1.jpg

    Veja o que ocorre com o tal vazamento, repare que existe uma especie de suspiro que é colocado ali por baixo da bomba e colado ao cabeçote direito, é ali que escorre, nas pesquisas que fiz vi que esse suspiro foi colocado ali de forma intencional para caso ocorra esse problema o liquido escorra para fora do motor e não para dentro, pois caso isso acontecesse poderia ser morte certa do motor já que ia misturar água e óleo:

    1OWDJyn.jpg

    O fato é que a BMW até agora nunca se pronunciou sobre isso, pelo menos oficialmente não. Quem tem garantia efetua a troca, há relatos que mesmo após expirar a garantia ainda tem gente conseguindo efetuar a troca sem nenhum ônus. Há relatos também em alguns casos que esse problema é recorrente, conheço caso que já foi efetuada a troca três vezes desse componente, e o proprietário já desencanou do problema.

    Começa tipo marejando água, depois começa a escorrer, outro dado curioso é que esse problema é intermitente, ele as vezes para, passa tempo sem vazar, depois acontece novamente, é outra curiosidade.

    Por fim achei essa explicação na internet de um proprietário de F 800 e que é de Curitiba, só não sei o nome dele porque ele usa um nickname e não se identificou, não sei se o cara é engenheiro ou o que, mas achei interessante, veja:



    " Prezados Colegas de F800GS,

    Ontem fui a Starnews fazer a troca de óleo de 15.000 km e o técnico alertou que precisava trocar o reparo da bomba d´água. Até então eu acompanhava os fóruns, mas nunca tive o problema na minha moto. Aproveitei para ver por onde vazava e como é o projeto da bomba d´água.

    O reparo da bomba d´água na realidade é o eixo da bomba com as vedações e o par de engrenagens que a acopla em um dos eixos dos comandos de válvulas. No meu caso o vazamento não ocorreu no o-rings, que apesar de estarem montados em uma região de alta temperatura são estáticos e não sofrem desgaste, apenas envelhecimento pela temperatura, então os o-rings de viton seriam interessantes. Porém o vazamento no meu caso se deu pela gaxeta do eixo no lado do óleo. Neste caso não tive como examinar a gaxeta, pois como a troca foi feita na garantia a BMW fica com as peças.

    Fiz entretanto uma análise do projeto deste componente. A realidade é que não existe vedação de eixo rotativo eterna, e a manutenção deste item deve ser prevista no projeto. Além disto temos rolamentos que também tem vida definida e precisam ser trocados. Hoje a tecnologia de vedações tem borrachas com elevada resistência ao desgaste e a vida da vedação é tão longa quanto a superfície do eixo onde esta vedação atrita. No caso do motor F800 da ROTAX, não há eixo de serviço na parte inferior do motor, então a bomba foi acoplada a um dos eixos dos comandos de válvulas, que giram na metade da velocidade do motor. Então tem ainda um par de engrenagens que ampliam a rotação para que a bomba seja compacta, isto também desgasta. Então o projeto para manutenção deste item previu a troca do cartucho completo do eixo, rolamentos, gaxetas, o par de engrenagens, e os o´rings de vedação, e o custo adicional disto tudo é o cubo dos rolamentos que não sofre desgaste. Por isto, este kit é caro, mas deixa tudo zerado. O que esta acontecendo e fez a BMW trocar este kit até mesmo para motos fora da garantia é o desgaste prematuro das gaxetas.
    O projeto do componente foi muito bem feito, usando duas gaxetas separadas, uma para óleo e outra para água, e deixou um dreno entre estas para fora do motor, então se vazar água esta não vai direto para o óleo, pois vaza antes para fora do motor, a mesma coisa no caso da gaxeta do óleo vazar, este não vai para a água, vaza pelo mesmo dreno para fora do motor. Isto prova de que este item foi previsto ser trocado durante a vida da moto, e mostra o cuidado com a robustez do motor, pois é possível continuar andando mesmo com vazamento, só necessitando ficar atendo aos níveis de liquido de cada lado.

    Em todo o caso tenho uma DT 200 R refrigerada a água, com mais de 45.000 km e ano 99, que tem um projeto de vedação bem mais simples e nunca teve vazamento na bomba d´água. Só que a bomba d´água esta acoplada a redução primária em uma região fria do motor, o que torna a vida das vedações muito melhor, também o motor 2T não tem nenhum compromisso com eficiência ou ecologia, portanto não precisa se preocupar em jogar calor fora em excesso e nunca fica tão quente como o motor F 800.

    O pessoal da concessionária me falou que os kits que estão sendo trocados tem durado o dobro dos originais (mais de 30.000 km), que foram de uma série ruim. Colocaram a culpa no fornecedor chinês, mas neste caso as peças tem a marca ROTAX (Österreich), que é de fato o fabricante do motor.

    Se alguém ficou com a sucata da peça, eu poderia desmontar e verificar quais são as gaxetas usadas e ver se tem alternativa mais resistente as condições do motor F 800. Eu tenho alguma experiencia neste tipo de componente porque projeto equipamentos que usam vedações para pressões extremas. Tenho usado catálogos de fabricantes de gaxetas muito especiais em teflon pré-carregados, que tem baixo atrito e aguentam a temperaturas mais elevadas.

    Por enquanto só nos resta esperar que a BMW tenha tido a consideração de melhorar este componente que está com vida muito curta. "
    Pela explicação desse cara, isso tudo já é previsto então não poderíamos ao pé da letra dizer que é um problema já que faz parte da previsão no projeto do motor, é claro que se formos para seara jurídica temos munição para um bom debate sobre isso utilizando o CDC como ferramenta, mas deixo isso para as instancias da justiça e não para esse BLOG.




