Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Bengala invertida. Qual a real vantagem?

  1. #1
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Bengala invertida. Qual a real vantagem?

    Pessoal, pelo que ouço e leio, a bengala frontal invertida é tida como melhor, inclusive somente equipando motos maiores e mais caras.

    Minha dúvida é: Qual a real vantagem da bengala invertida?

    Do ponto de vista de amortecimento, não consigo entender qual a diferença.

    Com certeza algum dos "experts" aqui vai saber explicar

    Vlv abc
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  2. #2
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Nome Real
    Philippe Martins
    Localização
    Belo Horizonte, MG
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    277
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Pessoal, pelo que ouço e leio, a bengala frontal invertida é tida como melhor, inclusive somente equipando motos maiores e mais caras.

    Minha dúvida é: Qual a real vantagem da bengala invertida?

    Do ponto de vista de amortecimento, não consigo entender qual a diferença.

    Com certeza algum dos "experts" aqui vai saber explicar

    Vlv abc
    Olá Thomas,

    Pela minha experiencia principalmente off road, as vantagens da suspensão "Upside Down" são:

    1. Vazamentos de retentor e consequente baixa e desregulagem dos ajustes da suspensão são percebidos de imediato;
    2. O impacto absorvido pela suspensão é recebido na direção correta do curso do amortecedor. Isso aumenta a velocidade de resposta do retorno, o que faz a suspensão "copiar" o terreno com mais velocidade;
    3. A parte mais pesada do garfo é aparafusado nas braçadeiras triplas da mesa de direção, então você tem menos energia diretamente aplicada sobre a roda dianteira, o que aumenta muito a vida útil dos rolamentos e contribui para a estabilidade do conjunto;
    4. Os componentes das suspensões invertidas são sempre mais leves e mais resistentes, possibilitando uma utilização mais severa e mais duradoura;
    5. A desvantagem principal do Upside Down é que se você bater em algo sólido, todas as forças são transmitidas ao quadro, às vezes prejudicando o quadro.

    É o que eu sei até o momento..

    Abraço
    Philippe - BHZ/MG

    Amizade em duas rodas, sempre!

    On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
    Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]

  3. #3
    Piloto Nível 5
    Avatar de Flavildo
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Flavildo Reyes
    Localização
    Guarulhos / SP
    Moto
    F800GS Trophy
    Posts
    1.245
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    nossa..

    eu sabia um pouco. mais agora com essa explicação virei expert he he he


    show
    F l a v i l d o
    Guarulhos/SP

    Paixão em Duas Rodas <- Click

    RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy (2012)

    A vida é muito curta, por isso curta muito a vida...(Mauricio Saab - in Memory)

  4. #4
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    A única coisa que eu sei é que quem inventou essa bagaça foi um montador bêbado.

  5. #5
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Phil BHZ Ver Post
    Olá Thomas,

    Pela minha experiencia principalmente off road, as vantagens da suspensão "Upside Down" são:

    1. Vazamentos de retentor e consequente baixa e desregulagem dos ajustes da suspensão são percebidos de imediato;
    2. O impacto absorvido pela suspensão é recebido na direção correta do curso do amortecedor. Isso aumenta a velocidade de resposta do retorno, o que faz a suspensão "copiar" o terreno com mais velocidade;
    3. A parte mais pesada do garfo é aparafusado nas braçadeiras triplas da mesa de direção, então você tem menos energia diretamente aplicada sobre a roda dianteira, o que aumenta muito a vida útil dos rolamentos e contribui para a estabilidade do conjunto;
    4. Os componentes das suspensões invertidas são sempre mais leves e mais resistentes, possibilitando uma utilização mais severa e mais duradoura;
    5. A desvantagem principal do Upside Down é que se você bater em algo sólido, todas as forças são transmitidas ao quadro, às vezes prejudicando o quadro.

    É o que eu sei até o momento..

    Abraço

    Valeu pelas explicações Phil.

    Só não entendi a lógica do ponto 2.

