Um pouco de curiosidades, muitos conhecem, outros não...
Radioamadorismo (PY) x Faixa do Cidadão (PX). Vai um pouco de História.
O Radioamadorismo (PY) começou com a descoberta da radiocomunicação no inicio do século 20.
Tem o objetivo de experimentação e muito do que existe hoje em tecnologia vem de experiências amadoras.
Abrange várias segmentos de faixas de frequência p/ uso, desde 1.8 mhz a mais de 300 ghz.
Em todas faixas é possível usar várias tipos de transmissão sendo AM (modulação por amplitude), FM (idem por freqüência), CW (telegrafia), SSB (banda lateral de AM sem portadora), PSK (por pulso, digital), RTTY (teletipo), SSTV (tv pixel a pixel, fotos e satélites meteorológicos) entre outras.
Várias aplicações ou modalidades de uso tipo comunicação ponto a ponto, reflexão nas camadas da atmosfera, reflexão lunar, satélites, repetidores, via computador, contatos digitais, radio pacote, uso fixo ou móvel e com potências até 1000 wats RMS.
A Faixa do Cidadão (PX) começou muito mais tarde iniciando a explosão de adeptos nos anos 70.
Tem o objetivo de comunicação local ponto a ponto sem as exigências do Radioamadorismo e sem objetivos de experimentos, somente comunicação.
Permitido numa única faixa em 27 mhz usando AM e SSB e a potência não deve passar salvo engano de 21 watts.
Tanto um como o outro deram muitas alegrias apesar de aparecem uns abelhudos p/ tumultuar vez em quando, principalmente via repetidoras.
Recentemente foi desenvolvido uma nova era na concepção de rádio que é o Rádio Definido por Software - SDR onde o computador emula todas modalidades de transmissão com inúmeras funcionalidades.
Por curiosidade, é possível qualquer um escutar as atividades em parte de algumas faixas do mundo todo via computador como se estivesse num rádio local, quando o receptor está em Sorocaba ou em várias partes do mundo.
Busquem na internet por "SDR Sorocaba" ou "Web SDR", a navegação é intuitiva.