Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11

Tópico: Aferição de consumo errado

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Vinícius R. Braga
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800R
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Aferição de consumo errado

    Olá.

    Estou com minha F800R 2011 a pouco mais de um mês, e percebi que a marcação de consumo feito pela moto está errado. A moto marca entre 14 e 16 litros/100km no painel, mas pelas contas feitas por mim, esses valores estão errados.

    Considerando 15L/100km, daria 6,67km/L, mas a moto tem feito na cidade mais de 13km/L, rodando com Podium. Na estrada consegui impressionantes 29,25km/L.

    Alguém aqui já teve problemas nessa aferição da moto?

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de JSmith
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    João Smith
    Localização
    Andaraí - Rio de Janeiro - RJ
    Moto
    Tiger 800XC
    Posts
    106
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Eu não tive problemas, mas a minha moto está original.

    Alguma coisa já foi mexida na sua? PC, escape, sonda e etc?

  3. #3
    Piloto Nível 1 Avatar de BrunoFaria
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Bruno Faria
    Localização
    Pouso Alegre
    Moto
    F800GS
    Posts
    74
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    No caso, esse 14 e 16 seria km por litro, e não a cada 100km... ou seja, a cada 14 (ou 16km) ela consome 1 litro. Esse odômetro é parcial, ou seja, a cada 100km ele tira "uma nova medição", porém a cada abastecimento é bom você zerar TODOS eles (o de consumo atual e consumo a cada 100km). Faz as contas na caneta e verá que é isso...

    Me corrijam se estiver errado.
    Taca-le pau nessa motinha!

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Vinícius R. Braga
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800R
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por JSmith Ver Post
    Eu não tive problemas, mas a minha moto está original.

    Alguma coisa já foi mexida na sua? PC, escape, sonda e etc?
    Foi trocado na moto o filtro de ar, por um K&N, e colocadas velas Iridium, mas acredito que isso não mudaria o consumo da moto.

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Vinícius R. Braga
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800R
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por BrunoFaria Ver Post
    No caso, esse 14 e 16 seria km por litro, e não a cada 100km... ou seja, a cada 14 (ou 16km) ela consome 1 litro. Esse odômetro é parcial, ou seja, a cada 100km ele tira "uma nova medição", porém a cada abastecimento é bom você zerar TODOS eles (o de consumo atual e consumo a cada 100km). Faz as contas na caneta e verá que é isso...

    Me corrijam se estiver errado.
    Se a marcação estiver de acordo com o que você disse, ou seja, marcar em km por litro, então a informação que está no manual está errada, pois lá consta que o consumo é medido no padrão europeu de litros por 100km.

    Mas de qualquer forma, os números batem com o que você disse, considerando uma margem de erro.

  6. #6
    Piloto Nível 1 Avatar de BrunoFaria
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Bruno Faria
    Localização
    Pouso Alegre
    Moto
    F800GS
    Posts
    74
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Nos modelos europeus (quando eram ainda importadas) vinham marcando no "padrão europeu", exibindo assim a quantidade de litros a cada 100km. Já quando foram nacionalizadas, passaram a marcar quantidade de KMs/litro. Isso era resolvido passando na CC e pedindo para colocarem padrão brasil (km/l).

    Acredito que a sua esteja marcando correto sim. Na minha GS ela marca entre 18 e 20, fazendo os cálculos na caneta dá em torno disso mesmo...

    Toma como referência este link abaixo, onde tem uma discussão do mesmo assunto:
    http://www.bmwgsbrasil.com.br/showth...ll=1#post58587

    Citação Postado originalmente por VBraga Ver Post
    Se a marcação estiver de acordo com o que você disse, ou seja, marcar em km por litro, então a informação que está no manual está errada, pois lá consta que o consumo é medido no padrão europeu de litros por 100km.

    Mas de qualquer forma, os números batem com o que você disse, considerando uma margem de erro.
    Taca-le pau nessa motinha!

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Vinícius R. Braga
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800R
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por BrunoFaria Ver Post
    Nos modelos europeus (quando eram ainda importadas) vinham marcando no "padrão europeu", exibindo assim a quantidade de litros a cada 100km. Já quando foram nacionalizadas, passaram a marcar quantidade de KMs/litro. Isso era resolvido passando na CC e pedindo para colocarem padrão brasil (km/l).

    Acredito que a sua esteja marcando correto sim. Na minha GS ela marca entre 18 e 20, fazendo os cálculos na caneta dá em torno disso mesmo...

    Toma como referência este link abaixo, onde tem uma discussão do mesmo assunto:
    http://www.bmwgsbrasil.com.br/showth...ll=1#post58587
    Deve ser isso mesmo. O tanque chegou na reserva hoje e vou fazer a conta no lápis. Então faltou atualizar o manual. Quando peguei a moto, pelas minhas contas, estava dando pouco mais de 5km/l, usando os dados do painel. Na hora não acreditei. Só depois que resolvi medir manualmente, é que percebi que alguma coisa estava errada, só não pensei que fosse o manual.

  8. #8
    Piloto Nível 1 Avatar de BrunoFaria
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Bruno Faria
    Localização
    Pouso Alegre
    Moto
    F800GS
    Posts
    74
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pois é, fique tranquilo que eu também tomei o mesmo susto... quando peguei a minha estava marcando 18... não acreditei e fiquei pensando que poderia ser 1.8 litros a cada KM hahah... enfim, aproveite a máquina sem medo desse odômetro.

    Citação Postado originalmente por VBraga Ver Post
    Deve ser isso mesmo. O tanque chegou na reserva hoje e vou fazer a conta no lápis. Então faltou atualizar o manual. Quando peguei a moto, pelas minhas contas, estava dando pouco mais de 5km/l, usando os dados do painel. Na hora não acreditei. Só depois que resolvi medir manualmente, é que percebi que alguma coisa estava errada, só não pensei que fosse o manual.
    Taca-le pau nessa motinha!

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Vinícius R. Braga
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800R
    Posts
    15
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por BrunoFaria Ver Post
    Pois é, fique tranquilo que eu também tomei o mesmo susto... quando peguei a minha estava marcando 18... não acreditei e fiquei pensando que poderia ser 1.8 litros a cada KM hahah... enfim, aproveite a máquina sem medo desse odômetro.
    Calculei novamente o consumo e deu 16,96km/l

    Ou seja, realmente, a moto está medindo o consumo em km/l, diferente do que diz o manual.

  10. #10
    Piloto Nível 4
    Avatar de amorlin
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Fortaleza-CE
    Moto
    F800GS Triple Black
    Posts
    713
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    E que o computador da moto vc pode configurar consumo L/100km ou autonomia km/L. Aqui no Brasil ela vinha de fabrica configurada como consumo, em algum momento foi alterado na concessionária numa revisão.
    []'s
    A. Morlin

    Ex-XTZ 250 Lander Preta 08/08
    Ex-XT660R Preta 08/08
    Ex-XT660R Vermelha 09/09
    Ex-BMW F800GS Triple Black 12/13
    Atual BMW F800GS Triple Black 12/12

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!