Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234
Resultados 31 a 39 de 39

Tópico: Liquido de arrefecimento

  1. #31
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Possivelmente. Mas não acho absolutamente necessário, tanto que nem consta do Manual de serviço até poucos anos atrás.

    ---------------------------------------------

    Videozinhos de manutenção de moto:
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    Rods,

    Se incluíram, razão deve haver.... Talvez explique a dificuldade de todos em evitar ar nas linhas, que às vezes demoram um bocado de km rodados até que as bolhas sejam arrastadas pelo fluxo do líquido. Em automóveis é bastante comum...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #32
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Gnegraes, eu já fiz esse procedimento 2 ou 3x sem nenhum problema com bolhas. Se o cara tiver paciência e cuidado, vai de boa. Abastece aos poucos, purga nos pontos indicados e fica tudo legalzinho.

    Ao meu ver incluíram o equipamento por agregar rapidez ao processo. Já é um ótimo motivo, mas o custo do equipamento só justifica o ganho de tempo para oficinas, e mesmo assim só para as que tiverem bom volume de atendimento desse serviço.

    Claro que se o cara tiver a bomba e todas as conexões, ótimo, deve mais é usar. Mas se não tiver, não tem drama, dá para fazer sem ela como a BMW mesmo fez por décadas.

    É igual troca de fluido de freio. Mil vezes mais fácil e melhor com bomba de sucção, mas não impede de fazer bem feito no old-style.

    ---------------------------------------------

    Videozinhos de manutenção de moto:
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  3. #33
    Piloto Nível 1 Avatar de rafinha4i2
    Data de Ingresso
    Mar 2019
    Nome Real
    rafael ferreira
    Localização
    itatiba sp
    Moto
    f 800 gs
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    cara , fiz o procedimento todo certinho, rodei mais de 500km de boa
    mas voltando da praia, estava devagar na companhia de um amigo que seguia de carro.
    parei num posto antes da saída da cidade e a moto começou jorrar liquido de arrefecimento pela tampa do reservatório de expansão.
    não é normal isso né?
    mas o termômetro não passou do meio. onde tem que ficar.
    consegui vir da praia até minha casa , 200km mais ou menos. no ultimo pedágio aqui ocorreu o mesmo mas dessa vez em maior quantidade.

  4. #34
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2018
    Nome Real
    Gustavo Ely
    Localização
    Maravilha SC
    Moto
    BMW F800 GS ADV
    Posts
    25
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por rafinha4i2 Ver Post
    cara , fiz o procedimento todo certinho, rodei mais de 500km de boa
    mas voltando da praia, estava devagar na companhia de um amigo que seguia de carro.
    parei num posto antes da saída da cidade e a moto começou jorrar liquido de arrefecimento pela tampa do reservatório de expansão.
    não é normal isso né?
    mas o termômetro não passou do meio. onde tem que ficar.
    consegui vir da praia até minha casa , 200km mais ou menos. no ultimo pedágio aqui ocorreu o mesmo mas dessa vez em maior quantidade.
    Olá amigo, já aconteceu comigo, seu reservatório de expansão estava com líquido no máximo? Deixa entre meio mínimo e máximo, se não ele joga mesmo...


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  5. #35
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2019
    Nome Real
    Maximiliano Figueiredo Horta
    Localização
    Minas Gerais
    Moto
    GS 1200
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Amigos, boa tarde!
    Sou novo no forum... poderiam me adicionar no grupo de whatsapp.
    (31) 99943-8480
    Obrigado.

  6. #36
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2021
    Nome Real
    Bruno Oliveira Duarte Marinho
    Localização
    Penedo
    Moto
    bmw gs 850 adv premium
    Posts
    6
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    A minha moto esta com 90 dias de uso e 5 mil km. Dia desse vi uma fumaça e quando fui ver tinha vazado um pouco de liquido do radiador. Ficou na minima.
    Conversando com pessoal nos grupos de zap ouvi um relato de uma rapaz que vazou tudo e tiveram que trocar o radiador. Levei na cc e o diagnostico foi exatamente o mesmo:
    vazamento na radiador e necessidade de troca. Alguem mais tem relatos?