    Na verdade, nos dois casos, a haste é comprimida para dentro da câmara do amortecedor.
    Pela lei de ação e reação, tanto faz eu empurrar a haste contra o amortecedor ou o amortecedor contra a haste.
    A dinâmica dos fluídos no interior do amortecedor será sempre a mesma.
    Na verdade, o amortecedor não sabe quem está empurrando quem.
    A menos que no caso da invertida, a força da gravidade ajude a manter o fluído em uma posição diferente, mais favorável...
    Mas sempre imaginei que os amortecedores convencionais (não invertidos) fossem projetados específicamente para trabalhar nesta posição.

    Quanto ao item 3, isso também não ajudaria a deslocar o centro de gravidade da moto para cima, o que normalmente não é desejado?
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  6. #6
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Phil, excelente explicação.
    Na invertida a grande massa fica fixada na balança oferecendo maior robustez e rigidez no conjunto e a roda fixada no pistão tem a ação muito mais livre por ter menos massa e menos inércia o que pode parecer pouca diferença, mas afeta diretamente a movimentação, copiando bem melhor o solo.
    Já tive motos com os dois tipos de configuração e curso de 30cm, na prática a diferença é bem perceptível.
    Grande sacada de quem idealizou isso.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  7. #7
    Piloto Nível 3
    Avatar de RGóes
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Rodrigo Góes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800GS 2013
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Caramba, virou papo de engenheiro...essa galera tá tirando muita onda.
    Explicações de alto nível.
    Rodrigo

    BMW F800GS / Alpine white
    [Ex: Tornado/07 e Tenéré 250/12] e atual CG150 - believe it or not!

  8. #8
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Nome Real
    Philippe Martins
    Localização
    Belo Horizonte, MG
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    277
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Fabio Poli Ver Post
    Phil, excelente explicação.
    Na invertida a grande massa fica fixada na balança oferecendo maior robustez e rigidez no conjunto e a roda fixada no pistão tem a ação muito mais livre por ter menos massa e menos inércia o que pode parecer pouca diferença, mas afeta diretamente a movimentação, copiando bem melhor o solo.
    Já tive motos com os dois tipos de configuração e curso de 30cm, na prática a diferença é bem perceptível.
    Grande sacada de quem idealizou isso.
    Opa..que isso! Os comentário e perguntas estão passando do meu nível de sapiencia..kkkkkkk..sou apenas usuário da coisa..mas realmente, quem invetou mandou bem demais!

    Abraços
    Philippe - BHZ/MG

    Amizade em duas rodas, sempre!

    On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
    Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]

  9. #9
    Piloto Nível 5

    Avatar de fborges27
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Nome Real
    Filipe Borges
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GS Preta
    Posts
    1.220
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    23
    Show os pontos. Agora sim entendi mais sobre o tema
    Abs,

    Filipe Borges

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Luiz Felipe
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F800GS 2013
    Posts
    14
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Valeu pelas explicações Phil.

    Só não entendi a lógica do ponto 2.

    Na verdade, nos dois casos, a haste é comprimida para dentro da câmara do amortecedor.
    Pela lei de ação e reação, tanto faz eu empurrar a haste contra o amortecedor ou o amortecedor contra a haste.
    A dinâmica dos fluídos no interior do amortecedor será sempre a mesma.
    Na verdade, o amortecedor não sabe quem está empurrando quem.
    A menos que no caso da invertida, a força da gravidade ajude a manter o fluído em uma posição diferente, mais favorável...
    Mas sempre imaginei que os amortecedores convencionais (não invertidos) fossem projetados específicamente para trabalhar nesta posição.

    Quanto ao item 3, isso também não ajudaria a deslocar o centro de gravidade da moto para cima, o que normalmente não é desejado?
    Certo, realmente interessante seus comentários... Acrescentaria apenas a ação do movimento do cilindro interno, pois o componente que se movimenta e realiza a dinâmica do fluido da suspensão é o cilindro interno, que está preso a roda. O cilindro externo é fixo, portanto, sendo este fixo à mesa do guidão onde o condutor estará com suas mãos, não transfere parte da movimentação da suspensão como acontece em uma suspenão comum.

    Existe nexo nesse adendo? hehe

    Abraços

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!