Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 71 a 80 de 112

Tópico: Podium ou Comum?

Piloto Nível 1

Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Gilberto Barreto Filho
    Moto
    F800GS TROPHY 2012
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    O assunto já esfriou, mas vou deixar meu comentário assim mesmo: segundo o manual da F800GS, a utilização de gasolina normal (91 ROZ) ou Podium (95 ROZ) provoca "ligeiras restrições em termos de potência e consumo", ou seja, é insignificante e não fará diferença na prática, é um dinheiro que não vale a pena ser gasto. Por outro lado, há uma diferença prática e real entre a gasolina normal e aditivada, pois esta última diminui sensivelmente o acúmulo de carvão nas válvulas do motor e tende a estender sua vida útil. Vejo muitos motociclistas recusarem a aditivada como se fosse algo muito ruim, mas posso afirmar que isso não tem cabimento, é uma informação falsa que vai passando de boca em boca. A aditivada é a mesma gasolina comum acrescida apenas de um detergente em proporções mínimas que, após milhares e milhares de quilômetros tende a provocar menos carbonização do motor.

Quanto aos "estalos" do motor, não sei se entendi direito porque o pessoal parece gostar, mas se vocês estão falando daquelas explosões que acontecem ao se soltar o acelerador depois de uma aceleração forte com o motor quente, posso dizer que é péssimo. Aquilo é provocado por combustão espontânea da mistura ar/combustível dentro dos cilindros, provocada por excesso de combustível somado com uma temperatura muito alta do motor. Quando ocorre no momento errado (quando o cilindro está subindo) causa folga na biela e diminuição da vida útil do motor. Eu faço tudo para evitar esse efeito soltando o acelerador progressivamente, principalmente em longas viagens e quando o motor está muito quente. Desacelerando aos poucos, o excesso de combustível é consumido sem causar a explosão (só espero estar falando da mesma coisa, me confundiu o fato de alguns parecerem gostar disso).

Piloto Nível 1

Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Gilberto Barreto Filho
    Moto
    F800GS TROPHY 2012
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Para não pecar pela palavra, o momento errado sobre as explosões espontâneas é quando o PISTÃO está subindo, não o cilindro, claro, uma vez que este é fixado no bloco do motor.

Piloto Nível 5
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Moto
    Lambreta
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Pessoal,

Então esta ai o motivo porque as motos da MotoGP dão aqueles estalos no retrocesso, isso me lembra quando tinha o DodgeDart e o Maverick V8, quando tirava o pé, os escapamentos estouravam , pena que não quebravam
    Sobre a gasolina o melhor é usar a comum ou Podium, pois os aditivos tem outro efeito, que já foi abordado nesse tópico, mas essa é minha opinião.

Até breve,

Reinaldo

Piloto Nível 1

Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Gilberto Barreto Filho
    Moto
    F800GS TROPHY 2012
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Eu tenho visto e lido em alguns lugares que um mecânico tal ou qual condena veementemente a gasolina aditivada. Até frentistas de postos de gasolina têm opiniões definitivas sobre o tema. O conselho que dou nesses casos é: pergunte o motivo. Pergunte onde ele leu sobre isso, qual a fonte de pesquisa que chegou nesta conclusão. Claro que não há resposta, você ouvirá algo como "porque é ruim" ou "porque faz mal ao motor".

É apenas mais uma informação errada que vai se difundindo sem base científica e que cai no gosto popular apenas porque favorece a criação de teorias da conspiração, o pessoal adora isso. Lembro que quando as primeiras TV de 29" apareceram, difundiu-se uma informação que ela explodia, detalhe dado com líquido e certo por muita gente na época. Curiosamente, parece que as pessoas em geral gravam e repassam as informações numa velocidade proporcional ao tamanho do erro.

Então, vamos à informação técnica, mas que certamente não irá se difundir: a gasolina aditivada é a mesmíssima gasolina comum, tanto que é criada dentro do caminhão da distribuidora! Explico: o caminhão tanque vai até a distribuidora e enche seu tanque com gasolina comum, tipo C, sempre. Se ele quer entregar gasolina aditivada, o motorista recebe uma garrafa que contém o aditivo daquela distribuidora, que é simplesmente derramada dentro do tanque, sendo que a mistura se fará durante o tráfego do veículo... simples assim.

Esse aditivo vem sendo desenvolvido desde a década de 50 e já passou por várias versões segundo o desenvolvimento dos automóveis (carburadores, injeção centralizada, injeção multiponto, diferentes taxas de compressão, etc.). Já foi orgânico e hoje é mineral. Ele contém dois ou três produtos: um detergente, que remove ou desprende o carvão acumulado nas partes que entram em contato com o combustível; um dispersante, que evita que esse carvão volte a se acumular e ainda o coloca em dispersão na mistura ar/combustível; e eventualmente um corante para diferenciar o produto. Mas esqueça o detergente de cozinha, estamos falando de hidrocarbonetos, produtos que no final são queimados pela própria combustão do motor.

