Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 54

Tópico: CALIBRAGEM - ON e OFF ROAD

  1. #41
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Poisé, na minha GSA (21/22) também é 36 e 42 para qualquer hipótese.
    Uso um calibrador portátil que comprei na Polishop e a marcação dele corresponde quase exatamente à do painel da moto.

    Creio faltar a informação de pressão nos pneus para carga intermediária.

    O peso em vazio da minha é 229kgf e de uma ano 2017 Adventure é de 244kgf, uma pequena diferença levando em conta os pesos totais carregadas.
    Se consideramos a carga intermediária que é de apenas o <piloto> em 80kgf e carga total <piloto+garupa> em 160kgf, a diferença entre as cargas no caso da minha é grande:

    - 229kgf + 80Kgf = 309kgf
    - 229kgf + 160kgf = 389kgf, uma diferença de 26%

    26% de diferença no peso do veículo é muita coisa no comportamento dos pneus.
    No caso da 2017 Adventure a diferença é de 20%, o que também não é pouco.
    Me parece mais correto informar a pressão dos pneus com carga intermediária e total, como no caso da minha:

    carga intermediária 2,2bar/32psi dianteiro e 2,5bar/36psi traseiro
    carga total 2,5bar/36psi dianteiro e 2,9bar/42psi traseiro

    Se nas motos com ESA você configura a suspensão com 1 capacete e com 2 capacetes, me parece que a alteração da carga útil é importante e relevante no comportamento da suspensão e da moto.
    No caso dos pneus não????? Não altera o comportamento da moto????

    Tomando os pesos das duas motos, a informação do teu manual é da pressão para carga máxima.
    Não entendi por que a BMW retirou dos manuais a pressão de carga intermediária.....
    Última edição por Gnegraes; 30-09-2021 às 08:21.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #42
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Participo de um grupo que esse assunto é motivo para início da terceira guerra mundial!

    Concorda @MarceloDC ?

    Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

  3. #43
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Então... eu concordo que normalmente a pressão dos pneus é diretamente proporcional à carga do veículo.
    Fiquei em dúvida se a suspensão eletrônica compensa algum parâmetro e, por essa razão, não há necessidade de alteração na calibragem.
    Todavia, há algumas motos de anos recentes que não têm esse recurso, mas mantém a mesma calibragem.
    Vou pesquisar mais.

  4. #44
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Não sou eng. mecânico, mas deiza eu dar minha opinião: a pressão dos pneus não deve ser diretamente proporcional à massa bruta do veículo (tara + carga). Considerando que para uma dada massa bruta, ao elevar a pressão, a área de contato dos pneus com o solo diminui, pois são grandezas inversamente proporcionais (P=F/A).
    Levando-se em conta que a eficiência da frenagem (ou tração), por exemplo, requer área de contato entre pneu e solo satisfatória (quanto maior a área, melhor), não creio ser recomendável aumentar a pressão por conta do acréscimo do "2° capacete" (passageiro). Veículo mais pesado significa maior dissipação de energia a ser requerida do sistema de frenagem (ou maior tempo necessário pra parar o veículo).
    Então, pressão maior só iria dificultar as coisas: mais massa => mantida a pressão pressão constante => maior área de contato => favorece frenagem eficiente

  5. #45
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Então... eu concordo que normalmente a pressão dos pneus é diretamente proporcional à carga do veículo.
    Fiquei em dúvida se a suspensão eletrônica compensa algum parâmetro e, por essa razão, não há necessidade de alteração na calibragem.
    Todavia, há algumas motos de anos recentes que não têm esse recurso, mas mantém a mesma calibragem.
    Vou pesquisar mais.
    Everton,

    A minha não possui ESA, mas entendo que a diferença entre 1 e 2 capacetes deve em primeiro lugar ser o ajuste da altura da moto, o self-leveling.

    Em segundo entendo que com mais carga útil, é preciso endurecer um pouco a suspensão, aumentar a rigidez do conjunto.
    A rigidez de uma mola (k), que é sua característica principal, se traduz por força x deslocamento, entendo que no caso de suspensão se trata do peso aplicado ao sistema.
    Se você aumenta a carga na moto, poderá em algumas situações atingir o batente de fim de curso, o que não é desejável e nem confortável.

    Devemos lembrar que qualquer suspensão de veículo, o conjunto é composto de mola + amortecedor.
    Sem amortecedor, quando se aplica uma força a uma mola, ela entra em movimento oscilatório, com atenuação natural deste movimento pela dissipação de energia na deformação do material da mola helicoidal por exemplo. Para diminuir esse fenômeno oscilatório existe o amortecedor, que atenua de maneira controlada o movimento.

    23963.PNG

    onde:
    k = rigidez da mola
    M = peso próprio do conjunto
    B = amortecimento
    y = deslocamento
    f = força aplicada ao sistema



    No nosso caso os amortecedores são hidráulicos e no caso do sistema ESA possuem atuadores (válvulas de ajuste de vazão de oleo, que ajustam o movimento.

    Também nos modos de condução há diferenças na rigidez e tempo de resposta do conjunto.
    Por exemplo o modo Dinâmico (= esportivo) requer suspensão mais rígida (dura) e tempos de resposta muito rápidos às oscilações.
    Já o modo Road pode ter o sistema menos rígido, mais suave e com isso mais confortável.

