
Postado originalmente por
luiztrovao
SAL, o ABS entra em funcionamento sempre que "sente" que uma das rodas está travando. Isto pode ocorrer numa freada brusca no asfalto seco ou mesmo numa freada suave no asfalto molhado ou numa estrada de terra em que a condição de aderência é muito reduzida
Quando isto acontece, o ABS tem "inteligência" para aliviar a pressão no freio daquela roda específica, evitando o travamento dela (daí você tanto escuta quanto sente no pedal/manete aquela trepidação que parece um "rrr" ). No final das contas, o objetivo é fazer o veículo frear firme e fortemente sem que nenhuma das rodas trave.
Já o C-ABS, ou "combined ABS" é o ABS em que, tanto faz se você acionar só a manete de freio ou só o pedal de freio, a moto aplica a frenagem nas 2 rodas.... super confortável, não? Todo mundo adora. (aliás, para quem não sabe, o C-ABS das XRE 300 que vem com este equipamento, é considerado um dos melhores)