Página 5 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 34567 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 112

Tópico: Podium ou Comum?

  1. #41
    Piloto Nível 1 Avatar de Tchelo
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Marcelo Silveira
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 800 GS 13/13
    Posts
    81
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Precisamos lembrar que nesta nossa republica de bananas cada posto de gasolina oferece o seu próprio coquetel de gasolina, sendo na quantidade de álcool e em alguns casos até mesmo água. Sendo assim qq diagnostico ou mesmo comparação fica praticamente impossível.
    A Podium por ter mais octanas que as outras será sempre melhor comparativamente do que as outras, nem que seja somente no consumo.
    Eu uso sempre comum e intercalo com Podium para dar uma limpada geral. Aditivada jamais.

  2. #42
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    A minha V1000 "grila" levemente nas re-acelerações com motor quente quando uso gasolina comum, o que não acontece quando abasteço com pódium.
    Isso ocorre também nas Z1000, que tem o mesmo motor e na maioria das gringas. Não tem jeito...
    Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
    Aristóteles

  3. #43
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Como disse o amigo, alcoolina. Agora so falta misturar banana na gasolina. Vergonha.

  4. #44
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Continuo colocando somene gasolina comum, mas de preferencia sempre no mesmo posto, para não variar muito a mistura.

    Ainda não experimentei colocar podium, na 1200, vou fazer isso para postar comentários, na 800 não fazia diferença no consumo nem no rendimento.

    AGORA ADITIVADA, NUNCA !!!!
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  5. #45
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    Conforme me explicou um primo que é engenheiro e trabalha em plataformas da Petrobrás, o problema é que nosso petróleo é do tipo pesado e por essa razão nossas usinas foram construídas para refinar esse tipo de óleo, que resulta em gasolina de baixa octanagem. O óleo do pré-sal é do tipo leve (como o encontrado nos países árabes) o que demandará a construção de usinas mais modernas, quando então teremos gasolina de melhor qualidade.

    Agora o problema é resolver a "encrenca" do etanol, pois o governo incentivou a construção das usinas, que geram um enorme numero de empregos, mas não soube aplicar uma política adequada e agora tem que se virar para manter essas usinas vivas e lucrativas. E a solução é a que estamos vivendo, pois o custo de produção está nas alturas, o que aumenta drasticamente o consumo de gasolina, obrigando o governo a manter "congelado" seu preço e assim gerando enormes prejuízos para a Petrobrás. E como está sobrando etanol aumentam a mistura desse combustível na gasolina, inventando a "alcoolina", que prejudica os motores projetados para usar somente gasolina, como os das nossas motos.
    Última edição por TOLENTINO; 19-05-2013 às 20:06.
    Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
    Aristóteles

  6. #46
    Piloto Nível 2
    Avatar de amauri
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    AMAURI PAIVA
    Localização
    SAO PAULO
    Moto
    KAWASAKI VERSYS 650
    Posts
    243
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Minha maquina esta com 30 mil km somente andando com comum.

    - - - Updated - - -

    Minha maquina esta com 30 mil km somente andando com comum.
    HUNTER 2005 # YBR 2002 # TWISTER 2004 # XT 660 2006 # XT 660 2008
    V STROM DL 1000 2009 # BMW F800 GS 2012 # Versys 650 2011 # TRIUMPH TIGER 1050 2009 Dowloud para KTM 990 SMT

  7. #47
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Pessoal,

    Para esclarecer as duvidas dos colegas, resolvi postar esta matéria que deixa claro a diferença entra a nossas gasolinas: Comum, Aditivada e Podium ou Premium, porem a matéria tem embasamento técnico e cientifico e perdoem os colegas sobre cada opinião, mas acho essa a mais sensata e acredito que deva esclarecer as duvidas dos colegas.

    É comum ouvir um amigo dizer que abasteceu o carro ou motocicleta com combustível aditivado, qualquer modelo que seja, e que ele ficou “muito mais forte”. E também que a gasolina comum “é suja”, que a aditivada “é besteira”, que a Premium (seja a BR Podium, ou a Shell) é “jogar dinheiro fora”. Essas, entre outras lendas e mitos, acabam deturpando a verdade sobre os inúmeros combustíveis disponíveis no mercado.

    gasolina_dub.jpg


    A verdade é que o consumo, independente do tipo de combustível, não tem razão físico-química nenhuma que justifique diferenças gritantes. Os três tipos de combustíveis vendidos no Brasil são, por força de lei federal, misturados com 20% a 25% de álcool anidro. Vale lembrar que este álcool não é exatamente o mesmo do outro combustível, que é o Etanol.

