Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Mitos Motociclisticos.

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Avatar de Andre RS
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Andre Felipe Godinho
    Localização
    Porto alegre
    Moto
    F800GS
    Posts
    882
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Mitos Motociclisticos.

    Primeiro deles :

    A) 800GS branca anda mais.....totalmente errado .....na real anda MUITO mais...Hehe.

    Estou convencido , ao contrário de alguns , que o uso do ABS no off traz maiores vantagens na distancia de frenagem. Tenho usado O controle de tração em off e ABS em On em trilhas. Já ouvi gente dizer que nao usa por achar que nao funciona direito e que freia menos. Se vc nao for adepto as travadas de traseira para controle de entrada nas curvas , em ambiente off , nao vejo motivos para desligá-lo. Numa situação de frenagem na reta , também em off, jamais teremos a rapidez na interpretação que o sistema oferece. Se o sistema freia pouco (o que nunca vi), é porque tem muito pouco atrito , e nesse caso , certamente vc vai travar a roda e cair se tentar fazer na mao. Em suma , o ABS sempre terá uma atuação mais eficiente do que nosso feeling. A física explica que o coeficiente de atrito estático( com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito dinâmico(com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.

    Outra curiosidade .....esse tempo de aceleração de 0 a 100kmh que as revistas publicam , é com controle de tração ligado ? Acredito que sim , pois a diferença é absurda nesse aspecto.


    Who knows?
    Última edição por Andre RS; 31-03-2014 às 19:54.

  2. #2
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Principalmente a parte que confirma que as brancas andam mais
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  3. #3
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    E como andam .....

    É quase certo de que o teste de 0 a 100 seja sem controle de tração.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  4. #4
    Piloto Nível 1 Avatar de Heitor
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Heitor Ferreira
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800 GS
    Posts
    26
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Andre RS Ver Post
    Primeiro deles :

    A) 800GS branca anda mais.....totalmente errado .....na real anda MUITO mais...Hehe.

    Estou convencido , ao contrário de alguns , que o uso do ABS no off traz maiores vantagens na distancia de frenagem. Tenho usado O controle de tração em off e ABS em On em trilhas. Já ouvi gente dizer que nao usa por achar que nao funciona direito e que freia menos. Se vc nao for adepto as travadas de traseira para controle de entrada nas curvas , em ambiente off , nao vejo motivos para desligá-lo. Numa situação de frenagem na reta , também em off, jamais teremos a rapidez na interpretação que o sistema oferece. Se o sistema freia pouco (o que nunca vi), é porque tem muito pouco atrito , e nesse caso , certamente vc vai travar a roda e cair se tentar fazer na mao. Em suma , o ABS sempre terá uma atuação mais eficiente do que nosso feeling. A física explica que o coeficiente de atrito dinâmico ( com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito estático (com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.

    Outra curiosidade .....esse tempo de aceleração de 0 a 100kmh que as revistas publicam , é com controle de tração ligado ? Acredito que sim , pois a diferença é absurda nesse aspecto.


    Who knows?
    Hoje dei uma volta em estrada de terra (cascalho, em torno de 60km) com o ABS ativado na minha moto para sentir o comportamento dela. Para a minha surpresa (mudou minha opinião), concordo com quase tudo com o que você disse, exceto pela branca andar mais. Creio que esse mito seja mais pela sensação da moto não estar freando do que pela sua performance na frenagem (sempre alicatando a manete/pedal de freio e deixando o ABS fazer o papel dele).
    Testei em partes lisas com cascalho, costelas, buracos e em todas as frenagens, percebi que a distancia percorrida foi inferior se comparado com o ABS desligado. Por enquanto, ele vai ficar ligado nos percursos off.

  5. #5
    Piloto Nível 2 Avatar de nbjr
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Nelson Brancalhão Junior
    Localização
    Curitiba
    Moto
    F800GS
    Posts
    294
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Concordo a respeito da Branca, mas....