    Como referência, todos os carros de performance importados como Audi, BMW, Mercedes, possuem suspensões extremamente rígidas para ter segurança ao pilotar em altas velocidades.
    Só que aqui na terrinha, o piso asfáltico é um dos piores do mundo, o que torna todos esses veículos muito desconfortáveis.
    Conheci gente que vendeu seu Audi poucos meses depois da compra por achar o carro uma "merda", muito duro....
    Última edição por Gnegraes; 01-10-2021 às 08:20.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #46
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Marivaldo Ver Post
    Não sou eng. mecânico, mas deiza eu dar minha opinião: a pressão dos pneus não deve ser diretamente proporcional à massa bruta do veículo (tara + carga). Considerando que para uma dada massa bruta, ao elevar a pressão, a área de contato dos pneus com o solo diminui, pois são grandezas inversamente proporcionais (P=F/A).
    Levando-se em conta que a eficiência da frenagem (ou tração), por exemplo, requer área de contato entre pneu e solo satisfatória (quanto maior a área, melhor), não creio ser recomendável aumentar a pressão por conta do acréscimo do "2° capacete" (passageiro). Veículo mais pesado significa maior dissipação de energia a ser requerida do sistema de frenagem (ou maior tempo necessário pra parar o veículo).
    Então, pressão maior só iria dificultar as coisas: mais massa => mantida a pressão pressão constante => maior área de contato => favorece frenagem eficiente

    Precisamos entender o pneu com parte da suspensão do veículo.

    Ele é um amortecedor pneumático, é o primeiro sistema e que absorve as pequenas irregularidades do piso ao rodar, tornado o veículo muito mais confortável e mais seguro, mantendo o veículo em movimento retilíneo mais estável, pois quem se deforma é o pneu.

    Sem o pneu, a cada variação no piso o veículo é imediatamente arremessado para cima ou para baixo, levando a se perder contato com o piso e perdendo o controle sobre ele.

    Uma boa suspensão é aquela que reage às imperfeições do piso da maneira mais rápida possível, sem transmitir muitas forças verticais ao veículo. Isso significa conforto e segurança.

    Se você aumenta a carga sobre o pneu ele se deforma, aumentando a área de contato. Aumentar a área de contato do pneu no piso torna o veículo mais lento, consome mais potência.
    Para vocês terem uma ideia, um veículo com pneus de uso normal e calibrados, ele consome cerca de 5% da potência do motor no contato com o piso.
    Técnicamente, a força requerida pela deformação dos pneus é equivalente ao veículo estar permanentemente subindo uma pequena rampa de altura igual à deformação do pneu em contato com o solo.
    Todos em algum momento na vida, já dirigiram um veículo com pneu murcho / furado e sentiram como afeta a velocidade e dirigibilidade.
    Por este motivo que andar com os pneus calibrados, mantém o consumo bom e estável.

    Pneu "murcho" consome mais combustível (requer mais potência) e se deforma muito nas frenagens, diminui a segurança.
    Pneu "duro" aumenta o desconforto e pode perder o controle em curvas e nas frenagens no caso de piso irregular e que por menores que sejam, sempre são irregulares.
    Última edição por Gnegraes; 01-10-2021 às 09:25.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #47
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Poisé... então... 36 e 42 para piloto; para piloto e carona; para piloto, carona e carga; ou segue o manual e vamos ver no que vai dar ??

    Roberto, é assim que começa a 3ª Guerra Mundial ??

  8. #48
    Piloto Nível 2
    Avatar de adriel
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Adriel Ribeiro da Silva
    Localização
    Curitiba-PR
    Moto
    R1200GS ADV
    Posts
    243
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Eu gostaria muito de ver os bastidores dessa mudança no manual, mas certamente motivo existe e não deve comprometer a segurança ou durabilidade. Acredito que a BMW é séria e segue rígidos padrões de segurança. Não vejo motivos pra não seguir o manual.


    Sent from my iPhone using Tapatalk

  9. #49
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Poisé... então... 36 e 42 para piloto; para piloto e carona; para piloto, carona e carga; ou segue o manual e vamos ver no que vai dar ??

    Roberto, é assim que começa a 3ª Guerra Mundial ??
    A discussão lá é seguir exatamente o manual ou andar com a calibragem mais baixa…

    Se colocar a variável carona, vai piorar mais ainda…


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  10. #50
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por adriel Ver Post
    Eu gostaria muito de ver os bastidores dessa mudança no manual, mas certamente motivo existe e não deve comprometer a segurança ou durabilidade. Acredito que a BMW é séria e segue rígidos padrões de segurança. Não vejo motivos pra não seguir o manual.


    Sent from my iPhone using Tapatalk
    É por seguir o manual da BMW que observo sempre:

    - só piloto: 32psi / 36psi
    - piloto + garupa: 36psi / 42psi

    pressões.JPG

    Carga, se também for seguir o manual delas, topcase 5kgf + 10kgf mala direita + 10kgf mala esquerda = 25kgf.
    Se considerarmos piloto + garupa = 160kgf, não altera muita coisa.

    Mas!!!! Há o peso total do veículo e que jamais deve ser suplantado.
    Não podemos esquecer que moto é um veículo muito instável, por qualquer coisa, seja quebra ou desequilíbrio, chão na certa...
    Na minha: 440kgf

    pesos.JPG
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!