Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 28

Tópico: Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)

  1. #1
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12

    Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)

    Pessoal,

    bigorna.jpg

    A motocicleta é excelente, porem o cambio é um problema. Quando cambio a primeira marcha dá aquela marretada, tipica das Harley, mas numa BMW quem diria. O pior que não fica só na primeira, todas dão tranco, tanto na subida como nas reduzidas.
    Encontrei um cara no final de semana na Caltabiano e a duas semanas atras ele comprou a R1200GS LC ADV 2014, comentei sobre os trancos se isto ocorre na ADV, e disse que sim, mas como ele foi piloto a mais de 20 anos, alegou que ate hoje só usa a embreagem para engatar a primeira e reduzir, porque as demais muda sem utilizar o cambio, segundo ele, o cambio sincronizado é possível fazer isso sem danificar, o processo é o mesmo que você usa hoje, mas sem utilizar a alavanca da embreagem. Hoje apliquei este método, e digo que as marchas entram como uma seda, ai a duvida, será que não estraga mesmo ?
    No sábado la na CC, conversei com o mecânico que está lá a bom tempo, e pela sua explicação o funcionamento do cambio é assim mesmo, totalmente diferente do modelo anteriores que era separado do motor, já na LC ele é integrado, e um dos disco da embreagem esta girando, por isso da-se o tranco ao engatar ou reduzir. Hoje o mesmo óleo que lubrifica o motor, faz o mesmo papel no cambio.
    Ai pergunto ao amigos que tem o mesmo modelo:
    1) A sua tem as mesmas características ?
    2) Já acostumou com a marretada ?

    Experimente trocar as marchas sem utilizar a embreagem e diga o que achou.

    Até breve,

    Reinaldo

    Até breve,

    Reinaldo

  2. #2
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Reinaldo tenho aplicado a embreagem muito rápido e assim procurado mudar sem alterar muito a rotação nas trocas e minimizou muito essa sensação de bigorna na troca das marchas.
    Me acostumei e acho que acertei a pegada.

    Ainda não tentei mudar no tempo sem a embreagem, já fiz muito em motos menores e confesso que tenho um pouco de receio de fazer numa 1200, mas vou experimentar.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  3. #3
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    O que eu notei, é que se esticar mais a marcha, dá o tranco.
    Se trocar a marcha com rotação mais baixa (sem forçar tanto o motor) não dá tranco nenhum.

    Me desculpem, mas não pretendo experimentar trocar de marcha sem embreagem numa moto de 70k.

    Os engenheiros da BMW colocaram a embreagem lá, eu já paguei por ela, portanto não vejo porque não usá-la
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Avatar de Wbornelli
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    WAGNER PEREIRA BORNELLI
    Localização
    Maringá
    Moto
    BMW R1200 GS LC SPORT PLUS VERMELHA
    Posts
    155
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Bom dia. Eu subo as marchas na estrada, a partir da segunda, sem embreagem, no tempo. É perfeito sem trancos. O cambio foi feito pra isto. Nas reduçoes é que se usa a embreagem, e para 1 e 2 marchas. Na cidade eu uso embreagem e entao faço as trocas em giro baixo. Fica um doce. So para engatar a primeira, parado, que e seco e barulhento como HD, mas é assim mesmo.
    Numa moto de 70k é que se espera um cambio sequencial para trocas sem embreagem. Fica mais rápido, preciso, e não dá aquele balanço que faz o garupa bater o capacete no piloto.

  5. #5
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Uma coisa é fato, o cambio da minha é super macio com trocas de marcha sem esforço independente do barulho nas trocas, estalo este que se dá principalmente pela folga necessária no cardã.

    Andei numa das concorrentes com cardã e achei o cambio bem mais duro nas trocas de marcha além de bater o cardã também.

    Talvez se fosse corrente essa "batida" entre marchas não existiria.

    O modelo a ar usa embreagem a seco que usa um disco fixo e um móvel de diâmetro maior que deve ter um descolamento imediato e diferente da LC com embreagem a óleo tendo vários discos menores onde creio ter uma certa resistência para descolar os discos.
    Acredito ser isso o que acentua o ruído na LC, por outro lado deixa os engates mais fáceis.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  6. #6
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Fabio,

    Os engates são macios, mas a bigorna tá la, a cada troca uma marretada.
    O Icemam alem de não andar de moto, fica ai se justificando, agora trocar de marcha abaixo de 2000rmp, fica difícil numa LC.
    O cambio é sequencial e trocar de marcha sem usar a embreagem não danifica em nada, bem pelo contrario, aquele tranco desaparece.
    Fabio, pode trocar de marcha sem susto, vai ver que entra macio, sem tranco e use somente no engate da primeira marcha quando estiver parado e na redução, fora disso vai bem.
    Vou fazer uma pesquisa profunda sobre isto e depois posto para voces, mas com embasamento, não quero criar um problema futuro nem para mim e muito menos para voces, passando um informação que possa acarretar em danos interno em nossas LC.

    Até breve,

    Reinaldo

  7. #7
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eu não uso a embreagem e o câmbio é rápido, preciso macio e silencioso. Na minha opinião usar a embreagem está errado. Ela é apenas um apoio para arrancar a moto e para reduzidas fortes.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  8. #8
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Acho esse estalo que da quando se engata a primeira bem legal,voce olha para o lado faz aquela cara de cruel, abaixa a viseira e arranca de 0 a 100 em 3 seconds kkkkk, pressão total.Pessoal brincadeira, so em filmes
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  9. #9
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Por sinal, não uso embreagem em moto nenhuma, nem mesmo na KTM 350 de enduro.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  10. #10
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!