Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 55

Tópico: Equilibrio em Baixa Velocidade

  1. #41
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    É nessas horas que temos que agradecer a Deus e aos engenheiros da BMW tambem
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  2. #42
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Prezado, se não for para discordar - sem discórdia - não adianta ter fórum. Daí é blog ou sei lá que. Se você frear de emergência com a traseira, a emergência vai virar acidente, pois a moto leva muito mais tempo para parar. Mas sei que não adianta discutir isso porque 90% das pessoas acredita que o freio traseiro é mais seguro e o dianteiro perigoso, porquanto qualquer pessoa que já pilotou em condições extremas sabe que é o inverso. E não existe situação normal de emergência. Emergência é extrema e a técnica de pilotagem pode salvar sua vida em vez de dar aquela clássica escorregada de traseira e parar embaixo de um caminhão.


    Citação Postado originalmente por adailator Ver Post
    Caro colega,não precisa discordar de nada, é claro a todos os motociclistas que a frenagem de emergência se dá na sua maior força com o freio dianteiro e eu não escrevi nada em contrário.
    O exemplo que vc sita não se classifica naquilo que chamo freagem de emergencia para utilizadores normais de motocicletas. Uma esportiva em velocidade normal e dentro da lei jamais fará o que vc cita! Esta situação configura velocidade excessiva e condução perigosa. Isto esta fora dos padrões de normalidade a que me refiro. Na situação que vc mostra a moto nem precisaria, técnicamente ter freio traseiro, e se vc observar cuidadosamente essa capotada verá a traseira sendo movida à direita ou esquerda no ar antes de completada a ação de capotagem.
    Aqui me refiro a leis da física aplicáveis a inércia e a resultados vetoriais de uma situação como a aqui discutida, apenas isso.
    De qualquer maneira agradeço ter me propiciado explicar melhor a que me refiro, de forma mais objetiva.
    Abs.
    Adail
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  3. #43
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Adailator,
    não sei se entendi bem o teu post. Você não escreveu isto, mas estou assumindo que você está defendendo o uso do freio traseiro como COMPLEMENTO necessário ao dianteiro numa freada de emergência, correto? Neste caso, a frenagem será mais efetiva do que só freando com a dianteira ou só freando com a traseira isoladamente.
    Afinal, e já que você mencionou a dinâmica das componentes físicas e vetoriais, lembro que no momento de uma frenagem em QUALQUER veículo, seja carro, moto, bicicleta... existe uma súbita transferência do peso do veículo para o eixo dianteiro, o que explica e justifica o por quê das montadoras terem começado a instalar freio a disco no eixo dianteiro em primeiro lugar, e, só depois, em modelos mais caros, no eixo traseiro. Outra coisa que explica e justifica isto é o fato de muitos veículos maiores, mais pesados e/ou de carga, possuírem uma válvula que alivia a pressão do fluido de freio nas rodas traseiras quando a traseira está leve. Somente quando o veículo recebe carga adicional no eixo traseiro - e como consequência a válvula literalmente 'abre' pelo movimento da suspensão traseira para baixo, arriando - é que passa uma pressão maior para o freio traseiro, impedindo assim, quando o veículo está leve, que a traseira freie forte demais gerando o risco de uma derrapagem.

  4. #44
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Sergio
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Se estivermos falando de motos sem freios combinados e sem ABS, em frenagem de emergência eu uso só o dianteiro. Motivo: em uma frenagem muito forte, se o freio dianteiro da moto for muito potente e o piso não estiver escorregadio, a traseira vai levantar e a roda traseira vai ficar no ar. Com a roda traseira no ar, qualquer 1mm que você aperte no freio traseiro vai fazer com que a roda traseira trave, perdendo parte do efeito giroscópico que ajuda a deixar a moto em pé.

    O que eu aprendi a fazer nessas freadas muito fortes é frear em "2 tempos": primeiro dá uma apertada de leve para a moto abaixar e assentar, e depois senta a mão. Mas isso em milissegundos, tem que ser muito rápido. Se você alicatar o freio dianteiro de uma vez, é maior a probabilidade de a suspensão dianteira bater no final do curso, e se isso acontecer ou a roda dianteira trava ou a traseira vai levantar demais. Aprendi isso andando em autódromo, e é uma boa técnica para usar na rua em situações extremas.
    Última edição por SFF; 11-06-2014 às 23:41.
    Sergio

  5. #45
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Equilibrio em Baixa Velocidade

    Pessoal, um dos motivos de um fórum ter diferentes "salas", é tentar estreitar o escopo da discussão. Muitos fóruns tem assuntos genéricos: viagens, equipamentos, etc. Nesse aqui, entendo que estamos falando das GS 1100, 1150 e 1200, certo? Você tem que ter umas dessas motos para participar? Claro que não. Muita coisa que discutimos aqui serve para velocípede, bicicleta e qualquer moto, mas várias coisas não servem para RT, GT, 800, 650 e muito menos para motos de outra marca. O tópico (Equilíbrio em Baixa Velocidade, pra quem já esqueceu kkkkkkk) é genérico, mas aqui estamos discutindo a utilização dessa técnica nas gordas, verdade?

