Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 22

Tópico: Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Sergio
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?

    Pessoal,

    Nas motos esportivas que eu tive, apesar de o manual eventualmente recomendar revisões anualmente ou de 10 em 10.000km, na metade desse período / 6 meses eu trocava o óleo. Pelo fato de aqueles motores estarem sempre trabalhando no limite, diz a sabedoria comum que é bom trocar óleo com boa frequência.

    Mas e na R1200GS, cujo motor não trabalha tão no limite assim, como é o esquema de troca de óleo? O manual recomenda a revisão de ano em ano ou 10.000km e não fala nada de troca de óleo antes disso. Será que é bom trocar o óleo depois de 5.000km / 6 meses, para depois trocar de novo na revisão de 10.000km / 1 ano? Ou é besteira e não precisa?

    Valeu!

    Sergio
    Sergio

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de JSmith
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    João Smith
    Localização
    Andaraí - Rio de Janeiro - RJ
    Moto
    Tiger 800XC
    Posts
    106
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Eu sigo o manual.
    A minha é uma F800r. Trocado o óleo estritamente conforme o manual.

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Sao Paulo
    Moto
    BMW R 1200 GS triple black
    Posts
    66
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Eu não acho uma boa manter o óleo por mais de 5000Km, em situações " anormais" como meio de uma viagem sem possibilidade de troca tudo bem, ja fui aos 6.300 na Vstrom.
    Mas tendo a opaco, e bom trocar nos 5000 pra garantir.
    principalmente nas GS > 2013 (are/oleo) pois a variação de temperatura e muito maior que uma refrigerada a agua.
    E esse 5000 partindo do principio que o óleo seja o Motul 5100 ...
    Abracos !

  4. #4
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Costumo trocar com 5.000 km, claro que o filtro também.

    Uso o MOTUL 5100
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Sao Paulo
    Moto
    BMW R 1200 GS triple black
    Posts
    66
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por RicBoris Ver Post
    Depende muito do óleo. A motul tem um ótimo que dá pra rodar 10mil km de boa. O sintético 7100, salvo engano. Porém, nunca cheguei a usar.
    10 mil e de mais pra mim uns 7mil eu ate encararia, mas 10mil ficaria muito cismado ...

  6. #6
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  7. #7
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Pessoal,

