Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 26

Tópico: Embreagem: "disco seco" x "discos banhados a óleo"

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauro Balaminute Junior
    Localização
    Santo André - SP
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    306
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Embreagem: "disco seco" x "discos banhados a óleo"

    Tenho algumas dúvidas relacionadas a embreagem das GS1200.

    Sempre ouvi dizer que a BMW, no casos dos motores boxer ar-óleo, utilizava embreagem de disco seco (similar ao sistema utilizados nos carros de câmbio manual) por se tratar de um sistema mais resistente e durável.

    Ouvi a mesma coisa relacionada as Harley's (neste caso não sei se todos os modelos utilizam embreagem "disco seco").

    O que me fez ficar em dúvida foi a BMW adotar o sistema de discos banhados a óleo nas GS1200 LC.

    Alguém sabe explicar qual dos sistemas é mais durável?

    Quais as vantagens de um sobre o outro?

    Quais os efeitos /sensação na utilização da moto? Neste caso seria importante o depoimento daqueles que experimentaram as moto com os dois sistemas.

    Abraço à todos.

  2. #2
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16

    Embreagem: "disco seco" x "discos banhados a óleo"

    No modelo a ar o cambio é separado do motor com embreagem de um disco grande a seco igual os carros.

    Na LC o cambio é integrado no bloco do motor e a embreagem banhada a óleo com vários discos pequenos como a grande maioria das motos.

    No uso não notei qualquer diferença. Talvez a LC teve de adotar a óleo devido a concepção de cambio integrado.
    Última edição por FPoli; 04-04-2014 às 07:56.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  3. #3
    Piloto Nível 2 Avatar de nbjr
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Nelson Brancalhão Junior
    Localização
    Curitiba
    Moto
    F800GS
    Posts
    294
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Acho que a característica relevante é o fato de a embreagem multidiscos ser mais compacta, mas ainda não sei as vantagens/desvantagens da seca pra banhada a óleo.
    TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14

  4. #4
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauro Balaminute Junior
    Localização
    Santo André - SP
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    306
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por nbjr Ver Post
    Acho que a característica relevante é o fato de a embreagem multidiscos ser mais compacta, mas ainda não sei as vantagens/desvantagens da seca pra banhada a óleo.
    FPoli, valeu pela impressão. Eu imaginava que na embreagem banhada a óleo talvez na saída ou em manobras de baixa velocidade fossem mais suaves ou oferecesse mais sensibilidade em relação a embreagem seca. Já tive motos com as duas versões de embreagem mais a GS é a única que se pode comparar (considerando que os motores LC e ar são muito parecidos).

    nbjr, concordo com você sobre o fato de que o sistema de discos banhados é mais compacto e isso é sem dúvida uma vantagem pois além de ser menor provavelmente deve ser mais leve.

    Gostaria muito de saber quanto a durabilidade, por exemplo quanto KKM dura cada uma das versões. Alguém faz idéia?
    Última edição por M@uro; 03-04-2014 às 11:44.

  5. #5
    Piloto Nível 2
    Avatar de M.Fonseca
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Nome Real
    Manoel Fonseca
    Localização
    São Paulo
    Moto
    Tiger 800 XC
    Posts
    272
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    No caso da R1200GS, ela foi do sistema de disco único a seco, para o multi-disco banhado a óleo.
    Dizem que o banhado a óleo é mais progressivo, silencioso e dura mais pois o óleo mantem a temperatura constante.
    A parte ruim é que contamina o óleo com resíduos, e limita o uso de óleos com redutores de atrito.
    A vantagem do multi-disco sobre o mono-disco, é que o diâmetro do conjunto é menor, mais fácil de acomodar.

  6. #6
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Ambas tem acionamento hidráulico, talvez por isso não se percebe diferenças no uso.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  7. #7
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Talvez por isso os engenheiros resolveram utilizar óleo sintético nas LC aumentando consideravelmente o custo de manutenção destas motos, se bem que os intervalos de troca de óleo são maiores, mas o mito de trocar com 5000km sempre prevalece.

  8. #8
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Andei um pouco com a GS a ar hoje e achei os engates das marchas mais suave que a LC, talvez pela concepção da Embreagem.
    A que funciona a óleo tem uma certa tendência de colar os discos. Pelo menos é o que ouvi por ai rsrs.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  9. #9
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Fábio, se está colando os discos deve estar com o mesmo problema da minha.

    Quando levei a minha para a revisão dos 1k, pedi para o Renato dar uma olhada no cambio, pois estava tendo dificuldades em engatar o "N".
    Pela numeração do motor, ele descobriu que tinha que trocar o "pescador" que joga óleo nos discos, pois um lote saiu com defeito e joga óleo demais nos discos.
    Por isso eles nunca estão totalmente "soltos".
    O arrasto se da pela viscosidade do óleo, como numa transmissão automática.

    Portanto não é característica da embreagem a óleo, é defeito mesmo

    Passa o nr. do seu motor para alguma CC, que eles podem dizer se a sua está no bolo ou não.
    A minha está.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  10. #10
    Piloto Nível 2
    Avatar de M.Fonseca
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Nome Real
    Manoel Fonseca
    Localização
    São Paulo
    Moto
    Tiger 800 XC
    Posts
    272
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por FPoli Ver Post
    Andei um pouco com a GS a ar hoje e achei os engates das marchas mais suave que a LC, talvez pela concepção da Embreagem.
    A que funciona a óleo tem uma certa tendência de colar os discos. Pelo menos é o que ouvi por ai rsrs.
    Na verdade não cola, como são vários discos intercalados e com óleo, quando acionamos a manete eles se afastam bem pouco, e o óleo no meio deles faz um certo "arrasto" hidrodinâmico, por isso quando em neutro vamos engatar dá aquele tranco, pois apesar de acionada a embreagem, as engrenagens continuam rodando com esse "arrasto", e como cambio de moto não tem anéis sincronizadores para frear as engrenagens, o resultado é o CLAK característico.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!