Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 22

Tópico: Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?

  1. #11
    Piloto Nível 1 Avatar de Bobkings
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Nome Real
    Roberto Reis
    Localização
    Niterói, RJ, Brazil
    Moto
    R1200 GS Triple Black
    Posts
    133
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Tô com vc, Ice. Sigo o manual, ninguém melhor que os "alemão" que desenvolveram as crianças para saber...
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?

  2. #12
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Manuel
    Localização
    Brasília, Brasil
    Moto
    F 800GS 13/13
    Posts
    309
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?

    Engraçada está discursão da troca de óleo, em todos os fóruns sempre ocorre.

    Sigo a orientação do fabricante, levando em consideração que testes foram feitos quanto a mecânica e especificações do óleo, mas troco dentro das especificações do óleo.

    Como o Fábio falou, se viu viajar e vai ultrapassar a KM da troca, já troco antes, é um item a menos para se preocupar no caminho.

    Uma coisa que gosto na Yamaha é que óleo por ela indicado para todas suas motos é o yamalub, facilita muito para encontrar o produto.

    Mas conheci um cara que comprou uma T66 e ele alterou toda a troca de óleo escrita no manual. Até os 1000 KM ele fez três trocas, no manual era apenas uma nos mil. Em todas ele mostrava fotos e o tanto de limalha que retirava agarradas ao filtro.
    No meu entendimento, o fabricante já se preocupou e fez testes e testes para isso não ser um problema e recomendou a troca com 1000 km.

    Ah, a troca, mesmo sendo das esportivas que andam sempre com giros altos, também foram sugeridos com base no uso forçado do motor, nunca por uso leve. Senão seria um tiro no pé.

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Sao Paulo
    Moto
    BMW R 1200 GS triple black
    Posts
    66
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?
    Amigo voce pode trocar com 10 se quiser, mas um detalhe importante e que o manual foi apenas traduzido para português, e não adaptado a realidade daqui.
    Parte-se do principio que vc utiliza apenas combustivel de alta qualidade, ja viu o adesivo no bocal do tanque com a gasolina recomendada (95 octanas) Morando no Brazil ja vamos de saida com cerca de 25% de alcool (colocando de lado as adulteracoes).

    Todas (as poucas) vezes que fui na concessionária, sempre foi falado que a troca de ve ser aos 5K (desde a minha v-strom, passando pela sertão e chegando na 1200).

    Outro fator que conta bastante e por onde voce anda ... terra, centros urbanos poluídos, regiões secas (que tem muita poeira) tudo isso vai pra dentro do motor, o filtro tira a maioria, mas se olhar a cor do seu oleo vai ver que ele estara preto, isso não e necessariamente que ele esta queimado ou gasto, e a sugeira que vai pro motor, o oleo estar preto não e anormal nem ruim, e o que se espera dele

    Essa sugeira vem tanto do ar sujo quanto da gasolina batizada, o que não e queimado corretamente fica ali na camera de combustão, e passa pra parte de baixo do motor, entao e complicado, não acho que trocar com 10 va te deixar na mao mas acho que esse motor vai abrir o bico antes de uma que tem trocas num período mais baixo, o que eu pretendo fazer na próxima viagem que rodarei cerca de 12mil KM e colocar o MOTUL 7100, 100% sintético, que a principio roda mais, entao poderei trocar ele com 7 ou 8mil sem preocupação.


    A verdade e que se voce for no forum das G650, da V-strom e me arrisco a dizer qualquer outro forum de motos essa discussão vai existir.

    Eu vou abrir um outro tópico pra falar de viscosidade na seqüência, outro tema interessante.

    Abs !

  4. #14
    Piloto Nível 4

    Avatar de gnecchi
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcos Gnecchi
    Localização
    Planeta Terra
    Moto
    a pé !!
    Posts
    755
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Tanto nos meus carros como nas minhas motos sempre troquei antes do indicado no manual e toda vez o filtro de óleo é trocado junto .... é um custo de manutenção muito baixo para correr o risco deixar ocorrer a deposicao da borra do óleo queimado no motor.
    Marcos Gnecchi