    Citação Postado originalmente por Andre RS Ver Post
    A física explica que o coeficiente de atrito dinâmico ( com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito estático (com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.
    ...essa lei da física se aplica a uma superfície plana, o que não é o caso de uma estrada de terra com poeira ou pedras soltas por cima, ou ainda a areia.
    Fizemos 100km de off esse fim de semana, e eu não consigo confiar em usar o ABS na terra. Ainda, um amigo caiu numa curva na areia justamente por não conseguir frear a moto com ABS.
    TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Avatar de Andre RS
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Andre Felipe Godinho
    Localização
    Porto alegre
    Moto
    F800GS
    Posts
    882
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    [QUOTE=Heitor;40408]Hoje dei uma volta em estrada de terra (cascalho, em torno de 60km) com o ABS ativado na minha moto para sentir o comportamento dela. Para a minha surpresa (mudou minha opinião), concordo com quase tudo com o que você disse, exceto pela branca andar mais. Creio que esse mito seja mais pela sensação da moto não estar freando do que pela sua performance na frenagem (sempre alicatando a manete/pedal de freio e deixando o ABS fazer o papel dele).
    Testei em partes lisas com cascalho, costelas, buracos e em todas as frenagens, percebi que a distancia percorrida foi inferior se comparado com o ABS desligado. Por enquanto, ele vai ficar





    Entendo que pelo menos para o tipo de trilha ou trail para o qual a moto foi projetada , considerando o tipo de terreno , nao vejo problemas com o ABS de serie. Agora , realmente,nao dá pra querer botar uma moto dessa numa trilha de MX , com muita irregularidade de terreno.... Nao vai dar certo.

  7. #7
    Piloto Nível 4
    Avatar de Andre RS
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Andre Felipe Godinho
    Localização
    Porto alegre
    Moto
    F800GS
    Posts
    882
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por nbjr Ver Post
    Concordo a respeito da Branca, mas....



    ...essa lei da física se aplica a uma superfície plana, o que não é o caso de uma estrada de terra com poeira ou pedras soltas por cima, ou ainda a areia.
    Fizemos 100km de off esse fim de semana, e eu não consigo confiar em usar o ABS na terra. Ainda, um amigo caiu numa curva na areia justamente por não conseguir frear a moto com ABS.
    Vc nao confia? Mas já tentou?
    A relacao entre os dois tipos de coeficientes , estático e dinâmico , aplicam-se igualmente para o mesmo terreno em questao,seja ele off ou on. Se a teoria fosse valida somente para superficies lisas , entao todos os carros deveriam ter um dispositivo pra desligar o ABS na chuva ou em Piçarra. É claro que a frenagem fica comprometida , mas ainda assim é melhor do que o nosso feeling...
    No gelo or exemplo , em nada adianta o ABS , tampouco colocá-ló em off... Nao tem atrito.

  8. #8
    Piloto Nível 2 Avatar de nbjr
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Nelson Brancalhão Junior
    Localização
    Curitiba
    Moto
    F800GS
    Posts
    294
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Já tentei e passei vários cagaços, e você passará também
    Quando numa superfície macia, o travamento da roda arrasta material do solo pra diante da mesma, com certeza é melhor.
    Em algumas situações, por exemplo uma descida com muitas pedras, a moto com o ABS ativado simplesmente NÃO FREIA.
    O ABS interpreta e que está sempre ocorrendo arrasto e praticamente não aciona o freio.
    Quanto aos carros, são bicho de 4 rodas, é bem diferente.

    Mas voltando aos mitos, dizem que a velocidada dá equilíbrio, e isso eu concordo!
    TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14

  9. #9
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Nelson

    Um fato importante que mencionou e que acontece no off é justamente o "bolo" de material que se forma junto ao pneu travado sendo o que faz a moto realmente parar, fato este que não ocorre no asfalto seco ou molhado.

    A interpretação do ABS no off simplesmente não deixa isso acontecer, no barro ou lama fica pior ainda, o ABS simplesmente libera o freio.

    As BMW novas tem o modo Enduro onde praticamente desabilitam o ABS.

    Se tiver com pneu de Off aí que se forma mais ainda o bolo de terra numa travada estancando a moto na frenagem.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  10. #10
    Piloto Nível 4
    Avatar de Andre RS
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Andre Felipe Godinho
    Localização
    Porto alegre
    Moto
    F800GS
    Posts
    882
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Esse lance de compactacao de lama no pneu com travamento da roda.....é uma condição extrema , a qual (vide a posição do paralama) a moto nao foi projetada. A única maneira de se tentar conseguir manter o controle de uma moto dessa (pesada)numa condição extrema , com lama , é com pneu Full off , sem isso nao tem controle. Com relação ao ABS numa condição dessas , eu já ia preferir trocar tudo e pegar uma WR450.....alias estou seriamente pensando em pegar uma 250 p isso.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!