Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 567
Resultados 61 a 65 de 65

Tópico: Faça você mesmo a manutenção da sua F800GS

  1. #61
    Piloto Nível 1 Avatar de baddan
    Data de Ingresso
    May 2015
    Posts
    135
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por Andreitrom Ver Post
    Pessoal, este tópico tem por objetivo apresentar operações de manutenção simples, que podem ser executadas em casa, por qualquer um que tenha um conhecimento mínimo de mecânica e ferramentas básicas e, com isso, economizar umas moedas, contribuindo para uma diminuição da exploração por parte de “concessionárias” oficiais.

    Lembro que a grande maioria de mecânicos de concessionária AQUI NO BRASIL são piás de bosta, que ganham pouco e são explorados pelos senhores da Casa Grande. Os mecânicos bons e experientes duram pouco nessas empresas, logo saem fora e montam suas oficinas. O único motivo que me obrigaria a levar a moto para a “concessionária” é a manutenção da garantia. Como a minha moto já está fora, farei eu TODOS os serviços previstos de manutenção, como sempre fiz em todas as minhas motos e carros. E a idéia é compartilhar os erros e acertos para que aqueles que desejarem fazer nas suas, façam direito.

    Pra quem não me conhece e queira referências, sou mecânico desde o nascimento, tenho paixão por mecânica automotiva, considero uma ciência e tenho a sorte de trabalhar no ramo há mais de 20 anos no Exército Brasileiro, minha praia mesmo é Diesel, são os blindados, vulgo “tanques”. Ando desviado da função mas continuo sempre lendo, estudando e acompanhando as novidades relacionadas ao assunto. Atualmente estou lendo sobre gerenciamento eletrônico automotivo. Não sei tudo e tenho muito pra aprender, mas também acho que posso ensinar algo.

    Chega de blá blá blá e vamos sujar as mãos... Eu irei atualizando este tópico à medida que for trabalhando na moto.

    01 - RETIRANDO AS CARENAGENS:

    - Você vai precisar de um jogo de chave TORX, de preferência deste tipo:


    Procure separar os parafusos, na ordem que vc está retirando, pra não se confundir depois na montagem. Pode até rabiscar um esboço da carenagem com uma caneta, em uma folha A4, e ir colocando os parafusos em cima, no local respectivo correspondente à carenagem real.

    - Retire os 4 parafusos que prendem a tampa superior.



    - Retire os 2 parafusos que prendem a tampa da ignição (1 de cada lado)



    - Retire os parafusos que fixam a carenagem lateral, conforme indicação das setas (existem 2 parafusos embaixo do paralamas e 1 na aba interna do radiador)



    - retire o parafuso de baixo que prende a bolha à carenagem



    - Verifique se existe alguma fiação presa com abraçadeiras plásticas na carenagem. Se houver corte as braçadeiras e separe a fiação. Com jeitinho, desengate a carenagem e separe da moto.

    Existe uma peça plástica preta abaixo do farol, uma espécie de acabamento, preste atenção na desmontagem para manter alinhada depois quanto montar tudo. Cuidado para não danificar o sensor de temperatura do ar:



    02 - VERIFICANDO O FILTRO DE AR:

    - Retire os 4 parafusos que prendem a tampa do filtro de ar e levante a tampa para ter acesso ao filtro:







    - É normal o interior da caixa do filtro apresentar óleo, pois o respiro do motor direciona a saída para o interior da caixa do filtro, então não se apavore se estar melecado ali dentro. Pode limpar com um pano umedecido com querosene. Para limpar o filtro é bom dar um jato com ar comprimido. Se não tiver, basta batê-lo um pouco no chão, para soltar a sujeira mais grossa e pronto, é só montar novamente. Se estiver muito sujo, troque por um novo. Verifique também contra a luz se o filtro não apresenta nenhum furo ou rasgo, por menor que seja.

    03 - VERIFICANDO O NÍVEL DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO:

    - Verifique o nível no reservatório plástico de expansão. Deve estar entre as duas marcas.



    Não é normal ficar completando esse líquido toda hora. Perdas por evaporação existem, mas demora pra baixar. Se tiver que completar toda hora é o caso verificar a condição da tampa (se não está liberando pressão antes da hora) ou se não há vazamento em algum local.

