Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: Amortecedor de direção - Vale a pena?

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12

    Amortecedor de direção - Vale a pena?

    Depois de ler alguns topicos deste forum que falaram sobre amortecedor de direção, estou pensando em instalar um na minha GSA-2012. Então, saí pesquisando na internet para
    saber de pros e contras. Não descobri nenhum contra. Falei tambem com vendedor da CC, o qual acha um gasto desnecessário para a minha GSA, e pelo uso que faço. Mas, considerando que tenho certa paranóia pela segurança passiva, procuro sempre proteger a moto e a condução da mesma. Concluí (minhas conclusões não são indicativos de conhecimento) que a instalação de um amortecedor direção não traria (acho) problema na moto, nem provocaria um medo de me "deixar na mão" numa viagem, e que em certas circunstâncias , quando de extremo perigo, tende a somente ajudar, principalmente em off pedregoso, travessia de riachos, etc. De bom grado me socorro às opiniões dos colegas, principalmente se puderem trazer subsidios ou experiências, os reais efeitos numa moto do porte da GSA, bem como quanto aos pros e contras, e, por fiml...se vale a pena?! Abraço a todos.

  2. #2
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Sergio
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Nessa moto acho que não faz falta e seria um gasto desnecessário. Desvantagem técnica em si não haveria, a não ser o fato de gastar com algo que vai fazer pouca ou nenhuma diferença na pilotagem. Eu não colocaria...
    Sergio

  3. #3
    Piloto Nível 2 Avatar de Andre STS
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    André Luiz Alves
    Localização
    Santos/SP
    Moto
    BMW 1200 GS ADV
    Posts
    360
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Luis , blz
    minha moto anterior era uma igual a sua ADV/2012 , portanto , sem o tal amortecedor de direçao e acabei de trocar pela nova ADV que possui este acessorio . Honestamente ainda náo senti nenhuma diferença pois rodei muito pouco com a moto nova talvez em ruas de paralelepipedo aqui da minha cidade senti uma conduçao mais suave talvez com menos trepidaçao algo bem suave o que da para repara bem e o acrescimo de cavalaria que deixou a moto + arisca .
    abraço
    Andre Alves

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Pois é, pessoal, tenho a tendência de querer comprar, possivelmente por demasiada prevenção sobre uma situação (espero) que nunca ocorra. Bom saber que realmente a instalação não prejudica, ficando assim apenas num item a mais de segurança passiva. Está um pouco dificil de encontrar, sem erro de compra, o modelo (kit) certo para instalar na minha GSA-2012, abaixo da mesa frontal inferior. Vou continuar a pesquisar.

  5. #5
    Piloto Nível 1 Avatar de NetoTCamel
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauricio Barbosa Neto
    Localização
    São José dos Campos
    Moto
    F800GS + GSX750R(Pista)
    Posts
    54
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    A minha opinião sobre acessórios que proporcionam segurança: SEMPRE BEM VINDOS, desde que:

    - Seja original ou de instalação simples(sem adaptações malucas, que interfiram no funcionamento)
    - Valha o custo x benefício

    Especificamente no seu caso, veja qual a função do amortecedor de direção em moto, ele tem por função compensar as irregularidades as quais a suspensão da moto não consegue absorver, acabando assim por transferir esta energia para o conjunto mesa, roda, guidon, punhos, braços do piloto e etc, causando o famoso e temido "shimmy"...
    Este shimmy é muito comum em motos com suspensão simples e/ou de curto "range" (esportivas e nakeds) quando em alta velocidade a suspensão não consegue trabalhar de forma correta devido à condição do terreno em que se encontra, em motos BigTrail isto é bem raro devido à suspensão longa, e também à qualidade dos componentes da mesma...
    Acredito que manutenção como substituição de fluídos e retentores à cada 1 ano e regulagem da suspensão da sua moto para o seu peso seja muito mais eficiente do que o próprio amortecedor, bem como um curso de pilotagem para aprimoramento de técnicas defensivas e reações em situações de emergência...