  7. #37
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2020
    Nome Real
    marco tulio lopes
    Localização
    Brasilia
    Moto
    F850 GS
    Posts
    3
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Nubro Ver Post
    A minha moto esta com 90 dias de uso e 5 mil km. Dia desse vi uma fumaça e quando fui ver tinha vazado um pouco de liquido do radiador. Ficou na minima.
    Conversando com pessoal nos grupos de zap ouvi um relato de uma rapaz que vazou tudo e tiveram que trocar o radiador. Levei na cc e o diagnostico foi exatamente o mesmo:
    vazamento na radiador e necessidade de troca. Alguem mais tem relatos?
    O meu radiador apresentou problema de vazamento, por está em viagem eu fiz o reparo o que ocasional a perca da garantia (que já estava próxima ao fim).

    depois desse triste fato tive alguns problemas:

    vazamento no radiador (solda consertou)

    reservatório do fluído derramando após o aquecimento. (coloquei um fluído de radiador que tinha a temperatura de ebulição inferior ao necessário) Neste caso sempre ao aquecer a reservatório expandia e derramava o fluído.

    esgotei todo o sistema (abrindo a bomba hidráulica, colocando uma mangueira de água corrente dentro do radiador e ligando a moto), neste caso tem que ter o cuidado de esgotar completamente a água do radiador e bomba antes de colocar o fluído de radiador, (pois a água pode ocasionar a ferrugem)

    Coloquei o fluído e voltei a ligar a moto, geralmente abaixa mais um pouco depois de rodar, neste caso só completar e ir acompanhando dia a dia.


    outra solução é verificar se o vazamento não está na tampa do radiador, poucos sabem mas aquela tampa é também um termostato que abre quando o sistema aquece.

    at

  8. #38
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Marco_T Ver Post
    O meu radiador apresentou problema de vazamento, por está em viagem eu fiz o reparo o que ocasional a perca da garantia (que já estava próxima ao fim).

    depois desse triste fato tive alguns problemas:

    vazamento no radiador (solda consertou)

    reservatório do fluído derramando após o aquecimento. (coloquei um fluído de radiador que tinha a temperatura de ebulição inferior ao necessário) Neste caso sempre ao aquecer a reservatório expandia e derramava o fluído.

    esgotei todo o sistema (abrindo a bomba hidráulica, colocando uma mangueira de água corrente dentro do radiador e ligando a moto), neste caso tem que ter o cuidado de esgotar completamente a água do radiador e bomba antes de colocar o fluído de radiador, (pois a água pode ocasionar a ferrugem)

    Coloquei o fluído e voltei a ligar a moto, geralmente abaixa mais um pouco depois de rodar, neste caso só completar e ir acompanhando dia a dia.


    outra solução é verificar se o vazamento não está na tampa do radiador, poucos sabem mas aquela tampa é também um termostato que abre quando o sistema aquece.

    at
    Marco,

    Todos os motores refrigerados à água que conheço usam uma mistura de Água e Fluido aditivo, misturados geralmente em uma proporção de 50-50.
    O fluido aditivo é Etileno Glicol e seu papel é duplo:
    - no inverno impede que congele e
    - sobe a temperatura de ebulição da água para 132 graus C, impedindo que se forme vapor de água a 100 graus C e com o aumento de pressão as mangueiras estourem.
    Em geral a temperatura de funcionamento dos motores é de cerca 92 graus C.

    Não existe fluido para maior ou menor temperatura.
    NUNCA use só fluido aditivo, pois transporta menos calor do motor para o radiador que a água.
    Todo o circuito de resfriamento é previsto para funcionar com Água + Fluido aditivo.
    A tampa do radiador purga excesso de fluido no sistema por pressão e não por temperatura, é normal e para isto existe até um tubo de borracha instalado.
    Última edição por Gnegraes; 20-07-2021 às 18:07.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #39
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Na g650gs eu troco o fluido do sistema de arrefecimento a cada 2 anos, conforme manual de manutenção.

    Já fiz 3 trocas, sendo a primeira logo após a compra.
    O procedimento é bem descrito no manual.
    Uso sempre o Motocool, da Motul.
    Já vem pronto para uso.

    Na penúltima troca o fluido saiu limpo, como se fosse novo.
    Mesmo assim preenchi o sistema todo com água destilada e liguei a moto por alguns minutos.
    Aí drenei e coloquei o fluido.
    Minha bomba d'água ainda é a original apesar da moto estar com 95 mil km.
    Estou tendo sorte neste quesito, visto que pepino na bomba é algo recorrente nesta moto.

    Luiz Baum
    Última edição por luiz baum; 20-07-2021 às 21:12.

Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!