    O ideal é completar com 50% de aditivo e 50% de água. Compre meio litro de aditivo concentrado em um posto de abastecimento e prepare a mistura em casa, em uma garrafa PET. Deixe pronto e complete com essa mistura quando precisar. Isso serve tanto pra carro ou moto.

    Nunca retire a tampa do radiador, mesmo com o motor frio. Se vc retirar terá que sangrar o ar do sistema, sob pena do sistema apresentar cavitação (bolhas de ar) e danificar componentes. Não use essa tampa para completar o líquido.




    04 - CARREGANDO A BATERIA:

    - Se sua bateria descarregou por qualquer motivo e vc não tem o super-ultra-mega-power carregador próprio da BMW, vc terá que desligar os cabos da bateria para carregá-la. Caso não faça isso você poderá QUEIMAR a ZFE (central eletrônica responsável por monitorar o sistema elétrico).

    - Retire a tampa da carenagem central (vide 02 acima)

    - Retire o travessa de contenção da bateria, soltando os dois parafusos laterais.

    - Solte o cabo negativo da bateria ( PRETO)

    - Solte o cabo positivo da bateria (VERMELHO)

    pode ligar o carregador aí mesmo ou retirar a bateria puxando-a para cima. À frente da bateria, presa por uma tira de borracha vc irá ver a ZFE, que fica na posição vertical.

    Atenção: Ao desligar a bateria vc irá zerar a data do relógio do sistema eletrônico da moto. Será necessário usar um scanner para acertar novamente. Se vc não tem ou não conhece ninguém que tenha, será preciso ir até uma concessionária para programar novamente o relógio.


    05 - FUSÍVEIS - ONDE FICAM ????

    - A F800 não tem caixa de fusíveis. Toda a corrente do sistema elétrico, em todos os componentes é monitorada por uma central eletrônica chamada ZFE (algo como ZunbrungsbiueeuqVFewchucruteEletronic). A ZFE (que é independente da unidade de gerenciamento eletrônico do motor) corta imediatamente qualquer corrente excessiva, desabilitando o chicote e o componente defeituoso. Por isso não existem fusíveis, desde que os acessórios sejam instalados na tomada de acessórios da ZFE. Se vc quiser instalar acessórios à parte, utilize um chicote como esse que eu usei exclusivamente para o GPS, com fusível, ligado direto na bateria.



    06 - ACABANDO COM A TREMEDEIRA DO RESERVATÓRIO DE FREIO

    Pra acabar com o tremilique do reservatório de freio dianteiro... braçadeira plástica, conhecida por aqui como "enforca-gato" :-D







    vocês podem perceber que o reservatório está protegido por um vinil... tinha um pedaço aqui em casa, coloquei no reservatório para prevenir que os raios solares incidam sobre o líquido... não sei se o plástico de que é composto o reservatório é à prova de raios UV.... se não for, vai fazer com que o fluido perca suas propriedades mais rápido... por via das dúvidas, cobri o reservatório...


    07 - INSTALANDO A BASE DO BAULETO GIVI USANDO GAMBITECH (GAMBIARRA TECNOLÓGICA) - (dica do amigo Carlos-BSB)

    Pessoal, o Carlos já tinha dado as dicas aí pra adaptar o baú, eu fiz o que ele fez, com a diferença que usei buchas de amortecedor de fusca ao invés das buchas da F1000, porque custam bem menos, e a idéia é economizar :-D :-D :-D :-D :-D :-D

    vai um passo a passo bem detalhado, complementando o tópico do Carlos:

    primeiro vamos retirar os 2 parafusos do suporte e os 2 que ficam sobre o pára-lama... aliás, ridículos esses parafusos de ferro aí... a BMW bem que podia colocar uns em INOX, custam pouco e fariam a diferença na moto...

    no lugar dos parafusos da alça do garupa vamos colocar uns espaçadores, para que o apoio da base do bauleto fique bem firme sobre as arruelas, que faremos depois... se não colocarmos um espaçador aqui correremos o risco de quebrar a base do bauleto... eu usei 2 arruelas 8mm e mais uma porca cabeça 9/16, ligeiramente maior que o parafuso, assim o parafuso passa por ela, sem rosquear, funcionando como uma bucha.



