Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 37

Tópico: Que gasolina vocês usam na GS? Já tiveram problemas?

  1. #11
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    No Brasil se usa álcool em vez de chumbo como antidetonante, exceto na tal gasolina de aviação, que é proibida para veículos rodoviários.

    Hoje fui almoçar na serra e fui prestando atenção no comportamento da moto com V-Power. Quando deu meio tanque, completei com Pódium. Tive a nítida impressão de que as respostas ficaram mais rápidas.

    Citação Postado originalmente por Queirozjh Ver Post
    Eu tbem sempre usei somente a comum, e nunca tive problema algum. É a recomendacao do manual, pois as aditivadas tem mais Chumbo.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  2. #12
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Jose Samuel Gurgel
    Localização
    Fortaleza
    Moto
    F 800 GS Trophy 12
    Posts
    61
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    So uso comum na f 800. So usei aditivada uma unica vez ate agora.

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Avatar de Strsout
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Elton M
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1100GS
    Posts
    125
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Gasolina aditivada normalmente se diferencia por conter detergentes. Nao exatamente por conter chumbo ou alcool, itens no qual ela eh similar a comum.
    Os detergentes ajudam na limpeza das camaras de combustão e dos carburadores. O aditivo dissolve partes de parafina presentes no combustível, ou seja, serve para manter a linha de alimentação limpa - o que inclui peças como bomba e eletroinjetor (bico injetor), entre outras. O que para as nossas GSs he bom.

    Porem, a gasolina comum e a aditivada possuem uma alta taxa de enxofre (por lei no brasil tem que ser menor que 800PPM (partes por milhao), mas para comparacao, na Podium ela esta com cerca de 30PPM e nos paises civilizados o maximo permitiod he 50PPM.
    Esse enxofre he ruim para as nossas motos. (com ingessao). A boa noticia he que a partir desse ano de 2014, o maximo para TODAS as gasolinas dev ser reduzido para 50ppm. Sera que vao conseguir???

    A gasolina Podium possue uma octagagem mais alta, o que faz com que possa ser usada em um motor com alta taxa de compreesao e nao explodir antes (bater pino). Nao he o caso das nossas GSs (qql modelo) Todas elas estao abaixo de 13:1 . Nao que taxa de compressao seja determinante para usar essa ou aquela gasolina, mas he parte dos requisitos, e com uma gaxa baixa como as das GSs, nao vejo necessidade de se usar Podium.

    Agora, he um fato de que se voce usa gasolina comum, e passa para a aditivada, nos primeiros 2 a 4 tanques sera um terror.
    A tua mota vai morar, vai engasgar, vai fazer o diabo, pois justamente aquelas partes de parafina (e tambem o enxofre) estarao se despregando das paredes, e entupindo/prejudicando a mistura.
    Nada que nao desapareca por completo apos 4 tanques.

    Portanto, se voce tiver disponibilidade financeira, use a Podium, (ao menos ate que seja comprovado que a partir de agora a comum nao possa ter mais que 50ppm de enxofre) e se nao tiver, use a Aditivada.
    A comum, no longo prazo, gasta mais que a atitivada.
    ------------------
    Ride safe: keep the rubber part down
    Corrente: Brasil:BMW R1100GS EUA: BMW R1150GSA e K1200LT
    Anteriores: Honda 350XL, Suzuki 600??, Suzuki 850DL??, BMW 650, BMW R1150GS
    Viajo muito de moto, sempre bem acompanhando da minha cara metade. Ja fiz as 3 americas de extremo a extremo, e mais alguns paises nesse mundao afora.
    - www.viajareua.com

  4. #14
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Pessoal, apesar de ter estudado engenharia mecânica na UFSC, não cheguei a me formar, mas, de qualquer forma, tenho lido sobre esse assunto de octanagem há muito tempo e fiz uma breve e descomprometida pesquisa na internet e no manula da R1200GS LC 2013, cujas conclusões compartilho:

    O manual diz que a gasolina deve ter 95 octanas RON ou 89 octanas AKI, pois a taxa de compressão da moto é 12,5:1. As nossas gasolinas têm 87 octanas AKI, por isso as motos são tropicalizadas. A Pódium tem 98 octanas AKI e as outras premium 91 octanas AKI.

    Segue trecho do manual:
    "Qualidade de combustível recomendada Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10) 95 ROZ/RON 89 AKI
    Qualidade de combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições na potência e no consumo. Caso o motor vá ser utilizado em países com um combustível de qualidade inferior com 91 octanas (ROZ/RON), por exemplo, a moto terá de ser previamente programada para esse efeito no seu concessionário BMW Motorrad.) 91 ROZ/RON 87 AKI"


    Existem 3 métodos para a determinação da octanagem de um combustível:

    Método RON (Research Octane Number ou Número de Octano Pesquisa – ASTM D-2699): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (<3000 rpm). Este método simula um regime brando de operação do motor.

    Método MON (Motor Octane Number ou Número de Octano Motor – ASTM D2700): avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida.

    Índice AKI (Anti-knock index) ou IAD (Índice Anti Detonante): é a média aritmética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.

    Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:

    octanagem.jpg
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  5. #15
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Lucio Otsuka
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200 GS LC Sport Plus
    Posts
    101
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Consultei a EUROBIKE sobre qual combustível utilizar e recomendaram a COMUM ou PODIUM mas escolher uma das duas opções e não mudar. Caso resolva alterar, deveria levar a moto para alterar a regulagem. Como nem sempre conseguimos achar a PODIUM, optei pela COMUM. Infelizmente parece que a injeção eletrônica não consegue regular corretamente a mistura para alternarmos entre as nossas opções (PODIUM E COMUM)...

  6. #16
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Eder Ver Post

    Observem que não passa de mito as gasolinas uruguaias e argentinas terem octanagem mais alta, pois se trata apenas de escala diferente:

    octanagem.jpg
    A gasolina argentina e uruguaia tem octanagem semelhante à brasileira, perdem pra podium, só que não contém álcool.

  7. #17
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Lkotsuka Ver Post
    Consultei a EUROBIKE sobre qual combustível utilizar e recomendaram a COMUM ou PODIUM mas escolher uma das duas opções e não mudar. Caso resolva alterar, deveria levar a moto para alterar a regulagem. Como nem sempre conseguimos achar a PODIUM, optei pela COMUM. Infelizmente parece que a injeção eletrônica não consegue regular corretamente a mistura para alternarmos entre as nossas opções (PODIUM E COMUM)...
    A orientação de ficar entre podium e comum foi a mesma que me deram, só não disseram que tinha que mudar regulagem. Nesse caso tem que ser comum ou a moto fica restrita à cidade. O fato é que uso podium na cidade e comum quando não tem outra, e não acho que isso vai prejudicar a moto.

  8. #18
    Piloto Nível 3
    Avatar de FernandoHM
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Fernando Henrique Folchito Maglioni
    Localização
    Pouso Alegre - MG
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    518
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Estou com 15000km na minha moto e ja usei 70% Podium e 30% Comum. As vezes tava meio tanque de Podium e completava comum e vice-versa. Nunca mexi com regulagem e a moto nunca aparentou diferenças.

  9. #19
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Também tenho usado Pódium e/ou Comum sem qualquer problema.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  10. #20
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Na minha eu só uso comum e notei diferença quando usei podium.

    A diferença foi na marcha lenta, quanto ao desempenho em alto giro, sem alterações.
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!