Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 28

Tópico: Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)

  1. #11
    Piloto Nível 1 Avatar de MC-1969
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Marcos César da Silva
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS LC 14/14
    Posts
    114
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Amigos, a minha LC está com 3 mil. Assim como o Eder eu não mais percebo a tal marretada.
    Não digo que não existe na minha, mas não incomoda nenhum um pouco.
    Eu uso o cambio em todas as trocas de marchas - de forma rápida, assim como FPoli - mas já experimentei não usar a embreagem e ela vai macio.
    Porém não me acostumei a isso porque acho que sempre tenho que atingir um giro alto do motor antes de cambiar. Como sou tiozão, prefiro andar mais na manha, por isso sempre uso a embreagem.

  2. #12
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Marcos, na manha não precisa da embreagem. Não precisa fazer tempo com o câmbio sequencial da R1200GS. É só dar uma aliviadinha no acelerador.

    Citação Postado originalmente por MC-1969 Ver Post
    Amigos, a minha LC está com 3 mil. Assim como o Eder eu não mais percebo a tal marretada.
    Não digo que não existe na minha, mas não incomoda nenhum um pouco.
    Eu uso o cambio em todas as trocas de marchas - de forma rápida, assim como FPoli - mas já experimentei não usar a embreagem e ela vai macio.
    Porém não me acostumei a isso porque acho que sempre tenho que atingir um giro alto do motor antes de cambiar. Como sou tiozão, prefiro andar mais na manha, por isso sempre uso a embreagem.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  3. #13
    Piloto Nível 1 Avatar de Edson
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Edson Barbosa Mendes Pedroso
    Localização
    São José dos Campos/SP
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Pessoal, sempre tive o hábito, em outras motos, de mudar as marchas sem embreagem, no tempo. Com a gorda tive receio no início, mas depois de algum tempo passei a não usar a embreagem nas subidas de marcha. Agora, sempre que possível, faço as mudanças sem emreagem, que além de ficar mais rápido, desapareceram os trancos (parece carro automático), o que deixou a garupatroa mais contente.rs
    Eu também acredito que esta forma de condução não prejudica o câmbio.

  4. #14
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Na F800GS tb da esta marretada mas quando engata 1 marcha, quando andei na R1200GS ADV achei o cambio bem macio!!!
    eu tb nunca usei embreagem para subir marcha na F800, mas descer eu usava!
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  5. #15
    Piloto Nível 1 Avatar de MC-1969
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Marcos César da Silva
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS LC 14/14
    Posts
    114
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eder, vou tentar !!!

    Citação Postado originalmente por Eder Ver Post
    Marcos, na manha não precisa da embreagem. Não precisa fazer tempo com o câmbio sequencial da R1200GS. É só dar uma aliviadinha no acelerador.

  6. #16
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Pessoal,

    Pesquisei e depois de varias lidas aqui e ali, segue uma explicação mais detalhada sobre o assunto:

    1. Recentemente em um evento aberto no autódromo ficamos preocupados, estupefatos em ver a
    quantidade de pilotos que estavam desperdiçando tempo e esforço usando a embreagem para subir
    marchas. O sobe e desce de giro do motor entre cada troca de marcha faziam as motos urrarem e era
    ouvido por nós dentro dos boxes, deixando-nos curiosos em saber se haveria uma nova mania consistida
    em patinar embreagem e que nós não sabíamos dessa novidade. Apesar de ser um ritual importante para
    pilotos iniciantes e novatos, usar a embreagem para subir marcha em uma estrada sinuosa ou no
    autódromo é totalmente desnecessário (a menos que sua moto tenha algum problema de câmbio ou
    transmissão que o impeça de usar esta técnica). De fato, há muitas situações onde pode ser um incômodo
    ou atraso na busca de uma pilotagem rápida e suave.

    2. A caixa de câmbio de uma moto difere da transmissão típica de um automóvel pois pode realmente
    mudar as marchas com apenas uma pequena carga e só precisa de uma breve interrupção no fornecimento de
    potência para poder subir uma marcha. Seu mecanismo de acoplamento constante e seqüencial permite mudar as
    marchas muito mais rapidamente do que uma transmissão típica de acoplamento sincronizado de um automóvel, a qual
    requer uma interrupção quase que total no fluxo de potência. Por isso é necessário usar a embreagem para
    subir marchas nos carros de transmissão manual. É por isso que os power shifters (engate rápido) são tão populares
    entre os pilotos de moto; usando um dispositivo que corta momentaneamente a alimentação da ignição ao subir uma
    marcha o piloto pode manter o acelerador aberto e imóvel,economizando tempo e esforço.