    Troca de óleo do motor

    Item dos mais importantes no motor, é o período da troca do óleo do cárter. Pois o uso prolongado do óleo ou troca mal feita faz com que o motor carbonize, ou seja, crie uma sujeira que chamamos de "laca", que é o óleo em forma de fuligem; esta fuligem gruda nas paredes do motor e prejudica a lubrificação do e refrigeração interna.
    O QUE PODE ACONTECER? Se o óleo estiver com a especificação errada ou vencido podem ocorrer "batida de pino", batida de tucho, aumento da temperatura do óleo, carbonização interna, quebra de anéis de pistão; e até a quebra total do motor.
    PRINCÍPIO DO ÓLEO- A função básica do óleo é lubrificar e também controlar a temperatura interna do motor, por mais justo que seja o motor, o óleo mantém um filme muito fino que não deixa os metais se tocarem, folgas de décimos de milímetro e o óleo está lá, firme e forte. Como existe este "filme de óleo", ou seja, uma película de óleo, não existe o "atrito" entre metais, e a facilitação do "arraste entre metais". Este princípio já era usado na antiguidade, no Egito por exemplo usavam óleo mineral de animais embaixo de blocos de pedra para transporte.
    TIPOS DE ÓLEO- Quando um motor é desenvolvido são feitos testes exaustivos de meses para a melhor performance do motor, por isso, cada motor usa um tipo de óleo, jamais substitua a especificação, não confunda com marca, especificação do óleo é o índice de viscosidade e o tipo de base. VISCOSIDADE: EX.: 20W40 , 20W50, 5W30, 10W40 / BASE: mineral, semi-sintético, e sintético.
    Nenhum óleo é melhor do que o outro, mas cada um tem sua característica, o grande segredo é usar o que manda o fabricante, claro que o óleo sintético é muito mais elaborado que o mineral, isso não se discute, por isso ele é usado em motores de alta performance ou alta temperatura.
    O único tipo de substituição que se pode fazer é por um óleo superior ao especificado, ex.: no manual diz: óleo 10w40 mineral; você pode usar um 10w40 semi-sintetico / ex.: no manual diz : 10w40 semi-sintetico; você pode usar um 5w40 sintético / sempre se pode trocar por um óleo superior, mas NUNCA trocar por um inferior, ex.: no manual diz 5w40 sintético e você por um 10w40 mineral, isso NUNCA deve ser feito, se for feita essa mistura de óleos inferiores com sintético, vai se criar uma pasta parecida com piche dentro do motor dificultando a lubrificação.
    PERÍODO DE TROCA- óleo mineral.- no máximo 5.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro.
    óleo semi-sintético.: no máximo 7000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
    óleo 100% sintético.: 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
    Observe esse detalhe, km ou 6 meses, ou seja, se você rodou apenas 2 000 km, mas já fazem 6 meses que efetuou a troca, deve-se trocar novamente, por que após 6 meses o óleo começa a perder as propriedades de lubrificação, pois já está contaminado.
    FILTRO DE ÓLEO- deve ser trocado junto com o óleo sempre, eu disse sempre, porque? por que dentro do filtro pode ficar até meio litro de óleo que não vai sair no momento que escoar o óleo vencido, ou seja, se deixar o filtro antigo, assim que por óleo novo ele vai se misturar com o óleo vencido que está no filtro, contaminando já de saída o óleo novo, diminuindo mais a sua vida útil. Portanto não caia na historia de uma troca sim outra não, esse tempo já passou, isso era do tempo que os motores não rodavam tanto, não pegavam tanto engarrafamento.
    Na duvida de qual tipo de óleo usar, leia com atenção o manual do proprietário, ou fale com seu mecânico de confiança.
    Portanto, não tente inventar nem economizar essa hora, pois vai custar mais caro para concertar.
    DETALHE- a letra w que fica entre o 10w40 por exemplo vem de winner, que quer dizer inverno
    VISCOSIDADE- é o tempo que o óleo flui, e a viscosidade só pode ser medida por um aparelho que se chama "viscosímetro" . Jamais veja um óleo do "dendrômetro" que é por o óleo entre os dedos e esfregar, pois isso não significa absolutamente NADA.


    Até breve,

    Reinaldo

  8. #8
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?
    Eita, mais que homi que não tira o escorpião do bolso !!!!!
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  9. #9
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16

    Com qual intervalo vocês trocam o óleo da R1200GS?

    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Se o fabricante da moto e do óleo dizem que dura 10k, porque eu deveria trocar antes?
    Realmente é o que o óleo sintético de competição dura na LC.
    Eu troco a cada 5 mil somente por capricho e opção pessoal "achando" que assim posso limpar quaisquer impurezas. Mas se um dia programar uma viagem de até 10mil km após uma troca, a última coisa que vou me preocupar vai ser com o óleo, na volta faço a revisão trocando ele na boa.

    Já o óleo mineral recomendado nas GS a ar precisam realmente trocar com 5 mil. Isso vale pra carro ou moto.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  10. #10
    Piloto Nível 2
    Avatar de nicobico
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Nicobico
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Moto
    R1200GS Sport Triple Black 2012
    Posts
    214
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Sinceramente não entendo.

    Os fabricantes de óleo gastam milhões de dólares para produzir lubrificantes que podem ser usados por mais tempo. O fabricante da moto gasta outros milhões para testar o óleo e diz: "Troque a cada 10 mil km!".

    Daí o sujeito compra a moto e resolve trocar o óleo na metade de sua vida útil. Ou ele gastou outros milhões de dólares para fazer novos testes para provar o contrário do que os fabricantes sugerem, ou está afim de botar uns trocados fora mais rapidamente.

    Eu pessoalmente prefiro gastar essa diferença em churrasco e cerveja.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!