Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 26

Tópico: Embreagem: "disco seco" x "discos banhados a óleo"

  1. #11
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Pelo que sei a intenção da BMW era tornar o motor mais compacto, inclusive eles fizeram o alternador no volante do motor (dentro do motor).
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  2. #12
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Sera que ficou mais compacto na largura também?
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #13
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Não medi, mas acho que ficou mais largo.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  4. #14
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Sao Paulo
    Moto
    BMW R 1200 GS triple black
    Posts
    66
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    No caso das Harley a diferença e que existe um óleo especifico p/ a relação primaria (engrenagens)

    Eu não vejo grandes vantagens nesse sistema, da mais trabalho pra manter so isso, e um nível de óleo a mais pra checar e controlar. uma vantagem e que vc pode teoricamente usar óleo de motor de carro 100% sintético que não afeta a embreagem, nas harley por exemplo, e comum o pessoal usar um óleo lubrax para motores diesel (9 reais/litro) Parece estranho ? O Grupo Izzo, usava óleo vegetal (Soya) entao óleo diesel ja parece bem razoável hehehehehe

    O que não esta diretamente ligado a embreagem, mas faz diferença e o cárter seco vs cárter úmido. O cárter seco, o óleo vai do motor pra um reservatório onde antes de voltar pro motor passa por uma refrigeração level reduzindo a temperatura do óleo, consequentemente aumentando a durabilidade do mesmo.

  5. #15
    Piloto Nível 1 Avatar de Mancini
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Felipe Mancini
    Localização
    São Paulo - SP
    Moto
    R1200R
    Posts
    39
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Tinha uma F800R. Acredito que ela usa sistema de discos de embreagem similar à LC. Agora estou com a R1200R, que adota disco único a seco.

    Quanto ao funcionamento, a embreagem a F manda uns "clacs" bem fortes. Mas nunca tive problema com este sistema. Achei excelente!!!!

    Agora tenho algumas dúvidas a respeito da embreagem a seco que gostaria de compartilhá-las:

    1 - uso a moto no trânsito de SP. "Seguro" a moto na embreagem para fazer manobras em baixa velocidade. Especificamente, basta realizar pequenas manobras que a embreagem começa a soltar um cheiro de queimado. Conversei com os mecânicos da Caltabiano, e eles falaram que é normal - pela questão de ser sistema a seco. Perguntei se isso poderia comprometer a vida útil do disco, eles disseram que não. Mas não acreditei... Alguém possui alguma experiência a respeito?

    2 - Com a moto fria e com a embreagem baixa, tenho dificuldade em engatar a primeira marcha. Levei na CS, e a solução foi subir a embreagem. Agora está normal. Mas tbm acho estanho este comportamento...

    Abs,
    Mancini
    Última edição por Mancini; 07-09-2014 às 00:23.
    R1200R - a Ogra

  6. #16
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Mancini, esse sistema de embreagem a seco é o mesmo utilizado nos carros e se for mantida tracionando parcialmente (queimar a embreagem) ela acaba cheirando um pouco.
    Nos carros isso costuma diminuir a vida útil do disco de embreagem, creio que na moto também mas só se cheirar muito forte.

    Eu gostei mais da embreagem a seco do que a da 1200 nova banhada a óleo. Parece que os discos demoram um pouco p/ descolar na atual enquanto no sistema a seco a resposta é imediata.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  7. #17
    Piloto Nível 1 Avatar de Mancini
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Felipe Mancini
    Localização
    São Paulo - SP
    Moto
    R1200R
    Posts
    39
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por FPoli Ver Post
    Mancini, esse sistema de embreagem a seco é o mesmo utilizado nos carros e se for mantida tracionando parcialmente (queimar a embreagem) ela acaba cheirando um pouco.
    Nos carros isso costuma diminuir a vida útil do disco de embreagem, creio que na moto também mas só se cheirar muito forte.

    Eu gostei mais da embreagem a seco do que a da 1200 nova banhada a óleo. Parece que os discos demoram um pouco p/ descolar na atual enquanto no sistema a seco a resposta é imediata.
    Fala FPoli,

    Diferente dos carros, usar (ou queimar) a embreagem é uma operação necessária em motos.

    Só espero que a BMW tenha se preocupado com isso - não sei o preço, mas este disco de embreagem não deve ser barato...

    Abs,
    Mancini
    Última edição por Mancini; 07-09-2014 às 16:48.
    R1200R - a Ogra

  8. #18
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Citação Postado originalmente por Mancini Ver Post
    Fala FPoli,

    Diferente dos carros, usar (ou queimar) a embreagem é uma operação necessária em motos.

    Só espero que a BMW tenha se preocupado com isso - não sei o preço, mas este disco de embreagem não deve ser barato...

    Abs,
    Mancini
    Sim, é bem por aí e desconheço relatos de necessidade de trocar o disco de embreagem cedo, devem passar dos 100 mil km fácil.
    A embreagem foi feita para usar e quando cito queimar a embreagem é a exemplo de segurar um carro numa subida segurando só na embreagem até fumacear o que não é o caso na moto.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  9. #19
    Piloto Nível 1 Avatar de Mancini
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Felipe Mancini
    Localização
    São Paulo - SP
    Moto
    R1200R
    Posts
    39
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por FPoli Ver Post
    Sim, é bem por aí e desconheço relatos de necessidade de trocar o disco de embreagem cedo, devem passar dos 100 mil km fácil.
    A embreagem foi feita para usar e quando cito queimar a embreagem é a exemplo de segurar um carro numa subida segurando só na embreagem até fumacear o que não é o caso na moto.
    A, se durar 100 mil km fico mais tranquilo. Agora bora fazer "zerinho" e mandar uns "grau" na motoca

    Valeu pela ajuda!!!
    Mancini
    R1200R - a Ogra

  10. #20
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Uma dúvida...se alguém puder esclarecer, obrigado!!

    A embreagem multidisco permite certo deslizamento entre os discos, de modo a não travar a roda em reduzidas mais fortes, mesmo sem estar com a embreagem acionada.

    Aparentemente isto não ocorre na seca..em algumas reduções percebo a traseira dar uma travada quando solto a embreagem mais rapidamente. Teoricamente, para patinar só com a embreagem acionada parcialmente.

    Tô enganado??

    Abçs

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!