    3. Basicamente, a técnica é simples: Em vez de fechar completamente o acelerador e de puxar a
    embreagem enquanto você troca de marcha, apenas solte um pouquinho o acelerador e faça a troca de
    marcha em um movimento rápido, quase simultâneo; ignorando a embreagem. Não feche completamente o
    acelerador, solte apenas o suficiente para trocar de marcha. Assim, subir marcha sem a embreagem se
    tornará um hábito para trocar rapidamente e suavemente e os incômodos provenientes da transferência de
    peso durante a troca normal de marcha, usando a embreagem, deixam de te incomodar durante a
    pilotagem. Uma vez que você se acostume a usar esta técnica, ficará surpreso com o tempo e energia
    economizados (e você provavelmente reduzirá o desgaste excessivo de embreagem).

    4. Há muitas situações de pilotagem onde o esforço físico economizado por não de ter que apertar
    constantemente a manete da embreagem durante as subidas de marchas pode ter um benefício enorme.
    Por exemplo, ao percorrer uma seqüência de curvas fechadas ou de chicanes, seus braços e mãos são
    ocupados com o esforço para dirigir a moto, e o posicionamento do seu corpo na moto também pode inibir o
    trabalho da sua mão esquerda para poder apertar e soltar a manete de embreagem repetidamente. Em
    situações como esta, simplesmente não há tempo ou recursos disponíveis para cuidar da embreagem, e no
    fim de uma longa sessão de treino ou em uma prova cada economia de energia pode ajudar-lhe evitar a
    cometer um erro. Também, uma tocada suave resultante do treino de trocar marchas corretamente lhe
    recompensarão com mais qualidade nas ruas ou estradas.

    Eu particularmente vou adotar esse sistema e daqui para frente vou utilizar diariamente.

    Até breve,

    Reinaldo

  7. #17
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16

    Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)

    Interessante o assunto e vou experimentar a subida de marchas sem embreagem nela.
    Se der menos tranco do que usando a embreagem fará todo o sentido.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  8. #18
    Piloto Nível 1
    Avatar de Fabriciom2
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Fabricio de Melo
    Localização
    sao paulo
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    161
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Reinaldo,

    Como tinha comentado com você no BV ao museu da TAM, a minha LC também da uma marretada atras da outra nas trocas. No entanto, depois de 7500 km acabei acostumando e hoje nem ligo mais. Faz muito sentido não utilizar a embreagem nas subidas de marchas, mas não pode ser comparado a um power shift de speed, por exemplo (troca facil independente de estar na rotacao correta ou nao).

    Comparando com as concorrentes, a Ducatti Multi faz uma barulheira tremenda no cambio e na relação. Na Tiger a martelada é menor, mas existe também e bem notavel. Já a ST, essa eu não senti quase nada ..

    Vou tentar no final de semanas fazer umas trocas sem embreagem, vamos ver ..

    Abs

  9. #19
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Sergio
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    A minha costuma dar esse tranco mais forte no engate da 1a marcha, mas as outras marchas entram macio. É perceptível, mas não muito diferente de outras motos que já tive e não chega a me incomodar.

    Nunca tinha arriscado usar essa técnica de subir a marcha no tempo na GS. Já fiz em outras motos, até tinha ficado meio mal acostumado com a S1000RR que tem quick shift, mas desde que comprei a GS estou sempre seguindo o figurino e usando a embreagem sempre. Vou fazer algumas experiências com ela e ver como ela se comporta subindo marcha no tempo.
    Sergio

  10. #20
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A única diferença entre ter ou não o quickshift é que com ele você continua acelerando, não precisa aliviar na hora da troca, pois o sensor envia um comando para a moto fazer a aliviada por conta própria. O quickshift é apenas isso. A troca no câmbio em si é exatamente a mesma nas motos sem quickshift.

    Agora descobri o enigma da esfinge. É por isso que tanta gente reclama do clunck: usam a embreagem...
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!