    Todo curso de moto que se preza ensina essa técnica, ajuda muito nas manobras. Quanto maior a moto mais necessária.

    Gente, vamos combinar: frear é com o dianteiro. A combinação com o freio traseiro as gordas já fazem sozinhas, para a gente não se preocupar mais. Mesmo sem ABS, continua sendo o dianteiro, só que com mais cuidado. No próprio manual a BMW sugere: frear o dianteiro com firmeza, fazendo a moto transferir o peso para a roda dianteira, achatando o pneu contra o solo, aumentando a área de contato, e continuar aumentando a pressão a partir daí. Isso é para o asfalto, tanto seco quanto molhado.

    Na terra: controle de tração ASC e ABS desligados. A frenagem em linha reta é feita com os dois freios, dianteiro e traseiro juntos. O ideal è usar dois ou mesmo um dedo só no manete, e modular evitando o travamento. Já a traseira pode arrastar à vontade (a RODA traseira, bem entendido!). Quando a moto estiver parando você já pode sentar e colocar os pés no chão, já que antes estava em pé nas pedaleiras, certo? É perfeitamente possível passar o dia passeando numa estradinha de terra e nunca usar o freio dianteiro, mas se precisar parar de verdade, pode chamar o manete! Na terra o freio traseiro é bastante usado também para posicionar a moto em curvas (e até no ar, mas isso é outra história...). Na GS LC introduziram os modos Enduro e Enduro Pro, para pneus convencionais e knobbies, respectivamente. O objetivo foi o de tentar utilizar um pouco da eletrônica para ajudar no offroad, ao invés de desligar tudo. Desse modo o ABS é desligado na traseira (no Pro), amansado na dianteira, e o ASC permite derrapagens, etc. Vai ajudar quem estiver começando no offroad mas acredito que quem já faz ou já fez trilha ainda vai querer desligar tudo!

    Entendo os fãs do freio traseiro. Um dia encontrei um rapaz com uma superesportiva que confessou SÓ usar o freio traseiro, depois de perder a frente ao frear com o dianteiro numa curva de baixa com poeira. Acho que dá pra sobreviver andando na cidade, em baixíssimas velocidades, usando só o FT, porém o perigo é maior, e não menor. Só tente não frear nas curvas e evite a sujeira! kkkkkkkkk
    Última edição por ACD; 12-06-2014 às 02:27. Razão: send by mistake

  6. #46
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Estou tendo uma aula com os colegas, muito bom. Isso que o ACD comentou do cara usar só o freio traseiro, me chamou atenção. Quando entro em uma curva mais forte e erro a tangencia, tento primeiramente corrigir evitando frear, somente cortando o acelerador e o freio motor faz o trabalho, mas muitas vezes isso não é possível e a moto insiste em invadir o outro lado da pista, ai eu tento inclina-la o menos possível e uso os dois freios moderadamente junto com o freio motor para tentar corrigir. Motivo: se usasse o dianteiro, o que é o correto, nas estradas brasileiras, teria uma grande chance de cair, pois pode ter areia, óleo, cascalho, cachorro e ate gambá esmagado na curva, ai a técnica vai embora.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #47
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Lembrando que a suspensão dianteira da GS não mergulha, podendo ser freada em um só tempo.

    Citação Postado originalmente por SFF Ver Post
    Se estivermos falando de motos sem freios combinados e sem ABS, em frenagem de emergência eu uso só o dianteiro. Motivo: em uma frenagem muito forte, se o freio dianteiro da moto for muito potente e o piso não estiver escorregadio, a traseira vai levantar e a roda traseira vai ficar no ar. Com a roda traseira no ar, qualquer 1mm que você aperte no freio traseiro vai fazer com que a roda traseira trave, perdendo parte do efeito giroscópico que ajuda a deixar a moto em pé.

