Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 40

Tópico: CONSERTO: Comando do pisca-pisca

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    CONSERTO: Comando do pisca-pisca

    De uma hora para outra o pisca-pisca da minha moto parou de funcionar para a direita. Dias depois voltou a funcionar sozinho, depois parou de novo, voltou, e dias depois parou de vez.

    Eu vi pelos fóruns que problemas nos comandos de punho são super comuns, muita gente os troca ainda na garantia. Bom, minha moto já comprei fora da garantia, então as soluções precisavam ser outras, mais 'criativas' que apenas trocar a peça toda.

    Junto com um amigo que tem uma garagem/oficina, inventamos de meter a cara no treco até dar um jeito de consertar. Aqui vai então o passo a passo do que foi feito.

    1 - Desmonte

    Para começar, tem que tirar dois parafusinhos colocados por baixo. Um é esse aí.



    Aí é isso que se vê lá dentro. Um sistema de placas de circuitos integrados.



    Bom, a primeira hipótese era de um simples mau contato. Desconectei os dois conectores que encontrei, e taquei limpa contatos neles, nas duas pontas. Infelizmente não resolveu. A coisa era mais feia que eu pensava!



    Então, s'imbora desmontar tudo para achar onde está o problema mesmo.




    2. Testes

    O teste do chicote deu bastante trabalho. Eu queria tirar o chicote da moto e testar ele com um multímetro fio a fio, numa bancada. Mas o chicote passa pelo lado do farol e se embrenha para dentro da moto de um jeito que parecia que precisaria desmontar ela inteira para conseguir retirar ele. Desistimos. Aí testamos sem tirar o chicote de onde estava, o que foi menos preciso e mais trabalhoso. Uma ponta do multímetro no conector lá perto do punho, outra ponta no conector lá na central eletrônica, no meio da moto, debaixo do 'falso tanque'. Até achar quem era quem nos dois conectores (que são bem diferentes, pena que não tirei foto) demorou. Mas acabamos por ter certeza que os cabos estavam íntegros.

    O segundo teste era dos comandos. A primeira hipótese foi de mau contato dentro do switch. É esse marcadinho aí na foto abaixo. Interessante que a maior parte dos switches que aparecem aí não são utilizados para nada. Ficou claro que essa peça serve para muitas outras motos da marca com mais comandos no punho.



    Meu parceirão de motocadas e mecânicadas deu uma boa verificada no circuito impresso, talvez houvesse uma linha quebrada, interrompida. Não foi o caso.



    Aí retiramos a capinha branca do switch e também a parte de borracha que faz o botão dentro desses quadradinhos. Colocamos limpa contatos na estrutura interna metálica, que é o verdadeiro interruptor. Infelizmente não resolveu, o que nos deu a certeza de que o problema era o switch mesmo.

    3. Soluções

    Para qualquer motociclista normal a solução a partir daqui seria montar tudo como estava e só continuar após comprar outro conjunto de comandos. A BMW não vende só essa estrutura de switches e a gente tem que comprar o punho inteiro.

    Mas eu não sou normal e nem o amigão que me ajuda nessas paradas. Então inventamos de tentar dar um jeito. Ele deu uma ideia muito louca de substituirmos aquele switch por outro que não está sendo utilizado naquela placa. Partimos para retirar o switch estragado, mas ele é todo resinado em volta, uma resina dura, difícil de tirar. Tentamos, mas foi ficando claro que íamos estragar a placa e o circuito impresso no processo, sem segurança de que ia dar certo. Desistimos disso.

    A segunda solução foi de colocar um micro-switch de placa de controle de ar condicionado split por sobre o switch estragado. Como é bem menor, talvez coubesse. A foto abaixo é o teste para ver se cabia. Cortando um pouco a caixinha quadrada do switch estragado, coube.



    A questão agora era ligar esse micro-switch na placa. Como a resina não nos dava acesso aos pontos de solda do switch estragado, a solução foi utilizar dois cabinhos e soldá-los nos pontos de solda da placa com o conector. Debaixo da peça nas fotos se vê a página do Manual Haynes de Serviço das F800 que mostra o esquema elétrico todo da moto.




    Cobrimos as partes da placa em que retiramos a resina com cola de silicone, para proteger de água. Até pensamos em colocar resina, mas com ela não seria mais possível mexer nisso, caso fosse necessário. Preferimos o silicone, fácil de retirar e eficaz no propósito de proteção.

    Daí para frente foi só fechar tudo de volta! Com o micro-switch no lugar, o pisca para a direita está novamente funcionando. Bem como todos os demais sistemas - computador de bordo, pisca alerta, farol, buzina, aquecedor de manoplas. Até quando? Não dá para saber, pode muito bem passar o resto da vida da moto assim, mas também pode que uma das soldas que fizemos quebre, sabe-se lá.

    4. Compra da peça substituta

    Bom, com o pisca-pisca funcionando, a tarefa era procurar a peça para substituição. Um colega do M@D deu uma boa dica, e eu parti dela para encontrar outras ofertas.

    Código da peça BMW - 61318522451 - Combination switch left.

    Preço da peça original, novinha, na BWW dos States: $213.85. Usando o Mercado Direto para trazer, com impostos, o custo iria para R$ 1200,00. Muito caro para meu gosto.

    Bom, uma das vantagens de fuçar no treco até não sobrar parte é que a gente descobre que a peça por dentro é igual a muitas outras. Então, dá para encarar uma oferta bem mais vantajosa, como essa abaixo. Apesar deste punho ter um botão a mais por fora, por dentro ele é absolutamente igual ao meu. Então poderia usar a estrutura interna deste com a carcaça do meu, que tá íntegra.

