Postado originalmente por
Trinity
Pessoal já fiz algumas viagens com mais motociclistas e a maioria, em solitário. Fiz Bolivia, Peru, Chile e Argentina de Ténéré 600 lá por 1996 sózinho pois, na última hora, meu companheiro de viagem abortou e não achei justo adiar meu sonho, meu planejamento por esse motivo. A viagem foi incrível! Como já citaram, o apelo cultural e social aumenta muito. Vc é obrigado a se comunicar com pessoas estranhas, falar outro idioma (no caso desta viagem) e seu senso de responsabilidade é aumentado na minha opnião pois, vc passa a não poder errar e ter que pensar em tudo sózinho, sendo vc o senhor de suas decisões. Ainda, a solidão é um estado de espírito pois já me senti diversas vezes sózinho mesmo estando acompanhado. Fiz amizades internacionais que perduram até hj por estar sózinho que, se estivesse com outra pessoa, provavelmente não teria acontecido o contato. Mais um detalhe, por estar sózinho, acaba despertando a solidariedade nas pessoas e acontecem coisas incríveis quando se menos espera. Desde que bem planejado, bem equipado e preparado, a viagem solo é incrível! É verdade, sempre existem os riscos de acidentes e incidentes, mas, de novo, com seu senso de responsabilidade e cuidados aumentados, acabam minimizando esses riscos.
Costumo dizer que, c vc quer conhecer alguém, vá viajar com ela(e) e, nas horas dos "perrengues" vc irá ver c é a mesma pessoa.
Para viajar acompanhado, como qualquer sociedade, tem que existir regras e serem seguidas. Por exemplo, a bebida e a droga são sempre fatores preocupantes, os horários, a maneira de conduzir, enfim, tem que ser muito bem conversado e acordado para não deixar margem para discussão. Mesmo assim, elas surgirão.
Existem inúmeros exemplos de problemas em viagens que poderiam ser evitados como caminho a seguir, onde comer e dormir, tempo de permanência no local, velocidade a seguir, como se posicionar na estrada….a coisa vai longe. Hj, as facilidades são imensas: GPS, Google, redes sociais, telefones dentre outras, vc consegue percorrer o caminho no computador, ver as atrações que tem nos locais por onde irão passar, os hotéis e restaurantes….."tá fácil" de planejar! Falta de mais alguém não é motivo para não viajar….