    O que eu aprendi a fazer nessas freadas muito fortes é frear em "2 tempos": primeiro dá uma apertada de leve para a moto abaixar e assentar, e depois senta a mão. Mas isso em milissegundos, tem que ser muito rápido. Se você alicatar o freio dianteiro de uma vez, é maior a probabilidade de a suspensão dianteira bater no final do curso, e se isso acontecer ou a roda dianteira trava ou a traseira vai levantar demais. Aprendi isso andando em autódromo, e é uma boa técnica para usar na rua em situações extremas.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  8. #48
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Nesse caso faça contra-esterço. Vire o guidão ao contrário da curva. Isso faz a moto frear por estar atravessada e ao mesmo tempo favorece a trajetória da curva. A outra técnica é frear a traseira, mas se escorregar de lado o ABS não pode fazer nada, daí já era.

    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Estou tendo uma aula com os colegas, muito bom. Isso que o ACD comentou do cara usar só o freio traseiro, me chamou atenção. Quando entro em uma curva mais forte e erro a tangencia, tento primeiramente corrigir evitando frear, somente cortando o acelerador e o freio motor faz o trabalho, mas muitas vezes isso não é possível e a moto insiste em invadir o outro lado da pista, ai eu tento inclina-la o menos possível e uso os dois freios moderadamente junto com o freio motor para tentar corrigir. Motivo: se usasse o dianteiro, o que é o correto, nas estradas brasileiras, teria uma grande chance de cair, pois pode ter areia, óleo, cascalho, cachorro e ate gambá esmagado na curva, ai a técnica vai embora.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  9. #49
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Estou tendo uma aula com os colegas, muito bom. Isso que o ACD comentou do cara usar só o freio traseiro, me chamou atenção. Quando entro em uma curva mais forte e erro a tangencia, tento primeiramente corrigir evitando frear, somente cortando o acelerador e o freio motor faz o trabalho, mas muitas vezes isso não é possível e a moto insiste em invadir o outro lado da pista, ai eu tento inclina-la o menos possível e uso os dois freios moderadamente junto com o freio motor para tentar corrigir. Motivo: se usasse o dianteiro, o que é o correto, nas estradas brasileiras, teria uma grande chance de cair, pois pode ter areia, óleo, cascalho, cachorro e ate gambá esmagado na curva, ai a técnica vai embora.
    É Sal, os teóricos que estudam a mecânica envolvida nas curvas dizem que há um limite para a combinação de velocidade, ângulo de inclinação e raio da curva. Se você exagerar e a conta não fechar, você corre o risco de sair reto na curva. O freio traseiro nessas condições é uma tentativa de ajustar a linha.

    No mundo real, o ideal é deixar bastante margem e terminar a frenagem antes de começar a curva, evitando chegar dentro da curva com os cabelos pegando fogo (gíria dos gringos que expressa bem o pânico de perceber que não vai dar pra fazer a curva!).

    O Freddie Spencer da moto GP era fã do trailbraking, só que era com o freio dianteiro, mergulhando na curva ainda freando e ir diminuindo a pressão no manete até chegar ao apex. Dessa maneira ele acreditava conseguir fazer a curva mais rápido e sair mais forte. Ele fazia muito bem mas você pode imaginar o quanto precisa estar atento. A vantagem seria poder reagir mais rápido caso a curva fosse mais fechada que o esperado, por exemplo, bastando frear um pouco mais.

  10. #50
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Pois é, na pista o Marc Márquez deita a moto 64 graus e faz contra-esterço, mas na rua tem todas as variantes que conhecemos e outras que nem imaginamos. Eu, por segurança, faço tudo com muita folga. Basta desacelerar antes, mas usando as técnicas certas fica mais seguro ainda. Não sou técnico de nada. Estou apenas relatando minha experiência. Faço as curva com contra-esterço, acelerando, por motivo de segurança. Freio sempre antes do necessário e sempre só com o manete. Hoje esse freio me salvou de atropelar um drogado perto do posto de combustíveis da entrada da Lagoa, depois da descida do morro. Ele desceu de uma CG do outro lado da pista e saiu andando cambaleante. Passou na minha frente repentinamente. Pensei se tratar de um assalto e freei bruscamente. A moto parou muito rápido e apagou, pois o freio foi mais rápido que a embreagem. Liguei a moto e disparei. Vi que o sujeito continuou a atravessar a outra pista cambaleante, portanto não era assalto. Agradeço as esses freios fantásticos da GS por terem me salvado de atropelar um traste desses.
    Última edição por Eder; 12-06-2014 às 23:17.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!