Claro que a proporção do detergente precisa ser muito pequena e seu efeito idem. Se ele fosse muito eficiente e soltasse todo o depósito de carvão de uma vez, o motor ficaria entupido. O efeito é muito leve, mas é suficiente para ser percebido ao longo de milhares e milhares de quilômetros. De qualquer forma, recomenda-se que quem nunca usou gasolina aditivada que inicie aos poucos misturando com a comum e aumentando a proporção a cada abastecimento justamente para evitar que o motor fique entupido pela eficiência do detergente (aumente 10% a cada abastecimento, por exemplo).

As grandes distribuidoras do planeta não param de fazer testes sobre a utilização desses aditivos para medir seus efeitos e melhorar suas formulações. A Petrobrás, p.e., tem muita informação interessante em seu site, mas o efeito final do produto pode ser visto aqui:

http://www.br.com.br/wps/portal/port...s_dispersantes

Claro que consultar empresas com a Petrobrás soa menos interessante que formular teorias da conspiração e achar que as distribuidoras desenvolvem produtos que podem danificar os motores dos seus próprios clientes. Então, paciência, mas a informação está aí. Como alguém já disse: quem tem olhos que veja, quem tem ouvidos que ouça.

Abraço!

Piloto Nível 5
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Moto
    Lambreta
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Gilberto,

Me desculpe a franqueza, mas o motorista receber uma garrafa com aditivo, onde ele decide se poe ou não no tanque do caminhão, faça me um favor, acho que se isto ocorre com todas as aditivadas só Deus sabe o que vai chegar nas bombas.

Até breve,

Reinaldo

Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Adriel Ribeiro da Silva
    Moto
    R1200GS ADV
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reinaldo Ver Post
    Gilberto,

Me desculpe a franqueza, mas o motorista receber uma garrafa com aditivo, onde ele decide se poe ou não no tanque do caminhão, faça me um favor, acho que se isto ocorre com todas as aditivadas só Deus sabe o que vai chegar nas bombas.

Até breve,

Reinaldo
    Pois é, agora fiquei com medo de usar a aditivada no meu carro também...

Nível GS 2

Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    40
    O problema da nossa gasolina não é so a origem deste aditivo mas também o álcool que detona nossos motores.Ta tudo detonado ou melhor dominado

Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Moto
    F800GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    O que ja ouvi a respeito da colocacao do aditivo coincide com este relato, ou seja, eh aplicado /adicionado ao tanque do caminhao, apos este ser abastecido e antes de sair da refinaria (acho que assumem que o balanco do combustivel vai garantir uma mistura perfeita e homogenea.... He he ... Imaginem so...)
    Por outro lado se o alcool prejudica o motor por seu poder mais corrosivo, do ponto de vista de detonacao ele eh benefico pois possui caracteristicas anti-detonantes que funcionam ajudando a "aumentar a octanagem" e prevenir a pre-ignicao.

Piloto Nível 5
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Moto
    Lambreta
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por luiztrovao Ver Post
    O que ja ouvi a respeito da colocacao do aditivo coincide com este relato, ou seja, eh aplicado /adicionado ao tanque do caminhao, apos este ser abastecido e antes de sair da refinaria (acho que assumem que o balanco do combustivel vai garantir uma mistura perfeita e homogenea.... He he ... Imaginem so...)
    Por outro lado se o alcool prejudica o motor por seu poder mais corrosivo, do ponto de vista de detonacao ele eh benefico pois possui caracteristicas anti-detonantes que funcionam ajudando a "aumentar a octanagem" e prevenir a pre-ignicao.
    Caro Luiz,

Dizer que aumenta a octanagem e previne a pre-ignição é demais Cada pitaco sem fundamento que é de sentar i rir
    Como já disse, o brasileiro é bicho conformável com tudo, é tão patético que muito tempo atras correu uma novidade na Internet que inventaram uma placa de rede que poderia ser conectado a rede de água, e para surpresa, a encomenda do produto no site, ultrapassou aos limites da loucura. Toda informação tem dois lados, um instrui e agrega alguma coisa a mais, a outra destrói, rsrsrs

Até breve,

Reinaldo

Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Moto
    F800GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Reinaldo Ver Post
    Caro Luiz,

Dizer que aumenta a octanagem e previne a pre-ignição é demais Cada pitaco sem fundamento que é de sentar i rir
    Como já disse, o brasileiro é bicho conformável com tudo, é tão patético que muito tempo atras correu uma novidade na Internet que inventaram uma placa de rede que poderia ser conectado a rede de água, e para surpresa, a encomenda do produto no site, ultrapassou aos limites da loucura. Toda informação tem dois lados, um instrui e agrega alguma coisa a mais, a outra destrói, rsrsrs

Até breve,

Reinaldo
    Reinaldo, não sei de onde voce tirou a informação de que isto não procede.... eu realmente não iria postar algo assim como um 'pitaco'. Dá uma olhadinha nas publicações especializadas, site das petroleiras (tipo BR e Shell) - lá você encontrará duas informações relacionadas: a de que todos os motores a álcool similares aos mesmos a gasolina têm taxa de compressão superior e também que o álcool tem, naturalmente, um poder de prevenir a pre-ignição superior à da gasolina de 87 octanas. Assim que eu tiver um tempinho volto a buscar as fontes e coloco os links aqui

Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 678910 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem