Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 130

Tópico: Lubrificação corrente

  1. #21
    Piloto Nível 1 Avatar de Geov
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Geovane Jardim
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    178
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Então, fiz 900 km (ON) entre sexta e quarta quando levei a F para a revisão dos milão. Assim deixei o trabalho de primeira lubrificação para a própria concessionária.
    Mas minha rotina, caso não andar em off, é limpar a corrente (pincel + querosene + água) a cada 500 Km e aplico Chain Lub Motul (ON). Qdo ando pelo "chão batido" a limpeza e a lubrificação ocorrem imediatamente após o uso.
    Vlw, saúde !!

  2. #22
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    Não sei se acontece o mesmo em outras cidades, mas aqui em Itu está difícil encontrar querosene "de verdade". Nos postos de gasolina não vendem mais e nas lojas que comercializam tintas só encontro querosene "sintético" que de querosene não tem nem o cheiro, ou seja, é solvente, e nem pensar em passar isso na corrente, pois com certeza iria destruir os "o-rings".
    Última edição por TOLENTINO; 29-12-2012 às 07:06.

  3. #23
    Piloto Nível 1 Avatar de Geov
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Geovane Jardim
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    178
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Tolentino, consulta técnica: será que na hipótese de não se encontrar o querosene "de verdade" o melhor seria passar só água e aí lubrificar, pois aquela não atingiria os "o-rings" (como o querosene sintético) ???

  4. #24
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    Geov, o querosene tem função de desengraxante, removendo óleo/graxa "velhos" contaminados por sujeira. Na falta do querosene, já utilizei o WD40, que alem de desengraxar também lubrifica, mas nesse caso o custo da limpeza é bem maior. Existe também o CHAIN CLEAN da MOTUL mas nunca utilizei.

    Dizem que o querosene prejudica as correntes que tem anéis do tipo "o-ring", mas não acredito nisso pois são fabricados com borracha do tipo NBR, que resiste até a gasolina.

  5. #25
    Piloto Nível 1 Avatar de Geov
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Geovane Jardim
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    178
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Valeu a Consultoria TOLENTINO, vou usar o WD-40 para limpar a corrente da F; por aqui acho WD-40 a R$ 14,98. Esse clean da Motul deve ser + de 50, imagino. Vlw, saúde!!

  6. #26
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    Geov, mas note que o WD40 é para uso emergencial, na falta do querosene, e nesse caso aplica-se o WD40 retirando a sujeira com um pano. O ideal é aplicar querosene com pincel e depois lavar com jato forte de água. Após secar bem, aplicar lubrificante ou graxa.

  7. #27
    Piloto Nível 1 Avatar de Geov
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Geovane Jardim
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    178
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Tolentino, graças a sua dica (#22) e a informação de um amigo, fiquei sabendo aqui em Sta Cruz do Sul um posto de combustível que vende querosene na bomba. Esse fim de semana vou conferir. Vlw !!

  8. #28
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    Geov, legal saber que as dicas aqui do fórum te ajudaram, pois é esse nosso objetivo, ou seja, todos se ajudarem e assim fazermos amigos

  9. #29
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Walter Antonio Kapp
    Localização
    Curitiba
    Moto
    F800 GS
    Posts
    29
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Prezados senhores,
    Realmente não se deve usar graxa nem óleos viscosos na corrente, pois não lubrificam por dentro e as graxas em geral tem aditivos melhoradores de adesão, que também seguram sujeira formando uma pasta abrasiva no caso desta sujeira ser dura com areias silicosas como as que temos no Brasil.
    Eu tenho um DT200R 99, 44000 km, que está com a relação original, e eu sempre lubrifiquei apenas com óleo básico simples SAE 30 no inverno e SAE 40 no verão (Curitiba), lubrificava de 2 a 4 vezes no mês conforme eu usava a moto.
    Com a BMW eu repeti o mesmo procedimento, mas confesso que achava meio chato lubrificar toda a semana. E quando viajava longe nunca levei a motolia.
    Então eu comprei o kit Scottoiler em uma concessionária BMW na Alemanha por 113,45 Euros, junto com o óleo para temperatura mais alta (20-40 °C) por 7,56 Euros. Como agora se tratava de um acessório original, com intervenção no motor (usando a tomada de vácuo para regulagem e diagnóstico), o manual do acessório dizia para ser instado na concessionária, mas como não levei a a moto para a Alemanha, eu mesmo tive de instalar. Achei um vídeo no YouTube com as instruções (https://www.youtube.com/watch?v=qxccszqdMwg e https://www.youtube.com/watch?v=-f0c5WPBKGM), e com apenas com algum capricho instalei em 1 hora o conjunto.
    Fiquei muito satisfeito, pois se bem instalado e regulado, não causa nenhuma sujeira no pneu nem na balança traseira e mantém sempre úmida na medida do necessário a corrente. Esta solução é ideal pois lubrifica com um óleo de viscosidade baixa que permeia pelos o-rings e mantém os roletes internamente lubrificados. Precisa de uns 100 ml por 4000 km e a a garrafa de óleo que acompanha tem 250 ml. Eu acho que vale o custo pois a corrente da BMW é Italiana da marca Regina, que costuma ser bem cara, apesar de no caso da BMW nem ser bem acabada (As Regina que vinham nas Agrales era douradas) e se estiverem secas ficam oxidadas com água.
    Em relação ao kit com válvula acionada a vácuo padrão para outras marcas, o acessório original da BMW só acrescenta uma chapa dobrada para fixar em um dos para fusos do suporte do regulador de tensão. Mas no kite tem um suporte universal, que no caso da BMW eu dispensei, que poderia ser usado para fixar direto no tubo do quadro com braçadeira plástica (Helermann).
    Reservatório com válvula dosadora.jpg
    tubo lubrificador até a coroa.jpg
    Bico lubrificador.jpg.

  10. #30
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Wakkap,

    Fantástico este kit, Scottoiler.
    Quando tiver oportunidade quero ver se consigo instalar na minha moto.
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!