Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 41

Tópico: Radioamadorismo

Nível GS 1
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Moto
    R1200GS LC
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    17
    Um pouco de curiosidades, muitos conhecem, outros não...

Radioamadorismo (PY) x Faixa do Cidadão (PX). Vai um pouco de História.

O Radioamadorismo (PY) começou com a descoberta da radiocomunicação no inicio do século 20.
    Tem o objetivo de experimentação e muito do que existe hoje em tecnologia vem de experiências amadoras.
    Abrange várias segmentos de faixas de frequência p/ uso, desde 1.8 mhz a mais de 300 ghz.
    Em todas faixas é possível usar várias tipos de transmissão sendo AM (modulação por amplitude), FM (idem por freqüência), CW (telegrafia), SSB (banda lateral de AM sem portadora), PSK (por pulso, digital), RTTY (teletipo), SSTV (tv pixel a pixel, fotos e satélites meteorológicos) entre outras.
    Várias aplicações ou modalidades de uso tipo comunicação ponto a ponto, reflexão nas camadas da atmosfera, reflexão lunar, satélites, repetidores, via computador, contatos digitais, radio pacote, uso fixo ou móvel e com potências até 1000 wats RMS.

A Faixa do Cidadão (PX) começou muito mais tarde iniciando a explosão de adeptos nos anos 70.
    Tem o objetivo de comunicação local ponto a ponto sem as exigências do Radioamadorismo e sem objetivos de experimentos, somente comunicação.
    Permitido numa única faixa em 27 mhz usando AM e SSB e a potência não deve passar salvo engano de 21 watts.

Tanto um como o outro deram muitas alegrias apesar de aparecem uns abelhudos p/ tumultuar vez em quando, principalmente via repetidoras.

Recentemente foi desenvolvido uma nova era na concepção de rádio que é o Rádio Definido por Software - SDR onde o computador emula todas modalidades de transmissão com inúmeras funcionalidades.

Por curiosidade, é possível qualquer um escutar as atividades em parte de algumas faixas do mundo todo via computador como se estivesse num rádio local, quando o receptor está em Sorocaba ou em várias partes do mundo.
    Busquem na internet por "SDR Sorocaba" ou "Web SDR", a navegação é intuitiva.
    Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

Moderador

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Moto
    Em breve...
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Bela explanação, Fabio!

Nível GS 1
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Moto
    R1200GS LC
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    17
    Ric acesse esses SDR p/ ver que interessante.
    Abs

Fábio

Moderador

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Moto
    Em breve...
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Tentei pelo link http://www.pp6pp.com.br/receptor_sdr_sorocaba.htm
    Mas nao tenho flash instalado no celular. Acho que foi por isso. Ou entao porque nao tenho logim. Será. De qualquer forma, tentarei amanha pelo pc.

Nível GS 1
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Moto
    R1200GS LC
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    17
    Abs

Fábio

Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Andre Felipe Godinho
    Moto
    F800GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Nas décadas de 70 e 80 vivemos uma febre de RA. Apesar de nunca ter feito uma transmissão sequer , alguns amigos meus eram viciados nessa seara. Como disse o amigo acima , a Internet e a facilidade de comunicação entre os povos diminuiu e muito a mística que se tinha com o RA. Por acaso alguem aí ja tentou contato em freqüências de HF , 8855, 6649, 17913 , 17919..... Entre outras , usamos estas p contato com radios de aeronavegacao p cruzamento oceânico com Dakar e Canarias e na área do Atlântico norte com New York -ARINC .
    Última edição por Andre RS; 26-12-2013 às 12:14.