    olha como ficou



    para os dois parafusos traseiros, vamos usar 2 buchas de amortecedor de fusca, que são da altura necessária para nivelar a base, além de encaixar certinho no local original... pode-se retirar a parte da borracha ou não, não vai fazer diferença nenhuma... eu preferi deixar...







    agora sobre tudo isso vamos colocar umas arruelas grandes, o nome científico delas é "arruelas de funileiro"... comprei com furo 8mm e largura maior que tinha, poderia ser até mais larga, mas acho que essas aí vão cumprir bem a missão...



    agora vamos trabalhar a base do bauleto, conforme o Carlos já tinha mostrado no tópico dele... só que, ao invés de usar chapas como ele usou, eu usei as arruelas, são mais práticas e dão o mesmo resultado...





    aqui teremos que cortar dois "quadrados" no suporte... para isso usaremos um estilete cortando os cantos e depois é só arrancar com um alicate




    deve ficar mais ou menos assim



    para aqueles perfeccionistas igual eu, podemos usar uma micro-retífica para dar acabamento e deixar totalmente plano...



    quem não tiver uma ferramenta dessas pode usar uma lixa fina mesmo



    deverá ficar mais ou menos assim



    agora vamos furar bem no meio dos quadrados... marcar antes é sempre bom





    serão dois furos, um em cada centro dos quadrados



    agora é só colocar na moto, já que os outros dois parafusos, que fixam nas alças do garupa já se encaixam certinho...

    claro que não, estava fácil demais... os furos traseiros não casaram com o suporte, ficaram menores, vejam a diferença no paquímetro...




    vamos usar a retífica novamente e puxar o furo para o lado... quem não tem, pode usar uma broca mesmo... ou então já medir e furar certo, na medida correta :-D :-D



    agora sim... antes os parafusos estavam tortos... até daria pra colocar, mas corria o risco de arrebentar o suporte plástico na hora de apertar...




    na parte traseira vão duas arruelas de funileiro e na parte das alças vão duas arruelas normais, mas maiores que as que foram utilizadas como espaçadores... lembrando que essas apenas servem para fixar a base... quem vai segurar o peso mesmo serão as arruelas de funileiro que ficarão embaixo do suporte...



    agora é só apertar, mas não precisa estrangular


    já ia esquecendo... os parafusos que usei foram 2 de 55mm e 2 de 60 mm, em inox, claro... cabeça Allen..



    e aqui as medidas das arruelas





    e pronto, aqui está o trabalho finalizado




    custo total: em torno de 20 pilas... R$ 5,00 cada bucha de fusca, mais R$ 10,00 de arruelas e parafusos...

    08 - SUPORTE DE PLACA TABAJARA

    modelo de suporte de placa tabajara... comprei um suporte da Honda Dream, por 6,00 reais, achei que daria certinho, mas tive que cortar e furar... mas ficou bom também... a placa anterior estava rebitada no pára-lama, aqui no Paraná é motivo de multa...

    Pra tirar rebite de alumínio o bom é furadeira... fura um pouquinho e pronto, a cabeça do rebite cai fora:




    suporte da Dream, já cortado, depois que vi que não ia dar:






    foto da placa montada
    Valeu pelas dicas piu

    Pra mim agora vai ser de grande valia

  2. #62
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2016
    Nome Real
    Rafael
    Localização
    Caldas Novas
    Moto
    BMW FGS800
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Acompanhando de perto

  3. #63
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Nome Real
    Rodrigo de Vargas Freitas
    Localização
    Teresópolis-RJ
    Moto
    BMW F800GS
    Posts
    11
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Excelentes dicas... neste sábado vou "recolocar" meu baú Givi... rs
    Vou agora comprar as buchas de fusca....
    Valeu!!!

  4. #64
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Nome Real
    Rogerio Cruz
    Localização
    Curitiba-PR
    Moto
    F800GS ADV
    Posts
    38
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    ótimo tópico!

  5. #65
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jun 2020
    Nome Real
    leandro quiruelas
    Localização
    florianopolis
    Moto
    bmw f 800 gs
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    bom dia, sou novo no grupo, achei muito legal esse forum, parabens...alguem tem o manual de servico pra passar por aqui. obrigado

Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 567

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!