    Fonte: http://jsamuelgurgel.blogspot.com.br...coes-apos.html



    KIT REPARACIÓN BOMBA AGUA F800 GS/GS/R/S ADVENTURE

    $369.990


    http://www.motoss.cl/kit-reparacion-...r-s-adventure/
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por michell87; 17-07-2015 às 21:55.

  3. #203
    Piloto Nível 1 Avatar de ftavares
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Felipe Tavares
    Localização
    SJC
    Moto
    F800GS
    Posts
    76
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    História legal, mas pague R$ 2200 para trocar a bomba e depois de 1000 km ela vaza novamente. Aí você troca a bomba na garantia desta última troca e ela vaza novamente após 500 km. Então, o SAC liga para vc e diz que o problema é estético, pois suja o motor da moto e que isso não pega nada.

    Cansei! Vou botar no pau.
    Não tenho coragem de passar a moto para a frente e me livrar do problema.

  4. #204
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Michell Leandro de Oliveira Borsari
    Localização
    Cuiabá
    Moto
    Nenhuma
    Posts
    75
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por ftavares Ver Post
    História legal, mas pague R$ 2200 para trocar a bomba e depois de 1000 km ela vaza novamente. Aí você troca a bomba na garantia desta última troca e ela vaza novamente após 500 km. Então, o SAC liga para vc e diz que o problema é estético, pois suja o motor da moto e que isso não pega nada.

    Cansei! Vou botar no pau.
    Não tenho coragem de passar a moto para a frente e me livrar do problema.

    É por isso que tem muita F800gs com pouca Quilometragem sendo vendida. E quando vc pergunta da Bomba o cara desconhece o problema e nunca ouviu falar.kkkkkk

  5. #205
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Dênis
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW F800GS
    Posts
    24
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Mais na conta, a minha 12/12 está com vazamento e não está na garantia. Li o tópico e fiquei um pouco confuso. Alguém poderia me ajudar ???
    Levo na CC? Levei no mecânico, ele trocam por R$1000,00. O rings ????
    O que fazer? Aceito sugestão please !!!!

  6. #206
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Nome Real
    Guilherme
    Localização
    Caldas Novas/Goiás
    Moto
    F800GS
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    A minha vazou a primeira vez com 14k e parou. Depois com 17k vazou de novo 20 dias após o fim da garantia. Liguei no SAC e duas CC que fizeram a revisão durante a Garantia. A CC de GYN pediu pra levar a moto para darem "uma olhada".
    O técnico olhou e disse que a BMW reconhece que vaza. Que não há nada a ser feito pois é assim e pronto. Não pode vazar muito e jurou que não vai água pro motor ou óleo por sistema de arrefecimento.
    Disse que a BMW vi chamar todas motos antes de 2015 para uma "Melhoria", não é recall, vão instalar os tubos que jogam o líquido e óleo que vaza para baixo da moto. Deixando de sujar o motor.

  7. #207
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por GRug Ver Post
    A minha vazou a primeira vez com 14k e parou. Depois com 17k vazou de novo 20 dias após o fim da garantia. Liguei no SAC e duas CC que fizeram a revisão durante a Garantia. A CC de GYN pediu pra levar a moto para darem "uma olhada".
    O técnico olhou e disse que a BMW reconhece que vaza. Que não há nada a ser feito pois é assim e pronto. Não pode vazar muito e jurou que não vai água pro motor ou óleo por sistema de arrefecimento.
    Disse que a BMW vi chamar todas motos antes de 2015 para uma "Melhoria", não é recall, vão instalar os tubos que jogam o líquido e óleo que vaza para baixo da moto. Deixando de sujar o motor.
    Isso é gambi,sera que os Engenheiros Alemães não tem capacidade para corrigir esse problema? É complicado,gostaria de saber o que esta por tras disso.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  8. #208
    Piloto Nível 1 Avatar de ftavares
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Felipe Tavares
    Localização
    SJC
    Moto
    F800GS
    Posts
    76
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    GRug, a informação do tubinho foi foi na CC ou no SAC?
    Pois o SAC não se pronuncia sobre o tubo. Já o pessoal da CC comentou sobre ele, mas não disseram quando vão fazê-lo.
    Um abraço,
    Felipe

  9. #209
    Piloto Nível 3

    Avatar de Antonio
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Antonio Carlos Penteado
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Se colocarem o tubinho e não escorrer no motor , como é que vamos perceber que esta vazando ?? ( bomba trocada com 17 mil km moto GS 800 2012/2012 )075.JPG
    Última edição por Antonio; 02-08-2015 às 15:31.

  10. #210
    Piloto Nível 1 Avatar de ftavares
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Felipe Tavares
    Localização
    SJC
    Moto
    F800GS
    Posts
    76
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Mas é isso que a BMW quer: ninguém mais vai ver que vaza, ela não vai mas gastar dinheiro trocando a bomba na garantia e se por acaso vazar muito numa viagem e você não perceber vai dar uma bela dor de cabeça.

    Como eu paguei pela troca da bomba fora da garantia e ainda está vazando, eu fui ao PROCON fazer uma reclamação.

    Fui o primeiro a reclamar da BMW que tiveram até que cadastrar a empresa, pois ela não estava no sistema ainda.

    Surgiram a vocês fazerem o mesmo: ir ao PROCON. É muito fácil para eles varrerem a sujeira para baixo do tapete para manter o cliente e depois que acaba a garantia eles viram as costas para vc.

    Eu no mínimo quero o dinheiro que eu gastei com a troca da bomba de volta. Mas acredito que caiba até danos morais, pois eles sabiam que o vazamento não tem solução é me recomendaram a troca da bomba.

    Se alguém quiser eu passo o número da reclamação no PROCON.

    Um abraço,

    Felipe

Página 21 de 26 PrimeiroPrimeiro ... 111920212223 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!