    Um abraço!

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por NetoTCamel Ver Post
    A minha opinião sobre acessórios que proporcionam segurança: SEMPRE BEM VINDOS, desde que:

    - Seja original ou de instalação simples(sem adaptações malucas, que interfiram no funcionamento)
    - Valha o custo x benefício

    Especificamente no seu caso, veja qual a função do amortecedor de direção em moto, ele tem por função compensar as irregularidades as quais a suspensão da moto não consegue absorver, acabando assim por transferir esta energia para o conjunto mesa, roda, guidon, punhos, braços do piloto e etc, causando o famoso e temido "shimmy"...
    Este shimmy é muito comum em motos com suspensão simples e/ou de curto "range" (esportivas e nakeds) quando em alta velocidade a suspensão não consegue trabalhar de forma correta devido à condição do terreno em que se encontra, em motos BigTrail isto é bem raro devido à suspensão longa, e também à qualidade dos componentes da mesma...
    Acredito que manutenção como substituição de fluídos e retentores à cada 1 ano e regulagem da suspensão da sua moto para o seu peso seja muito mais eficiente do que o próprio amortecedor, bem como um curso de pilotagem para aprimoramento de técnicas defensivas e reações em situações de emergência...

    Um abraço!
    Acertou na mosca, Mauricio. Preciso sim de um curso de pilotagem, principalmente para tecnicas off-road. Mas enquanto isso.... penso em me cercar de garantias outras. Na verdade, penso que esse amortecedor me ajudaria somente em duas situações principais: bolsões de areia com pedras embaixo, e travessia de riachos, que foram as condições que enfreitei e quase me borrei todo. Enfim, vou procurando, sem estresse.

  7. #7
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Para informar os amigos da minha conclusão: Vale a pena! Comprei, instalei e testei hoje. O amortecedor de direção tem 24 ajustes, coloquei no 8. Percebi que a moto ficou mais estável, principalmente quanto às irregularidades da estrada, especialmente quando da alteração do trajeto. Tambem senti uma pequena melhora na vibração nos punhos e no banco, o que deve produzir bons efeitos em longas viagens. A moto me pareceu (talvez pela empolgação dos primeiros resultados) que passou a ter um andar mais suave em seu conjunto, inclusive em ruas de paralepipedos, destacando as curvas e troca de direção, dando melhor segurança de te-la da mão. Enfim, pessoal, na minha opinião nao acho que foi bom investimento, eu tenho CERTEZA que foi! Abs.

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Avatar de kranio
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    marcius mendonça
    Localização
    brasil, rio de janeiro
    Moto
    Bandit 600, 650, TDM 850, Hornet 600, XT 660, BMW GS 1200, GS1200 LC, BMWGS 1200 ADV AR
    Posts
    161
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Luiz boa noite.

    A minha a uma 1200Lc, sera que esse amortecedor cabe?,

    manda as fotos de onde esta instalado, e o site de onde comprou.

    Grande abraço.
    Kranio Marcius

  9. #9
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por kranio Ver Post
    Luiz boa noite.

    A minha a uma 1200Lc, sera que esse amortecedor cabe?,

    manda as fotos de onde esta instalado, e o site de onde comprou.

    Grande abraço.
    Kranio: vou tirar a foto e postar (tentar) aqui, bem como informar o site de onde comprei(foi de Campinas-SP). Seguramente eles devem ter para a LC, sendo que o amortecedor é o mesmo, o que muda é o Kit instalação para cada moto. A marca é Hyperpro. Abs.

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Christiano Chimeri
    Localização
    São Paulo
    Moto
    GS 1200 2006
    Posts
    33
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Luis
    Tenho interesse também.
    Aguardo vc postar as fotos e a indicação do local onde comprou.
    Ou se preferir pode mandar por MP.
    Abs.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!