  5. #15
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Oi Pessoal sou mecânico de refrigeração a 25 anos, e o óleo usado em compressores é o mineral, levando em conta que os compressores de refrigeração são similares aos motores a EXPLOSÃO, A ÚNICA COISA QUE MUDA EM RELAÇÃO A ESSAS MAQUINAS É QUE OS COMPRESSORES SÃO MOVIDOS A ELETRICIDADE E O SISTEMA É FECHADO,ESSES ÓLEOS SÃO SUBMETIDOS A TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO QUE NO VERÃO CHEGAM A 140°c E OS COMPRESSORES DURAM EM MEDIA MAIS DE 15 ANOS FUNCIONANDO (tem casos que passam de 30 ou 40 anos)ININTERRUPTAMENTE, ACHO QUE O QUE PEGA MESMO É USAR COMBUSTÍVEL DE BAIXA QUALIDADE E NÃO TROCAR O FILTRO DE ar nos períodos recomendados. Nas motos que tive sempre observei a recomendação do fabricante nas Xls, na Falcon e na XT que recomendava a troca pelo yamalube de 10.000 Km, sempre troquei oleo e filtros, inclusive o de ar de 10 e 10.000 KM e não tive o menor problema. E olhe que sempre rodei com velocidades altas quando a pista permitia. Se voce conduz a moto em velocidades e rotações compatíveis com a marcha engrenada, não haverá problema algum em trocar o óleo mesmo o mineral de 10.000 em 10.000 km como recomenda o manual. Mas se andas correndo e esticando as marchas como se fossem os últimos minutos de vida, pode trocar de 5 em 5.000 KM ou menos pois você esta esmerilhando o motor e mesmo assim corres o risco de quebra-lo.
    Ate mais ..

    ERaldo

  6. #16
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Sao Paulo
    Moto
    BMW R 1200 GS triple black
    Posts
    66
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Oi Pessoal sou mecânico de refrigeração a 25 anos, e o óleo usado em compressores é o mineral, levando em conta que os compressores de refrigeração são similares aos motores a EXPLOSÃO, A ÚNICA COISA QUE MUDA EM RELAÇÃO A ESSAS MAQUINAS É QUE OS COMPRESSORES SÃO MOVIDOS A ELETRICIDADE E O SISTEMA É FECHADO,ESSES ÓLEOS SÃO SUBMETIDOS A TEMPERATURAS DE FUNCIONAMENTO QUE NO VERÃO CHEGAM A 140°c E OS COMPRESSORES DURAM EM MEDIA MAIS DE 15 ANOS FUNCIONANDO (tem casos que passam de 30 ou 40 anos)ININTERRUPTAMENTE, ACHO QUE O QUE PEGA MESMO É USAR COMBUSTÍVEL DE BAIXA QUALIDADE E NÃO TROCAR O FILTRO DE ar nos períodos recomendados. Nas motos que tive sempre observei a recomendação do fabricante nas Xls, na Falcon e na XT que recomendava a troca pelo yamalube de 10.000 Km, sempre troquei oleo e filtros, inclusive o de ar de 10 e 10.000 KM e não tive o menor problema. E olhe que sempre rodei com velocidades altas quando a pista permitia. Se voce conduz a moto em velocidades e rotações compatíveis com a marcha engrenada, não haverá problema algum em trocar o óleo mesmo o mineral de 10.000 em 10.000 km como recomenda o manual. Mas se andas correndo e esticando as marchas como se fossem os últimos minutos de vida, pode trocar de 5 em 5.000 KM ou menos pois você esta esmerilhando o motor e mesmo assim corres o risco de quebra-lo.
    Ate mais ..

    ERaldo
    Yamalube 10mil KM ? e isso mesmo ?

  7. #17
    Piloto Nível 1 Avatar de Mancini
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Felipe Mancini
    Localização
    São Paulo - SP
    Moto
    R1200R
    Posts
    39
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pessoal,

    Tenho uma R1200R que utiliza o mesmo motor boxer refrigerado a ar das GS.

    Ela está com cerca de 7.000km. Observei que o barulho do motor estava mais agudo, e verifiquei que o nível do óleo estava abaixo do recomendado. Então resolvi levar a gorda para a concessionária.

    Os técnicos disseram que é importante completar óleo a cada 2.000km, e sempre ficar de olho no seu nível. Colocaram quase 2 litros de óleo para acertar a quantidade . A justificativa é que o motor "bebe" óleo, e que isto é normal para este modelo.

    Vocês tem esse mesmo "problema"? Acho estranho pois o manual não é muito claro quanto a isto - apenas pedem para sempre verificar o nível do óleo do motor.

    Abs,
    Mancini
    Última edição por Mancini; 29-10-2014 às 20:18.
    R1200R - a Ogra

  8. #18
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Mancine,não tenho uma com motor boxer ainda,mas se ele for refrigerado a ar dizem que consome óleo sim,ja os boxers LC dizem que não baixa óleo facilmente.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  9. #19
    Piloto Nível 1 Avatar de Mancini
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Felipe Mancini
    Localização
    São Paulo - SP
    Moto
    R1200R
    Posts
    39
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Fala Sal,

    Boxer a ar = Síndrome de Vera Fisher. Vou ter que internar a minha numa clínica de reabilitação

    Abs,
    Mancini
    R1200R - a Ogra

  10. #20
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Há um natural consumo de óleo nesse motor boxer a ar, mas nao a ponto de colocar 2 litros em 7oookm. Eu acrescento 200ml aos 4000/4500km, e depois mais 200ml aos 8/9000km, para entao trocar aos 10000km na revisao. O consumo um pouco maior ou menos, depende da tocada e temperatura. Eu acho que ando normal, tipo cruzeiro.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!