Página 7 de 17 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 70 de 167

Tópico: Troca de óleo da BMW F 800GS como fazem?

  1. #61
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    A priori qualquer óleo rodaria, mas a probabilidade de trazer prejuízos é grande.
    Eu seguiria a recomendação do fabricante, não há o porque não seguir.
    Alias troco na CC p/ não me preocupar com isso.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  2. #62
    Piloto Nível 5

    Avatar de fborges27
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Nome Real
    Filipe Borges
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GS Preta
    Posts
    1.220
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    23
    Citação Postado originalmente por cappello Ver Post
    Senhores,

    Primeiro post! Venho do mundo da harley... tenho uma boa km com HDs e sei que há possibilidade até de utilizar até óleo de motor a diesel.... isso está inclusive no manual da moto.

    Para a BMW, farei minha primeira troca de óleo neste final de semana. Pretendo colocar o Helix 15w50 100% sintético. Pelo que pude perceber atende e supera todas as características do óleo recomendado.
    Mesmo aparecendo o manual 10w40 ou 15w40, imagino que o 15w40 não trará prejuízos, ainda mais na temperatura do Brasil.

    Achei esta tabela que pode ser interessante.

    http://www.bmw-motorrad.dk/se/sv/ser...MC_2012_MD.pdf


    abs
    Felipe,

    Tem uma discussao interessante no grupo da F800gs do Facebook e eles disseram que mudar o "10" pode agora o 40 sempre!

    A lista de melhores seriam 300v, 7100, 5100, 5000 e 3000.
    Última edição por fborges27; 01-08-2013 às 19:09.
    Abs,

    Filipe Borges

  3. #63
    Piloto Nível 2
    Avatar de acdurigan
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Alexandre Durigan
    Localização
    Monte Alto
    Moto
    F800gs
    Posts
    340
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    sem problema!!!

  4. #64
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Troquei óleo no sábado na CC Caltabano e usaram desta vez o Mobil Super 4T MX 15W-50 de base sintético e mineral, segundo eles é mais adequado ao clima na 1200. Talvez não funcione do mesmo modo na 800 por esta ser refrigerada a água. A CC poderá orientar o que estão usando e o porquê.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  5. #65
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Aender
    Localização
    Alvinópolis
    Moto
    F800GS Trophy
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Olá Pessoal, sou novo aqui... acabo de comprar minha Trophy 2012 com 7000km, estou encantado, hehehe!
    Tenho dúvidas, primeiro, o referenciado Motul 5100 pelo que vejo por suas características também acho o indicado, porém no manual diz 10w40 ou 15w40, qual a diferença entre essas duas referências? Tenho encontrado muitos que colocam o Motul 5100 15w50, e aí tá tranquilo?
    Outra questão, sempre tive motos e sempre troquei o óleo respeitando as classificações do lubrificante indicados no manual independente da marca. No nosso caso API SG/ SH/ JASO MA, somente ouço falar "Motul, Motul, Motul"....... Não há outros lubrificantes que atendam as especificações com as mesmas características deste Motul?

    Agradeço desde já a contribuição de todos por tanta informação difundida no forum que, nos ajuda a somar e compartilhar experiências!
    Abraços.



    Citação Postado originalmente por acdurigan Ver Post
    Sou lojista e revendedor motul

    as especificações

    motul 3000 p/ 3000km mineral
    motul 5000 p/ 5000km mineral
    motul 5100 p/ 5100km base mineral com aditivos sinteticos
    motul 7100 p/ 7100km 100% ester

    eu troco a cada 5000km porem na ultima troca usei o 7100, achei q melhorou as trocas de marchas, está mais macio, ela engata melhor. porem pode ser impressão!!!

    e sempre troco o filtro tb...

  6. #66
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Nome Real
    Rafael Araujo
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F 800 GS
    Posts
    108
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Fabio eu não usaria óleo Mobil nem de graça até pouco tempo atrás nem certificação JASO-MA eles tinham. Tem um oleo novo deles para moto novo deve ser esse que usaram na sua moto porem não sei se ele possui essa certificação.
    Semana passada tive uma aula sobre o MOTUL do meu mecânico, é o único óleo que não precisa de ter óleo reciclado na sua base. ou seja 100% puro. Ele não precisou falar mais nada pra me convencer que o óleo é realmente o melhor ou um dos melhores do mundo. e outra a formula base sintética dele é vendida para todas as outras companhias do mundo que produzem óleo 100% sintético.

  7. #67
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Aender
    Localização
    Alvinópolis
    Moto
    F800GS Trophy
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Rafamg, respondendo a sua dúvida , o Mobil (API SL, JASO MA e MA2). Já agora, o que você opina sobre estes abaixo?
    Pesquisei e encontrei:
    Lubrax Tecno Moto 10W40 API SL JASO MA
    Shell Advanced Ultra 10W40 e 15W50 API SL JASO MA
    Ipiranga Moto Top Rider 15W50 100% sintético API SM JASO MA2

    Obrigado.

  8. #68
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Nome Real
    Rafael Araujo
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F 800 GS
    Posts
    108
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Pelo pouco que sei e ja pesguisei a conclusao basica sobre lubrificante é essa. (wikipedia sempre ) kkkkkk

    Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:

    Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
    Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
    Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.²

    Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno, os óleos de verão e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

    Um óleo do tipo monograu só pode ser classificado em um tipo escala. Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura.¹

    Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

    Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

    Os óleos lubrificantes para motores a gasolina e álcool e GNV (Gás natural veicular) de 4 tempos atualmente no mercado são apresentados na tabela abaixo. O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente. Atualmente (2013), a última classificação dos lubrificantes estabelecidas pela API, está na sigla "SN", para lubrificantes direcionados a veículos à álcool, gasolina e flex

    Os motul também tem certificação jaso-ma2 e API SM. OU SEJA SUPERIOR A TODOS AI E IGUAL AO IPIRANGA mencionado.
    O motul 7100, já tem a ultima certificação API - SN. e é o único óleo que além de ser sintético tem base única ESTER.

  9. #69
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Nome Real
    Philippe Martins
    Localização
    Belo Horizonte, MG
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    277
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Nuss..tipo, vou na CC e digo: "Troca óleo e filtro por favor?!" kkkkkkkk ..se travar o problema volta pra eles
    Philippe - BHZ/MG

    Amizade em duas rodas, sempre!

    On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
    Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]

  10. #70
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Citação Postado originalmente por Phil BHZ Ver Post
    Nuss..tipo, vou na CC e digo: "Troca óleo e filtro por favor?!" kkkkkkkk ..se travar o problema volta pra eles
    Sou eu quem troco o óleo das minhas motos...
    Toda vez levo nas CC e troco o óleo delas tb kkk.
    Qualquer problema tenho a quem reclamar e a diferença de preço pelo serviço não justifica.
    Ainda mais se não tiver experiência e espanar a rosca do bujão no carter como já vi acontecer.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

Página 7 de 17 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!