    A diferença entre gasolina comum, aditivada e premium é bastante simples; a primeira não contém aditivos de limpeza e dispersantes, portanto ocorre, ao longo do tempo, acúmulo de detritos no motor e sistema de combustão. A segunda, aditivada, traz uma série de “detergentes” especiais misturados ao combustível; cada bandeira faz o próprio coquetel, e a sua eficiência varia de acordo com a qualidade deles.

    Por último, há a gasolina Premium/Podium — assim como o combustível aditivado, ela também traz componentes de limpeza especiais, porém tem mais octanas (fato que é aproveitado por veículos com alta taxa de compressão, permitindo um total aproveitamento do potencial do motor), emite menos enxofre durante a queima e, assim, causa menos impacto ambiental, já que polui menos.

    É possível, gradualmente, passar a utilizar gasolina aditivada ou mesmo premium em motores “acostumados” com combustível comum. A vantagem será, a longo prazo, mais durabilidade ao motor e seus componentes, menos resíduos acumulados, manutenção da limpeza interna de tubulações, bicos e câmara de combustão e, como já citado, menos poluição. E como é de conhecimento geral, um veículo com seu “coração” limpo anda melhor e com mais qualidade.

    E ao contrário do que diz o mito popular, qualquer veiculo à gasolina pode usar a Podium da BR ou a Premium da Shell, sem quaisquer problemas ao carro. Ele não é mais “forte”, portanto não estraga o motor, e também não é “mais puro”, correndo tubulações.

    Estes são mitos populares sem fundamentação alguma. O preço mais alto dos combustíveis ditos “especiais” podem se justificar, a longo prazo, já que seu carro continuará limpo e saudável. A Petrobrás recomenda que usuários não troquem de combustível subitamente: se você for usuário de combustível comum, deverá adicionar 10% de aditivada ou Podium a cada abastecimento até completar 100%.

    Adicionalmente, veículos “FLEX” abastecidos com ETANOL (ou “alcool”, como é chamado popularmente) devem sempre colocar combustível de alta qualidade (preferencialmente Podium ou Premium) no tanque de partida a frio, pois a validade da gasolina é maior nestes casos. E para manter o sistema de combustão limpo, é recomendado abastecer um tanque completo com gasolina a cada três ou quatro tanques de ETANOL.

    A tendência é que, com o tempo, a gasolina “comum” desapareça, como ocorreu em certos países. A grande vantagem virá no futuro, pois com uma frota inteira rodando com motores mais limpos reduzirá a emissão de poluentes — e neste ponto, cada pequena ação é mais do que válida.

    Eu particularmente uso a gasolina Podium:

    Podium.jpg

    e quando viajo e não encontro a gasolina Podium, procuro abastecer com a gasolina comum.

    Até breve,

    Reinaldo

  8. #48
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Vou pelos fatos e sigo a recomendação da grande massa.
    Só uso comum e junto uma pitada de sorte quando fora do meu domicílio onde tenho de abastecer em postos desconhecidos, me fazendo acreditar que o combustível não esteja batizado. Gostaria de usar a Pódium que dizem também ser muito boa, mas evito já que não é todo lugar que encontro.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  9. #49
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Fabio,

    Em Indaiatuba tem vários BR, isto não é desculpa, rsrsrs
    Mas usando a comum, esta dentro da faixa, mas eu uso sempre Podium, como disse na matéria que postei, comum ou sei lá o que, quando estamos viajando.


    Até breve,

    Reinaldo

  10. #50
    Piloto Nível 3
    Avatar de RGóes
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Rodrigo Góes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800GS 2013
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Pessoal, comprei minha moto na Caltabiano da Braz Leme e a orientação é a mesma: sempre usar a comum.
    Quando eu perguntei sobre a Podium (ou seja, não é uma orientação geral da BMW), fui informado que é a única que pode ser usada além da comum, aditivada jamais!

    Uso a Podium com base nas vantagens "científicas" - para fins práticos nunca consegui notar diferença em relação à comum - exceto obviamente pelos deliciosos estalos na redução de alta para baixa...

    Abs,
    Rodrigo

    BMW F800GS / Alpine white
    [Ex: Tornado/07 e Tenéré 250/12] e atual CG150 - believe it or not!

Página 5 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 34567 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!