Piloto Nível 1 Avatar de VIAGEIRO
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Palmiro Marcos
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Muito legal ... Fabião !!!
    Esse post me fez recordar noites em claro que eu passava falando nos " radinhos " hehehhe
    guardei todos os meus equipamentos , tenho ainda funcionando ( desligada hoje ) um Butina -- MAC L 1.000W a Valvula , que eu conversava com amigos de radio PX na Espanha ...
    Fiz amizades com pessoas em mais de 18 cidades do Chile ( as que hoje ainda consigo lembrar ) entre eles uma radioamadora na cidade de Arica no deserto de Atacama..localizada nas minas de extração de Cobre, que era uma base de ajuda aos caminhoneiros de todo o Chile e quando ela não conseguia falar com uma determinada pessoa que não conseguia ouvi-la eu aqui do Brasil
    "fazia a ponte" retransmitia a mensagem para a pessoa que necessitava de ajuda via radio -- e posso dizer .. vidas foram salvas pois não existia nem mesmo celular , e somente as estações de radio fazia comunicação do deserto de Atacama( Norte ) com Ushuaia , terra do fogo, ( Sul ) o fim do mundo como eles carinhosamente chamavam o estreito de Magalhães .. ( as vezes eles colocavam o microfone pra eu ouvir os pinguinos ... ) .. Hhehehh
    HONDA 125ML (81) // HONDA 250XL (94) // HONDA SHADOW 750 (2006) // HARLEY-DAVIDSON HERITAGE (2011) // YAMAHA TÉNÉRÉ 250 (2013) // BMW R1200GS( 2011)
    // Região Sul /BR - 3.234 KM (2013)
    // Transpantaneira - Mato Grosso 3.311 KM (2013)
    // Transamazônica - Amazonas - 9.763 km (2013)

Nível GS 1
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Moto
    R1200GS LC
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    17

Radioamadorismo

Lembro quando o Almyr Klink fez a primeira expedição dele solo á Antártica em que ficou 1 ano lá e deixou o barco preso no gelo metade do tempo, 1990.

O único meio de comunicação dele foi o Radioamador onde ele se comunicava periodicamente com o falecido Alvaro PY2ARS na banda de 15m (21mhz). Em poucos momentos abriam espaço p/ outros radioamadores falarem e cheguei a fazer um contato com ele.

Eu fã de carteirinha costumava corujar (escutar) os papos e cheguei a gravar alguns, pena que não encontrei mais as fitas.

Num dos papos ele havia colocado música alta e falava que os Pingüins, única companhia local, ficavam dançando rsrsrs.

Histórias de Radiomador.
    Última edição por FPoli; 28-12-2013 às 02:42.
    Abs

Fábio

Nível GS 1
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Moto
    R1200GS LC
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    17

Radioamadorismo

Viageiro, comecei no PX em 1979 clandestino por uns bons anos. Passei a Radioamador em 1982 e logo aprendi telegrafia e radioeletricidade passando a classe A onde permite usar todas as faixas e até 1000w RMS.

Atualmente é raro encontrar alguém no PX (11m), uma faixa muito boa.

O Radioamador (PY) também teve queda no movimento, mas ainda tem bastante atividade devido a diversidade de bandas, modalidades e o espírito de experimentação.

Uma das atividades é que as estações espaciais habitadas também costumam fazer contato com radioamadores do mundo usando a faixa de VHF (145 mhz).

Pelos sites ligados a SDR consegue-se acompanhar um pouco da movimentação pelo mundo em diversas bandas.

A questão é que o aparelho de radioamador funciona em qualquer local e situação, nunca se está só mesmo nos locais mais remotos.
    Abs

Fábio

Moderador

Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Moto
    Em breve...
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Fabio Poli Ver Post
    Lembro quando o Almyr Klink fez a primeira expedição dele solo á Antártica em que ficou 1 ano lá e deixou o barco preso no gelo metade do tempo, 1990.

O único meio de comunicação dele foi o Radioamador onde ele se comunicava periodicamente com o falecido Alvaro PY2ARS na banda de 15m (21mhz). Em poucos momentos abriam espaço p/ outros radioamadores falarem e cheguei a fazer um contato com ele.

Eu fã de carteirinha costumava corujar (escutar) os papos e cheguei a gravar alguns, pena que não encontrei mais as fitas.

Num dos papos ele havia colocado música alta e falava que os Pingüins, única companhia local, ficavam dançando rsrsrs.

Histórias de Radiomador.

Muito interessante essa história! Lembro dessa.aventura do Amir. Mas não dessee detalhes.

Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem