Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11

Tópico: TUTORIAL: Instalação de Bauleto na F800R

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    TUTORIAL: Instalação de Bauleto na F800R

    Vamos para um assunto polêmico?

    Muitos donos de motos naked/street não gostam de colocar bauletos nas suas motos, porque estraga o visual da moto. Entretanto, quem usa bauleto se apaixona pela praticidade do treco, por poder chegar em qualquer lugar e ter onde deixar o capacete, as luvas e outras coisas mais.

    Eu sou um dos bauleto-dependentes, e uma das primeiras coisas que fiz depois de comprar a F800R foi dar um jeito de colocar um balueto nela.

    Vamos então para um tutorial de instalação de bagageiro e bauleto! É tarefa super fácil, que requer poucas ferramentas e praticamente nenhum conhecimento técnico.

    Comprei um bagageiro da Master Custom, para poder instalar o bauleto Givi 45l que eu já tinha.

    Ferramentas

    - Conjunto de chaves Allen
    - Chave combinada 10mm
    - Trava rosca 115

    Material Bagageiro

    - Bagareiro específico para a F800R
    - 2 Parafusos de 70mm
    - 2 Parafusos de 60mm
    - 2 espaçadores de nylon longos
    - 2 espaçadores de nylon curtos
    - 4 parafusos pequenos



    Material Bauleto

    - Bauleto GIVI 45l
    - Base para o bauleto
    - 4 conjuntos de parafusos, arruelas e porcas parlock




    Aprimoramentos:

    Fiz alguns ajustes que achei importantes por estética ou funcionalidade:

    - Troquei os parafusos de cabeça sextavada que vieram com o bagageiro por outros de cabeça allen;
    - Adicionei uma porca de aço larga junto com o espaçador de nylon que entra por baixo da moto, porque em uma primeira montagem achei que a peça ficou tensionada demais, desnecessariamente. Também ajudou a afastar o bagageiro da carenagem traseira da moto;
    - Troquei as barras que fixam a base do bauleto originais, que são todas onduladas para pegar bem em bagageiros de cano, por arruelas largas de lanterneiro, que são planas.

    Montagem do babageiro

    1 - Retirar os dois parafusos que prendem a alça do garupa à rabeta, e inserir os espaçadores de nylon pequenos em seu lugar. Eu precisei debastar estes afastadores para que entrassem no lugar. Deu um certo trabalho essa parte.



    2 - Colocar as mãos francesas do bagageiro, uma de cada lado, utilizando os parafusos de 70mm, os espaçadores longos e as porcas de aço. Importante não apertar os parafusos ainda, apenas colocar eles no lugar. Se apertar agora, não consegue juntar com o resto das peças.




    Nesta foto dá para ver onde ficou a porca, que tem função apenas de afastador. Aparece aí o subquadro que vai até a rabeta, e chegando por baixo o espaçador longo. Entre o quadro e o espaçador, está a porca de aço. Ela é mais larga que o parafuso, não dá rosca nele.

    3 - Colocar a tampa no lugar e colocar os dois parafusos de 60mm no seu lugar. Não apertar ainda. Primeiro deve-se prender a tampa às mãos francesas com os 4 parafusos pequenos. Aperta os parafusos pequenos, e só então pode apertar um pouco os parafusos superiores que prendem ao quadro (60 mm). Apenas levemente, sem dar torque total.



    4 - Aperto final. Agora é hora de apertar os 4 parafusos longos, aumentando o torque um por um. Não precisa arrochar até quebrar o quadro. Eu coloquei trava rosca nos quatro para deixar mais firme.

    Esse é o resultado dessa etapa, moto com bagageiro:




    Montagem do Bauleto


    1 - Coloquei duas arruelas adicionais entre a base do bauleto e o bagageiro, porque as frestas no bagageiro nessa parte eram muito largas, e me pareceu que ao dar tensão nos parafusos a placa plástica poderia acabar se danificando. Essas arruelas não vêm com a peça.



    2 - Colocar a base sobre o bagageiro e acertar a sua posição:



    3 - Colocar os quatro parafusos na base, tentando deixá-los o mais afastados uns dos outros para prender melhor a base ao bagageiro.



    Vejam como ficam as arruelas por baixo. Não precisa e nem deve dar um torque monstro nesses parafusos. Como eles usam porcas parlock, não vão soltar sozinhos.



    4 - E colocando o bauleto na base, tem-se a obra finalizada. A moto fica incrivelmente mais feia, mas muito mais prática.



    Algumas fotos em viagens por aí...






  2. #2
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    May 2014
    Nome Real
    Emilio Medina
    Localização
    Mogi das Cruzes
    Moto
    R1200GS
    Posts
    294
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    seu bauleto não fica fazendo barulho ao rodar?

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Não, ou pelo menos nada que me incomode. O bagageiro é muito bem construído, fica bem firme.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Muito bom que falar que fica feio etc.. não sabe a praticidade que é um bauleto, vc pode parar em qualquer lugar deixar capacte, blusa, carteira oculus de forma "segura" sem falar que td fica melhor para viajar!
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Nome Real
    Raphael Santiago
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800r 2011
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Rod alguma vez os parafusos que seguram os braços do suporte (aquele que entra por baixo) já quebraram? Coloquei o mesmo baú porém com o suporte original na givi e os meus já quebraram 4x andando na cidade.

    Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk
    Última edição por Iceman; 07-06-2018 às 16:11.

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por baconbh8 Ver Post
    Rod alguma vez os parafusos que seguram os braços do suporte (aquele que entra por baixo) já quebraram? Coloquei o mesmo baú porém com o suporte original na givi e os meus já quebraram 4x andando na cidade.

    Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk
    Quebraram 3 vezes. Eu acabei trocando por outro bagageiro, da SW-MOTECH, bem melhor, que usa os mesmos apoios das alças de garupa.

    Agora, quebrar os parafusos nem foi o pior. Descobri mais tarde que esse bagageiro estava rachando o sub-quadro da minha moto. O sistema de fixação dele é mal pensado, transfere a vibração de um jeito que quebra/racha o sub-quadro próximo aos parafusos mais de trás.

    Esse bagageiro do tutorial eu recomendo que só deva ser utilizado em conjunto com os suportes de alforge laterais, pois aí ele passa a ter apoio nas pedaleiras de garupa. Sem esse apoio é questão de tempo até aparecer as rachaduras.

    Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Nome Real
    Raphael Santiago
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800r 2011
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

  8. #8
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

    Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Nome Real
    Raphael Santiago
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800r 2011
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

    Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
    Ah sim, achei que o da gs daria na r também

    Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

  10. #10
    Piloto Nível 1 Avatar de ravelli66
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Nome Real
    Pedro Ravelli
    Localização
    Itapevi
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

    Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
    Rodrigão, onde você comprou o seu suporte?

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!