Amigos,
uma dúvida me persegue...não encontrei em posts anteriores:
Se temos uma balança com amortecedor na dianteira de nossas motos, as bengalas também tem função de amortecimento?? Tem óleo, retentores...estas coisas??
Abçs
Amigos,
uma dúvida me persegue...não encontrei em posts anteriores:
Se temos uma balança com amortecedor na dianteira de nossas motos, as bengalas também tem função de amortecimento?? Tem óleo, retentores...estas coisas??
Abçs
Cerqueira,
Tem sim, e transmitem os impactos para a balança.
As bengalas precisam de manutenção sim, como todas as outras.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Valeu Cássio!!
Acho muito esquisito essa geometria...mas o fato é que funciona bem prá caramba!! Quando ando, observo as bengalas trabalhando, mas não sabia que faziam a função de amortecimento...prá mim essa responsabilidade seria só do amortecedor.
Abração
Beleza Guilherme!!
É que há um amortecedor dentro da mola no sistema telelever...como no eixo traseiro.
Pelo que imagino, as bengalas dianteiras não teriam função de amortecimento...o telelever daria conta do trabalho.
Abçs
Luiz
Cada sistema de mola tem de ter NECESSARIAMENTE um amortecedor, de outro modo ficaria oscilando para cima e para baixo, até que os atritos eliminassem a oscilação. O sistema dianteiro possui dois sistemas independentes: o telever (mola + amortecedor) e as bengalas (molas + amortecedores).
Cada bengala possui mola(s) interna(s) e o seu sistema de amortecedor hidráulico. Sem as molas uma vez comprimida a bengala, ela não retornaria à sua posição central de repouso.
Se não me engano, nas bengalas da GS1200 só tem óleo. Não há molas.
Valeu Guilherme,
mais claro impossível, até português entende!!
Mas assim como o amigo Pablo, tive essa informação em uma CC, se não me engano.
As bengalas dianteiras teriam a função de direção e não mais a de amortecimento.
Eraldo,
salva nóis!!
Abçs
Luiz
Se não tiver molas internamente, ela não retornaria à posição central.
Uma mola absorve um impacto se deformando e armazenando energia, cessada a carga que a deformou, essa energia é devolvida ao sistema e distende a mola no sentido contrário ao que causou a sua deformação.