    Comprei essa peça:
    BMW MOTORCYCLE 2007-2013 K1300 COMBINATION SWITCH LEFT NEW

    Paguei $76.49, mais $24,75 de frete, total de $101.24. Convertendo para real e somando os impostos que tive que pagar, o preço foi de R$ 363,00



    Mas detalhe, não instalei. O conserto gambi-tech está funcionando perfeitamente, não tenho porque trocar agora. Quando ele falhar, aí eu aproveito que já tenho a peça guardada e troco uma pela outra.

    Para fechar, então, uma reflexão - com um pouco de criatividade e boa vontade dá para ter uma BMW sem ser extorquido, não é mesmo?
    Última edição por rodpcastro; 09-08-2014 às 17:27.

  2. #2
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    May 2014
    Nome Real
    Emilio Medina
    Localização
    Mogi das Cruzes
    Moto
    R1200GS
    Posts
    294
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    trabalhão....só por curiosidade

    Quanto ficaria mandar fazer o conserto na CC? sabe?

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Alexandre Gonçalves
    Localização
    Barueri/São Paulo
    Moto
    DL1000/R1200GS LC
    Posts
    156
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Cara, parabéns! Queria ter esse dom.
    🚲💨

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Rapaz, só entro em concessionária enganado, como cachorro entra em Igreja! Não faço idéia de quanto cobrariam, mas se pensar que só comprar a peça original de concessionária dos EUA levaria uns 1200 reais, não deve ser nada barato.

    Quanto ao trabalho, eu tenho a doença de achar isso uma diversão! Ficar a tarde toda numa oficina, mexendo numa coisa e outra, enquanto bate papo com amigos é sinônimo de dia perfeito! Melhor que isso só uma boa viagem com a moto!
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  5. #5
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Maluco, que trabalheira, tem que manjar um pouco de eletrônica e ter criatividade.Quando o punho da minha gs800 deu problema a primeira vez, levei na concessionaria e o mecânico o abriu para fazer um reparo de emergência até a chegada da peça, era tanta pecinha de borracha e o cara não conseguiu. Parabens pelo conserto.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Cara, se não fossem os conhecimentos de eletrônica do meu amigo, não teríamos ido tão longe.

    De todo modo, ao meu ver o grande ganho foi descobrir que poderia usar o conjunto de comandos de várias outras motos, até os que parecem diferentes por ter muito mais botões. Por dentro são iguais.

    Com essa sacada eu já estaria feliz, a conta já cairia dos 1200 para os 363 que gastei.

    O fato da gambiarra ter dado certo foi um bônus! E tá dando certo até hoje, tem meses rodando assim.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  7. #7
    Piloto Nível 2 Avatar de Pinguim
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Eduardo
    Localização
    Guarujá-SP
    Moto
    F800GS 13/13 marrom e XR200R 02/02.
    Posts
    207
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Cara, parabéns pela gambitech!!
    Quando o punho da minha estava com problemas a cc disse que nem ia tentar abrir. Pediram direto outra peça para a fábrica.

  8. #8
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Na garantia tem que fazer isso mesmo! Na real a peça não tem conserto, só troca. A gente 'inventou' uma solução alternativa, mas eu mesmo já comprei outra peça pra substituir.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2015
    Nome Real
    jose carlos
    Localização
    jacutinga
    Moto
    gs800
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Lightbulb

    Ola amigo, hoje na minha GS800 13/13 tive o problema parecido com o seu, mas na minha travou o botao de luz alta. Como a garantia ja acabou e a peça custa 1340,00 eu resolvi tentar. Fiz basicamente o mesmo procedimento seu, mas nao troquei o interruptor pelo fato de eu conseguir detravar ele, com um pouco de paciencia, limpa contatos e WD40, resolvido o problema, apenas fiquei sem a borracha de vedação do interruptor, mas ela nao vedava nada mesmo tanto é que travou o botao.
    Vamos ver quanto tempo vai durar.
    20151026_101413.jpg20151026_101423.jpg

    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Cara, se não fossem os conhecimentos de eletrônica do meu amigo, não teríamos ido tão longe.

    De todo modo, ao meu ver o grande ganho foi descobrir que poderia usar o conjunto de comandos de várias outras motos, até os que parecem diferentes por ter muito mais botões. Por dentro são iguais.

    Com essa sacada eu já estaria feliz, a conta já cairia dos 1200 para os 363 que gastei.

    O fato da gambiarra ter dado certo foi um bônus! E tá dando certo até hoje, tem meses rodando assim.

  10. #10
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Legal que meu exemplo deu a vontade de você tentar!

    O meu conserto já comemorou aniversário e continua funcionando perfeitamente!

    Eu até comprei outro comando de punho no Ebay, mas tá guardado. Nesse os botões são como nesse seu, diferentes e melhores que no meu original. Só que demorei para testar ele na moto, e quando o fiz, descobri que o pisca alerta não funciona com ele. Não sei se veio com defeito ou o problema é porque é o conjunto da K1300, mas não posso reclamar com o vendedor porque demorei ano para testar. Tô com ele guardado, se precisar colocar na moto tá ali. Todo resto nele funciona, melhor ficar sem alerta, que é opcional e nunca uso, que outras funções essenciais.
    Última edição por rodpcastro; 26-10-2015 às 15:25.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!